Ministério de dança?

.


Por Leonardo G. Silva - Th.M.


Um dos modismos mais comuns na igreja contemporânea chama-se ministério de dança: grupos de coreografia, com roupa geralmente colorida e movimentos semelhantes ao Tai-Chi Chuan, que sempre garantem a “unção” na hora do culto.

Aqueles que defendem a viabilidade dessa prática geralmente se apoiam em passagens do A.T., como o caso de Miriã (Êx 15.20) e de Davi (2Sm 6.16). O problema aqui é que, no primeiro caso, a dança aparece como um ato patriótico e não como parte da liturgia, e no segundo vemos um fato isolado em toda história vetero-testamentária. Resta-nos apenas o Salmo 150, cuja possível tradução seria “louvai ao Senhor com adufes e danças”, para sustentar o aludido "ministério". Não podemos, porém, ignorar a grande quantidade de eruditos, entre os quais encontra-se o mestre Antônio Gilberto, que afirmam que “adufes e flautas” é a melhor tradução do texto hebraico, fortalecendo a tradicional versão Revista e Corrigida. Como vemos, há duas possíveis traduções e duas tendências, não havendo ainda um argumento conclusivo.

Se não é conclusivo, e se ainda permanece o empasse acerca da dança no salmo 150, porque então não validamos de uma vez as danças na igreja como costume bíblico? O caso é que não se pode fortmular uma doutrina tendo como base um único texto. Uma andorinha só não faz verão... E mais: ainda que o salmo 150, bem como as passagens acerca de Davi e Miriã fossem consideradas como doutrina, a falta de alusão a tal prática no Novo Testamento seria um argumento liquidante, e é fato que em todo N.T. não há nenhuma alusão à dança como elemento no culto religioso.

De tudo o que eu já vi e ouvi dos defensores do ministério de dança, muito me chama a atenção o fato de que, dentro desse novo mover, apenas um pequeno grupo louva a Deus com movimentos corporais. Os demais crentes ficam passivos na hora da coreografia, apenas observando a apresentação dos dançarinos. Isso é no mínimo incoerente, pois, se Deus gosta tanto assim da dança, não seria muito mais óbvio que todos dançássemos? Porque o resto da igreja tem que ficar inerte, apenas observando, enquanto os outros louvam (dançam) à Deus?

Recentemente fui convidado para assistir a um culto em uma igreja onde havia o dito ministério. Não pude deixar de perceber certos movimentos sensuais que chamavam a atenção para o busto e para os quadris das nobres bailarinas. O ministério usava uma blusa branca de Lycra semi-transparente, de modo que era impossível não perceber que algumas delas não estavam usando soutien. Em ritmo de salsa, as moças mesclavam Tai-Chi Chuan com passos caribenhos, saltando e sacolejando os seios rijos (e outros nem tanto, rs) bem diante dos nossos olhos. A solução foi fechar os olhos momentaneamente enquanto esperava que a “ministração” terminasse. Finalmente, o "Pastor de Jovens" tocou o Shofar, anunciando o fim o espetáculo, e eu disse: Graças a Deus!

Devemos ser cautelosos acerca das inovações no culto religioso. Não duvido nem por um instante de que aquelas jovens dançarinas tinham zelo de Deus, mas creio que faltou-lhes entendimento e no fim, o que devia ser um louvor a Deus acabou se tranformando em uma porta para a carnalidade.

Finalmente, depois de tudo o que dissemos aqui, creio que você mesmo pode responder à pergunta que deu origem ao tópico. Não se trata de farisaísmo ou de legalismo, e sim de bom senso! Eu ainda acho que a dança na igreja não edifica em nada, mas se alguém pensa diferente, sinta-se livre para expressar-se por meio de um comentário.


Fonte: [ Púlpito Cristão ]

O pior é a justificação deste suposto "ministério" como sendo uma "dança profética". O termo é tão absurdo que, como alguém pode "dançar" para Deus profetizando para Ele mesmo? A adoração é dirigida exclusivamente a Deus e para Deus não se profetiza, pois é por Ele e nEle que se encerra toda a profecia. Este termo sufixador é totalmente incompatível com a Bíblia.

