Reclamaram que eu falei demais...

.

Pois é... mais uma vez reclamaram que eu falei demais. Nesta segunda encontrei-me com o pastor da igreja em que preguei domingo à noite. Logo após o "boa noite" ele soltou: "O povo falou que você falou demais ontem! Parecia que sua pregação nunca ia acabar! O culto acabou às 21h. Nem em dia de Santa Ceia eu demoro tanto!".

Eu já estou meio acostumado a isso. Às vezes falo muito mesmo. Principalmente em se tratando de pregar a Palavra. Me acostumei a falar por 30, 40 e até por 50 minutos às vezes. Sei que isso incomoda bastante as pessoas. Principalmente neste contexto de imediatismo em que nós vivemos. Tudo é fast. Inclusive o culto.

Fico pensando como era a vida dos crentes Puritanos. Pregações de até 6 horas de duração. Se vivesse em nosso tempo, com certeza Spurgeon não seria o mais admirado dos pregadores. Fico pensando também em Paulo que pregou durante uma noite inteira e todos, exceto um tal de Êutico que dormiu e caiu da janela (ainda bem que ninguém senta nas janelas dos nossos templos), permaneceram firmes ouvindo a Palavra de Deus pregada por ele. E o que dizer de Jesus, que fazia suas preleções ao ar livre, sem equipamento de som, sem cadeiras acolchoadas e por horas, multidões maravilhavam-se de ouví-lo.

O mais curioso de tudo isso é que ninguém ainda veio a mim para reclamar do louvor. Nunca ouvi niguém dizer:

"Puxa não aguento mais cantar 6 canticos no louvor!"
"O louvor de nossa igreja está demorando muito! Precisamos conversar com o pastor!"
"Ai... uma hora de louvor é muito gente!!!!"

Se a musica que se canta nas igrejas brasileiras fosse pelo menos edificante, bíblica, até que passaria. O problema é que tudo que se canta é prosperidade e auto-ajuda. É claro que existem inumeras exceções, mas no geral é assim mesmo. O que faz "sucesso" entre os ministérios de louvor é mesmo o reteté.

É claro que nao posso me comparar a Spurgeon, Paulo e muito menos à Cristo. Sou um simples pregador do evangelho que se esforça por pregar a Palavra "viva e eficaz" que "corta mais que espada de dois gumes". E ainda sei que não sou um eximinio pregador. Mas o que percebo, e quero destacar aqui, é que o povo evangélico de hoje não suporta mais a sã doutrina.

Como dizia profeta Silvio Santos, "o povo gosta de pão e circo". É isso que o povo evangélico quer: Prosperidade e festa.

Fiquei muito triste ao ouvir o que ouvi. Principalmente porque veio da boca de quem deveria defender a supremacia das Escrituras e da pregaçao no culto.

Fico por aqui... e o que posso dizer, é que com a graça de Deus, ainda vou continuar ouvindo muitas pessoas reclamarem que eu falo demais.


Marcelo Batista Dias
Fonte: [ Ecclesia reformata sed semper reformanda ]

.
Imprimir ou salvar em PDF

3 comentários

mano...ja passei por isso!
na minha igreja me esforcei e finalmente consegui pregar em 15-20 minutos...o povo gostou e ate prestou mais a atenção e entao eu comecei a me oferecer para continuar DEPOIS E EM OUTRO LUGAR....

hj faço uma reuniaozinha boba as sextas na igreja...dura uma horinha apenas, mas DEPOIS eu falo "vamos la pra casa comer pipoca, orar e conversar sobre a palavra???" ae entao ficamos mais umas 3 horas so nessa bencao....e te digo...

pregue brevemente se for o caso, e quem receber vai querer mais...assim lancamos menos perolas aos que nao as valorizam!

pregue mano...em nome de jesus!

Responder

Meu irmão que Deus te graça e Unção para continuar nesta fé pregando as escrituras, isto que vc relatou ja aconteceu comigo uma vez e foi pior.Pois o Pastor pediu para o jovem da mesa de som desligar o microfone porque ja estava na hora de terminar o culto. Isto porque o culto começou as 19:30hs ai canta coral, canta mocidade..etc.etc...ás 21:10hs recebi o microfone como pregador da noite sendo que o culto terminava às 21:30hs eu ja estava com aquela Ira santa.!!!! Mas pedi graça a Deus para entregar a mensagem...quando deu 21:30hs...o microfone..foi diminuindo o volume até desligar..pois bem...eu deixei de lado o microfone e terminei de pregar o sermão no gogo até as 21:45hs....resultado nunca mais preguei naquela Igreja achei uma total falta de ética e respeito para com a Palavra e o Pregador.

Responder

Uma vez eu fui pregar em uma igreja onde cantaram por uma hora e meia direto, eu nunca vi tanta oportunidade em toda a minha vida num culto. Pois bem, quando me passaram a palavra para pregar já era nove e meia da noite. Aí eu falei o seguinte: "Quem está disposto a cantar uma hora e meia deve estar disposto a ouvir a Palavra de Deus uma hora e meia". Preguei uma hora e meia e ninguém sequer saiu do lugar. Nunca mais fui chamado para pregar lá, mas não deixei por menos a falta de respeito com a Palavra de Deus. E para melhorar a situação, o responsável pelo culto convidou dois pregadores para o mesmo dia. Mas essas coisas só acontecem aqui em Teresópolis (rs).
Fique na Paz!
Pr Silas

Responder

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!