Profetas do óbvio e a "leitura a frio".

.

PROFETAS DO ÓBVIO

Você já ouviu alguma profecia? Daquelas que se encaixam, ou melhor, atingem na veia?

Pois é, a nova moda agora é a leitura a frio, isto é, olham pra você e dizem exatamente o que você está passando ou sentindo.

Veja essa “profecia” se não se encaixa em você:

“Algumas de suas aspirações tendem a ser bem irrealistas. Você às vezes é extrovertido, afável e sociável, embora em outras vezes seja introvertido, cauteloso e reservado. Descobriu que não é recomendável ser excessivamente sincero ao se revelar para outras pessoas. Tem orgulho de pensar de forma independente e não aceita afirmações de outros sem provas satisfatórias. Prefere uma certa mudança e variedade, e fica insatisfeito quando é cercado por restrições e limitações. Às vezes tem sérias dúvidas sobre se tomou a decisão correta ou fez a coisa certa. Disciplinado e com auto-controle por fora, tende a ser preocupado e inseguro no íntimo.

Seu ajustamento sexual tem apresentado alguns problemas. Embora tenha algumas fraquezas de personalidade, geralmente é capaz de compensá-las. Você tem uma considerável capacidade não utilizada, que ainda não usou a seu favor. Tende a ser crítico em relação a si mesmo. Sente forte necessidade de que outras pessoas gostem de si e o admirem.”

E aí? Que acha? Profetizei pra você? Cuidado, tenho outra:

“Pessoas próximas têm tirado vantagem de você. Sua honestidade básica tem obstruído seu caminho. Você teve de renunciar a muitas oportunidades que lhe foram oferecidas no passado por recusar-se a tirar vantagem dos outros. Gosta de ler livros e artigos para aprimorar a mente. Na verdade, se você já não estiver no ramo dos serviços pessoais, deveria estar. Tem uma capacidade infinita de compreender os problemas das pessoas, e pode simpatizar com elas. Mas é firme quando confrontado com a obstinação ou a estupidez pura e simples. Outra área que você compreende bem poderia ser a da lei. Seu senso de justiça é bastante forte.”

Os profetas do óbvio são terríveis. Eles sabem que a seletividade da mente humana está sempre em funcionamento. Procuramos e escolhemos quais dos dados iremos lembrar e a quais deles atribuiremos significado. Em parte, fazemos isso em função do que já acreditamos ou queremos acreditar. Em parte, fazemos isso para encontrar sentido na experiência pela qual estivermos passando. Não somos manipulados apenas por sermos crédulos ou sugestionáveis, ou apenas porque os sinais e símbolos do manipulador são vagos ou ambíguos. Mesmo quando os sinais são claros e somos céticos, ainda assim podemos ser manipulados. Na verdade, é possível que as pessoas especialmente brilhantes sejam as mais propensas a ser manipuladas quando a linguagem é clara e elas raciocinam logicamente. Para se fazer as conexões que o manipulador deseja que se façam, é preciso que se pense logicamente.

Isso chama-se leitura a frio, ou da personalidade.

Considere o texto seguinte como se tivesse sido oferecido como avaliação da sua personalidade:

"Você sente necessidade de que outras pessoas gostem de si e o admirem, e ainda assim tende a ser crítico em relação a si mesmo. Embora tenha algumas fraquezas de personalidade, geralmente é capaz de compensá-las. Você tem uma considerável capacidade não utilizada, que ainda não usou a seu favor. Disciplinado e com auto-controle por fora, tende a ser preocupado e inseguro no íntimo. Às vezes tem sérias dúvidas sobre se tomou a decisão correta ou fez a coisa certa. Prefere uma certa mudança e variedade, e fica insatisfeito quando é cercado por restrições e limitações. Também se orgulha de pensar de forma independente, e não aceita afirmações de outros sem provas satisfatórias. Mas descobriu que não é recomendável ser excessivamente sincero ao se revelar para outras pessoas. Às vezes é extrovertido, afável e sociável, embora às vezes seja introvertido, cauteloso e reservado. Algumas das suas aspirações tendem a ser irrealistas."