É como o nosso irmão Leonardo escreveu no artigo acima, falta mesmo é conhecimento Bíblico para o povo. Já dizia nosso Deus por intermédio do profeta:
"O meu povo está sendo destruído por falta de conhecimento..."( Os 4:6).

RM
.
Imprimir ou salvar em PDF

26 comentários

Eu acredito que o problema não é a dança é a falta de criatividade bíblica em se efetuar um upgrade nos cultos ao Deus Vivo, tem lugar aí que o culto para reza de novena, não se tem criatividade alguma, que utilizar como meio de representar uma certa judaização do evangelho pós ano 2000, tem de ser melhor aproveitado, sem as tais brechas que o irmão colocou, o nosso Deus não pode ser colocado dentro de uma caixinha e pronto, o que temos de fazer a acepção de métodos e não de pessoas.
Grato!

Responder
Anônimo mod

Como o Irmão disse "Se não é conclusivo" Como vc já está dando a sua conclusão?
e sobre a dança profética vc está certo, isso é uma palhaçada agora. ministério de dança ainda não posso dar a minha conclusão

Responder

A coisa anda feia, e o pior é que se vc que é pastor criticar tentar acabar com o tal grupo, os jovens se emburram e vão procurar uma igreja que deixe a coisa acontecer. Melhor tolerar e tentar com o estudo da Biblia sobre culto, adoração, liturgia fazer com que entendam o desvio. Agora chamar Antonio de mestre foi dose, rsrs.

Responder

Olá Gleydson.

Obrigado pela sua participação no Blog Bereianos.

Sobre sua colocação, o texto em si é do irmão Leonardo Silva do Púlpito Cristão e não de minha autoria, ok?

Porém, quando é abordado "se não é conclusivo", se refere especificamente à Salmo 150:4, quanto a palavra "danças" ou "flautas", que na verdade muitos eruditos divergem em seu significado original (machowal), que podem derivar as duas traduções. Mas o texto do Leonardo deixa claro uma verdade teológica; que jamais devemos formular uma doutrina tendo como base um único texto, ainda mais obscuro e inconclusivo como este.

Sobre o ministério de dança, o texto é conclusivo sim. Se o irmão analisar atentamente, veremos que é abordado que em nenhuma passagem do Novo Testamento vemos este tipo de "serviço" no culto Cristão da Igreja primitiva. Isso já é mais que suficiente.

Agora, analisando a questão, qual seria o "serviço" deste suposto ministério de dança para o corpo de Cristo? Coreografias? Se for, em quê irá edificar a Igreja? Dançar para Deus? Porque não dançam igualmente como os demais membros da Igreja, porque tem que dançar de frente para todo mundo?

Na minha opinião, não vejo serviço nenhum neste suposto ministério de dança. Na verdade não devemos confundir um momento específico de dançar com alegria/festejar, com ministério(serviço) Cristão.

Grande abraço.

Ruy - Blog Bereianos.

Responder

No meu entender não há nenhum problema no fato de que as pessoas do ministério dançam enquanto a igreja fica parada.
Enquanto uns expressam sua adoração com a dança outros adoram "em espírito".

Se pensarmos assim então temos que tirar os instrumentos musicais dos grupos de louvor. Porque quando eu estou no banco eu não toco o teclado, piano, guitarra, bateria, etc...

O fato de eu não estar tocando um instrumento não implica em eu não estar adorando. O mesmo vale pra dança.

Responder

COmpreendo o que o Ruy falou. Na minha Igreja ( não que a Igreja seja minha, eu só a frequento) já tivemos experiências com Ministério de Dança. Posso dizer que algo que gera dúvidas, por si só já se torna problemático.
Alguns, como o irmão Felipe, podem levar a análise aos instrumentos, mas o argumento aí não pode ser corroborado porque a Bíblia está repleta de referências de instrumentos musicais no louvor e adoração a Deus. Assim como em ordens dadas para o culto a Deus.
A dança não aparece nestes contextos.
O que se vê é que muitos fiéis se mostram favoráveis, enquanto outros acham ser a dança motivo de escândalo na Igreja. E realmente, como disse o Ruy, é difícil compreender o que a dança traz de edificação ao culto. Entendo que coreografias com um tipo de mensagem, como um teatro, ou até como vemos em apresentações seculares, são válidos, mas, durante o culto, somos todos chamados a adorar, dançar, etc.
O caso dos instrumentos, cantores que ficam à frente, são chamados para liderar este momento. Em nada sse justifica a comparação. Ou alguém já viu um grupo de dança "dirigir" a igreja com danças, orientando, etc?

