Críticas na igreja

Estimular a discussão é estimular o diálogo. Somente quando entendermos isso conheceremos o quanto é possível evoluirmos e sermos os agentes da mudança, os atores da história eclesiástica em nosso tempo, nossa época.

Imaginar que seja possível quaisquer mudanças sem que elas sejam discutidas e desconhecer o que é ser igreja. A igreja de Cristo sempre se caracterizou pelo confronto, pela noutese, o conflito aparente que conduziu mentes ao exercício crítico de pensar, de não aceitar o status quo e/ou a praxis prevalente, criando novos enredos em lugares diferentes, possibilitando desenvolver ações inovadoras e transformadoras da sociedade.

Criticar, no sentido estrito da palavra, é o verdadeiro ato profético, o verdadeiro profetizar no sentido bíblico da palavra. Não existe profeta acrítico, haja vista que ser profeta é ler a realidade e, a partir dessa leitura, criticar propondo mudanças. Aliás, ao próprio ato de mudar costumava-se dar o nome de arrependimento e o arrependimento só vem pela confrontação, pela crítica.

É próprio do profeta criticar porque o profeta é a consciência moral de uma nação, de um povo, da igreja.

Não sendo assim temos, não profetas mas agoureiros, não profecias mas “profetadas”. E, profetadas, penso eu, nesse momento negro da história eclesiástica é o que mais estamos tendo. Pseudo-profetas que ficam tentando adivinhar o futuro ao invés de propor o arrependimento.

Precisamos sim de profetas! Precisamos sim de críticas! Precisamos nos arrepender e retornar ao caminho verdadeiro, caminho da fé, caminho que passa longe da supersticiosidade pusilanimemente ensinada e pregada ad nauseam hoje em dia de muitos púlpitos tido como cristãos e que, na verdade, nada mais são que a expressão do paganismo aquariano permeando o tecido religioso.

Vida longa aos profetas! Que venham as críticas! E com elas as tão necessárias mudanças!

Quanto aos pseudo-profetas, pedra neles!


Autor: Chicco Sal

Fonte: [
PavaBlog ]
Via: [
POIMENIA ]

.
Imprimir ou salvar em PDF

2 comentários

Anônimo mod

Perfeito!!! Um grande estímulo e apoio para quem tem coragem de dar a cara para bater.

Responder

Concordo Plenamente com o Sr. Este artigo me lembrou um acontecimento na minha Igreja.
Na festa de Jovens deste ano, logo na abertura !!! Fomos enganados! A pregadora em vez de falar do amor de Deus!! Ficou enchendo liguiça no púlpito!! imagine que ela disse ter recebido de Desu uma revelação e que naquela noite Deus iria dar ouro pra todos os crentes e mais disse que meus pastor iria ser imperador em nossa cidade!!!

Meu Deus !! levante mesmo Senhor verdadeiros profetas!!!

Responder

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!