Considere ainda este (muito usado em televisão e radio com maior ou menor intensidade):

“Você está sentindo que algo está atravancando sua vida, sua família não está compreendendo que você somente quer a melhora e eles mesmo estão de certa forma estão trabalhando contra aquilo que somente você vê. Pra você o sucesso parece agora tão longe, inatingível, as vezes você sente calafrios, outra hora sente calor, em seus sonhos tem visto coisas que você não sabe decifrar bem o que é, em outros sonhos voce pensa que não se realizará, as vezes você comenta com seus amigos ou amigas mas sente que eles não se esforçam para te entender, você até já foi em vários lugares pensando em buscar ajuda mas nada deu certo como você esperava. Agora você parou para me ouvir, minha voz está penetrando em seus problemas como bálsamo, eu te digo que agora é a tua hora, ninguém te entende, mas eu, eu sim te entendo, sua luta é difícil, você até já sentiu vontade de chorar, mas agüentou firme porque quer ouvir mais, não saia daí, não perca sua benção, esse encosto que está te incomodando , sim voce tem um encosto, ele precisa ser retirado, sabe porque? Porque senão você vai continuar assim e vai piorar mais ainda, esse encosto vai chamar outro encosto, mas eu quero te ajudar, venha aqui na sexta feira do descarrego............”


Quanta barbaridade, não é?

Em uma reunião (ao vivo), sempre tem os espertinhos, sejam cantores, pregadores ou 'profetas', que saem no meio do povo com sua 'pérolas'. Se a pessoa é jovem, corre lá e põe a mão sobre a cabeça dela:

"Moça(o), falo agora contigo, voce pensa que teus sonhos jamais se realizarão? Quem te deu esses sonhos? Sim, quem te deu esses sonhos? Fui eu, eu cuido disso, sou poderoso para fazer tudo acontecer. Não desanime e continue lutando, aqueles que querem ver o teu mal verão que eu te exaltarei. Eles ficarão envergonhados lá na frente quando eu te exaltar sobre eles, pois sou contigo. Não pare nessa jornada, caminhe, o tempo está a teu favor (julga-se na hora que é solteira(o). Aquele(a) que vai te acompanhar em sua jornada cuido eu e ninguém vai conseguir parar o que eu tenho para realizar em ti....."


Se a pessoa é de meia idade (40-50 anos) e está bem aparentado:

"Homem, falo contigo agora e não duvide, ainda tem algo que não conseguistes e deseja muito realizar, te digo, ainda não é o fim. Até aqui eu te ajudei e sustentei, sou o mesmo que realizarei o que ainda não fizeste, voce ainda pulará de alegria quando ver, gritará ao perceber que aqueles que se colocaram como obstáculo em sua frente serão esmiuçados com o que eu tenho para ti. Eles verão, mas somente tu gozarás da benção, hoje te coloco por cabeça e não por cauda, levanta-te, põe-te em pé a caminhe, a partir de hoje......".

Pois é, acho melhor eu parar não é?

Infelizmente assim agem os manipuladores profetas do óbvio.

É assim que eles sempre agem, prontos para enganar com suas profecias óbvias, absurdas e terríveis, enganam e estão sendo enganados. Eles fingem que Deus está falando e os ouvintes fingem que estão ouvindo Deus falar. Que miséria!

Somente as Escrituras!

Sou Bereiano, a Bíblia é minha regra de fé e prática, o resto? rsrs

"Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal." Hebreus 5:14

Fonte: [ www.bereiano.blogspot.com ]

.
Imprimir ou salvar em PDF

2 comentários

Anônimo mod

Olá!

Indicamos seu blog para receber o selo "Vale a Pena Ficar de Olho Neste Blog" .

Confira e pegue o selo em:

Novas Premiações ao Amenidades da Cristandade

Grande abraço!

Responder

Realmente muito interessante o texto, mas faltou a fonte de algumas partes, pelo menos. Aqui se encontra um texto que é muito semelhante a boa parte deste blog:
http://skepdic.com/brazil/leiturafria.html
E com data mais antiga.

Responder

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!