Um abraço,

Responder
Viviani mod

Li os comentários e "sinceramente??" porque as pessoas insistem em achar que a casa de Deus é para algo além de estudar sua Palavra, compartilhar o evangelho e a vida com Cristo e com os irmãos.PORQUE insistem em trazer para a Igreja aquilo que é do mundo (alias se é do mundo não preciso ir a Igreja)justificando que precisamos "atrair" mais público. Ninguem jamais viu Jesus fazer isso. A Igreja para quem estáinterresado em outra coisa que não a Palavra é chata mesmo. Amém por isso.

Responder
Jaqueline mod

É uma pena ver como vcs ainda perdem tempo criticando as formas das pessoas adorarem. Tudo o que eu li foi um monte de achismo de pessoas que se julgam conhecedores mais do que os outros. A dança profetica é um mover do Espirito, e somente quem estar realmente neste mover consegue entender.
Gostaria que vcs parassem de fica criticando os outros.
A bíblia diz que quem se alimenta de carne não critique quem não come.
Se vc não gosta de dançar na presença de Deus não critique quem gosta.
E só mais uma coisa é muita falta de etica vc colocar fotografias com o rosto das pessoas aparecendo para criticar o que elas estam fazendo.
Aprenda a ter respeito por favor........

Responder
Juliana mod

É tiste ver pessoas julgando os ministérios de dança, rotulando, pior que sem base alguma... só sabe aquele que vive! uma dança profetica é algo que o Senhor nos dá e nos usa para profetizar pela igreja... Orem mais e leiam a biblia ao invés de julgar.

E a pessoa que colocou o artigo...
Irmão... se o senhor estivesse no culto adorando a Deus, não teria percebido apenas o corpo das jovens... vigie e ore... mais

Responder

Jaqueline e Juliana:

Obrigado pela participação de vocês aqui no Blog Bereianos.

A opinião colocada pelo autor do artigo, bem como as demais opiniões neste blog referente à "ministério de dança" não são "achismos", muito menos julgamentos sem base alguma, pelo contrário, são opiniões formuladas com respaldo bíblico, exegeticamente e corretamente sustentados. Para maiores informações, vocês podem verificar os links para aguns artigos pertinentes a este assunto no final deste comentário.

A Jaqueline colocou que que a "dança profética" é um mover do Espírito. Questiono esta afirmação com os seguintes argumentos:

Em primeiro lugar, eu não preciso estar em mover algum para entender o que a Bíblia me diz, e para mim, a o que está na palavra já basta e é amplamente suficiente para a nossa vida cristã. O véu foi rasgado e todos nós temos acesso a mesma verdade, independente de "moveres".

Em segundo lugar: pense comigo: O que seria uma "dança profética"? Como alguém pode "dançar" para Deus profetizando para Ele mesmo? Jaqueline, a adoração é dirigida exclusivamente a Deus e para Deus não se profetiza, pois é por Ele e nEle que se encerra toda a profecia. Este termo sufixador é totalmente incompatível com a Bíblia! E outra: qual a finalidade de um "ministério de dança"? Ministério significa serviço. Logo, qual o serviço que é prestado através de pessoas à frente de um culto a Deus dançando de frente para todo mundo? Coreografias? Se for, em quê irá edificar a Igreja? Dançar para Deus? Porque não dançam igualmente como os demais membros da Igreja, porque tem que dançar de frente para todo mundo?

Reforço a minha opinião: não vejo serviço nenhum neste suposto ministério de dança. Na verdade não devemos confundir um momento específico de dançar com alegria/festejar, com ministério(serviço) Cristã.

Sobre a fotografia da postagem, a mesma faz parte do artigo do autor, só fiz o trabalho de republicar aqui no Bereianos. A partir do momento que a fotografia é colocada na internet, a mesma já se torna automaticamente pública e pode ser utilizada para republicações, a menos que alguém inserido no conteúdo da mesma solicite - por escrito - a retirada de sua imagem pessoal.

Juliana: Sobre suas colocações, a resposta para as mesmas se enquadram exatamente no que foi colocado acima para a Jaqueline.

Espero ter esclarecido

Soli Deo Gloria!

http://bereianos.blogspot.com/2009/08/se-davi-dancou-eu-tambem-quero-dancar.html

http://bereianos.blogspot.com/2009/08/salmo-150-dancando-no-santuario.html

Responder

Só gostaria de ser informada pq mesmo mandando 2 comentários eles não foram publicados...o espaço dos comentários existem pra expressarmos nossas opiniões, mesmo que elas não sejam concordantes com as dos blog, gostaria muito que meus comentários fossem publicados.

Responder

Prezada Dai:

Deve ter ocorrido algum problema, pois seus supostos comentários não apareceram para nós.

Queira refaze-los novamente que a gente publica, pois temos este espaço como democrático, desde que respeite as regras do blog, bem como as leis vigentes em nosso país.

Graça e Paz!

Responder

Olá... Lendo tudo o que foi comentado parei para analizar e me perguntar quais são as verdades...
Faço parte de um ministério de dança e penso que tudo que é feito para agregar é valido para o reino de DEUS... Nosso ministério participa de eventos principalmente de Louvor, teatros... E já tive testemunhos de pessoas que foram tocados por meio das danças. que sentiram a presença do Senhor por meio das danças. E nao somente para quem assiste, mais quantas irmãs na fé tiveram sua conversão por meio deste ministério, e aqui está o serviço, trazer pessoas que talvez por palavras não são tocadas, mais por meio de musica e pelo louvor atravez dos movimentos se encontram com DEUS!
E fica sempre o bom senso de saber fazer da maneira que não envergonhe mais glorifique Nosso DEUS e Pai...
E que CRISTO nos de entendimento e sabedoria para entendermos o que for do seu agrado...

Fiquem na Paz de nosso Senhor Jesus Cristo.

Responder

Olá
Realmente creio que a experiência que esse irmão teve nessa igreja não foi nada edificante mesmo, porém, digo que não são em todas não!!!
Na minha igreja estamos levantando sim o Ministério de Dança, há sim a dança como instrumento de adoração ao nosso Santo Deus, mas tratamos de santificar e apresentar a Deus como outro projeto em nossa congregação, pedimos orientação a Deus sobre música, coreografia, roupa e tudo mais.
A concretização disso são as orações do grupo de intercessão e as nossas (é claro!!!)orações ao início e término de cada ensaio, para que o condutor seja sempre o Espírito Santo de Deus.
E sobre as vestes...
Fala sério essas meninas não tem um pastor ou um dirigente???
Na minha igreja ainda não confeccionamos as roupas, mas já e certo que "testaremos tudo" rs , da textura do tecido até a prova final, fazendo os movimentos para ver como a "roupa se comporta no nosso corpo".
E sobre o comentário do irmão , alegando que o restante dos irmãos ficam inertes, pôxa a minha igreja não tem mais de 40 pessoas, mas imagina uma igreja grande ???
Todos levantam e vão para a frente dançar???
Cadê a ordem e decência???
É como uma oportunidade... Não é dada uma aos jovens, outras as senhoras, outra as crianças...
E por aí vai!!!
Bom espero ter acrescentado um pouquinho aos irmãos que tem uma má impressão do minst. de dança.

Perla Castilho, 20 anos, Assembléia de Deus do Largo da Covanca

Responder
Clerio mod

Fico impressionado que nenhuma irmã que defende o Ministério de Dança tentou ao menos refutar os argumentos do autor. Os fins nunca justificam os meios. Lembram do transporte da arca?

Responder
Anônimo mod

A sua defesa que não tem embasamento nenhum bíblico.

Responder
Anônimo mod

É meu irmão,li vários comentários e nenhum se quer tentou sustentar biblicamente para a defesa do M.D, fico muito triste por vê irmãos sem um conhecimento bíblico, mesmo tendo muito tempo ( eu acho ) na fé. Aí veio na minha memória essa passagem Bíblica:
Filho do homem, tu habitas no meio da casa rebelde, que tem olhos para ver e não vê, e tem ouvidos para ouvir e não ouve; porque é casa rebelde.
Ezequiel 12:2 ARC95

Que Deus te abençoe Ruy M. Marinho.
Muito bom seu blog.

Responder

Olá irmão a paz do Senhor!
Gostaria de me apresentar, sou uma dançarina, líder do ministério há 5 anos e danço desde os 7, quero ressaltar que não venho mudar a opinião de ninguém, mesmo porque o verdadeiro autor deste artigo não irá ler isso, mas gostaria de aclarar alguns mal entendidos gerados nas pessoas que leram.

Primeiro: o salmos que utilizamos é o 149: 3 que de acordo com a Bíblia king james ou com a própria Bíblia em hebraico (língua na qual foi escrito o livro de salmos, fique a vontade em pesquisar) está escrito: louve Seu nome com danças, cantem seus louvores com pandeiro e cítara! (Bíblia Kong james ) ou "que saibam louvar Seu nome com alegria e dança; e com pandeiros e harpas entoem-lhe melodias (bíblia hebraica ).

Não nos baseamos apenas na bela adoração apresentada por Miriam ou Davi. Houve tambem a celebração das mulheres de Israel, por meio de dança, após a guerra de Saúl e Davi. (1 Samuel 18:6). Aí podemos ver que a celebração é algo muito apresentando na Bíblia por meio de dança, e nós não devemos celebrar a Deus de diferentes formas? Cada um do seu jeito ?

Você alegou que a dança não aparece no novo tratamento, meu irmão você sabe o significado de dança?, dança significa: conjunto organizado de movimentos ritmos do corpo, acompanhados por música, ou mover o corpo e pés em um ritmo, mover-se levemente e alegremente, já de acordo com a Bíblia Kong james é o movimento emocional do corpo.
Em atos 3:1-10 vemos a celebração de homem por meio de saltos e músicas, ou seja engloba movimentos e música então é dança, e de acordo com o texto ele adorava a Deus dessa forma, e os outros só olhavam, os próprios Pedro e João só olharam ele adorar, é isso gerou sentimentos nas pessoas, não foi a penas um espetáculo, mas uma apresentação a Deus que tocou as pessoas.

Sobre a adorar a Deus por meio na dança na frente das pessoas e não sentado na cadeira como todos (não consigo me imaginar dançando na cadeira mas enfim), primeiramente: nós dançarinas criamos coreografias e incentivamos as pessoas a dançarem, na minha igreja já tem louvores que toda a igreja dança junta e se alegra, você não tem noção dos lindos sorrisos que as crianças, homens, mulheres e idosos abrem no momento que o louvor começa a cantar uma música com coreografia, todos se alegram e o mais importante na presença de Deus.
Segundamente: pra que ir lá na frente dancar? Infelizmente ou felizmente irmão, cada um de nós recebeu uma forma, uma moeda diferente para adorar a Deus, podemos esconder-lá ou multiplicar, nunca esquecerei uma pregação na qual um missionário da Bolívia disse: na minha igreja havia uma velinha que tinha por ministério levar água pro pastor durante a pregação, parecia algo tão pequeno mas ela amava aquilo, a ponto que quando uma outra Irma fez isso ela se sentiu ofendida, porque essa era forma que ela tinha de adorar a Deus, então irmão a minha forma de adorar a Deus é transmitindo minha alegria por meio de meus movimentos, e louvar a Deus com o meu corpo foi a moeda que Ele me deu, pra mim, pra você ou pra qualquer um, e mais não obrigamos ninguém a ficar parado, pelo contrário sempre tentamos fazer todos dançarem com alegria, porque na presença de Deus podemos tudo, estamos lá na frente pra incentivar a adoração por meio do movimento do corpo e não para montar um espetáculo ou ser líderes de torcida.
E por ultimo quero lhe dizer que louvar não é o mesmo que cantar, louvar é celebração ou manifestação honrosa, homenagem, demonstração de gratidão e etc. Ou seja você estar na sua cadeira cantando um hino da harpa pode não ser louvor, assim como ter uma banda no seu altar também não significa que eles são o ministério de louvor, a celebração, o espirito de gratidão isso sim é louvor, ou seja você pode louvar a Deus só amando sua esposa sem precisas cantar, assim como eu posso com meu corpo, por isso meu querido irmão meu ministério não é o ministério de dança, meu ministério é o ministério de louvor com Dança.
Que Jesus te abençoe.

Responder

A paz meu irmão, tudo bem? Gostaria de lhe recordar que a pessoas estão expressando opniões, corretas ou não, bem embasadas ou não, não cabe a você julgar.
Mateus 7: 1-2.
Jesus te abençoe!

Responder

A paz meu irmão, tudo bem? Gostaria de lhe recordar que a pessoas estão expressando opniões, corretas ou não, bem embasadas ou não, não cabe a você julgar.
Mateus 7: 1-2.
Jesus te abençoe!

Responder

A concordancia Exaustiva em hebraico mostra que no original isso quer dizer dança. Strong's Concordance
machol: a dance
Original Word: מָחוֹל
Part of Speech: Noun Masculine
Transliteration: machol
Phonetic Spelling: (maw-khole')
Short Definition: dancing O hebraico original da concordância exaustiva diz dança.

Responder

Eu Sempre pensei sobre isso,pois o próprio Paulo,e olha que não era qualquer um que em.
Disse ele " Contudo , ainda que nós ou mesmo um anjo dos céus vos anuncie um evangelho diferente do que já vos pregamos, seja considerado maldito"!
Aí fico pensando, tem tanta coisa na igreja hoje em dia,que na igreja primitiva nao existuia...e o pior uma grande maioria,não tem nem a coragem de fazer como os crentes de Bereia...pois quem estava falando com eles era PAULO ...nao era qualquer um ,mas eles foram estudar as escrituras pra ver se aquilo que estava sendo pregado era verdadeiro! Penso que que realmente é do espirito só quem e trigo, se curva diante da vontade de Deus e tem temor a palavra dele !O senhor Jesus jamais irá mudar a PALAVRA dele,para satisfazer minhas vontades ou interpretações errôneas da sua santa palavra...a palavra de Deus nao se contradiz,todos os texto e versiculos se completam ...pois quem escreveu foi o autor da vida!Vendo o cenário da igreja no Brasil e no mundo já dá pra realmente intender a passagem de Mateus 7:22,23 .Deus tenha misericórdia

Responder

SÓ UM DETALHE, E AS PESSOAS QUE FORAM ALCANÇADAS PELA DANÇA? QUANTAS VÃO PRA IGREJA COM INTUITO DE ENSAIAR PARA SE APRESENTAR E SE CONVERTEM A CRISTO. NÃO SERIA ISSO UM SERVIÇO AO EVANGELHO?

Responder

Concordo plenamente ! Em minha opinião essas criticas não passam de mera hipocrisia !A Bíblia,ensina que ministério é simplesmente o exercício do dom de uma pessoa (1 Pd 4:10-11; 1 Tm 4:6; Ef 4:11-12).A Bíblia ensina que se uma pessoa possui um determinado dom, a própria posse do dom já é a garantia de Deus para que ela o utilize. A Bíblia diz: "Cada um administre aos outros o dom como o recebeu" (1 Pd 4:10). Ali não diz "cada um que tenha recebido o dom seja treinado e ordenado por um seminário para poder administrar aos outros", é sobre aspectos sensuais na hora da dança já pensou que o problema pode estar em si próprio .. A maldade pode estar nos olhos de quem vê ! Ao meu ver falta um pouco de espiritualidade nos membros do corpo de Cristo ! Muita ladainha para ficarem pagando de "santarrões" ! Falta de oração ! Exerça o seu dom e deixe que as pessoas exerçam o delas ! Se não acrescenta em sua vida na vida de outra pessoa pode acrescentar em algo bom ... Assim como tem gente que não gosta de bateria, de guitarra etc .. Então segura a onda ai é deixa o povo trabalhar pra Deus .. Afinal não são vocês homens que tem que se agradar e sim Deus. Quem tomara as devidas providências será Ele para que o nome d'Ele seja honrado. A paz a todos

Responder
Anônimo mod

Quando a filha de Herodias entrou e dançou, agradou a Herodes e aos convidados.”

Marcos 6:22

Responder
Anônimo mod

Onde tá escrito quê dança ministério tão errados modernistas.

Responder

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!