Reconstruindo o Daniel Mastral: antes tarde do que nunca


“Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR!” – Jr 17.5


Hoje tive uma agradável surpresa ao ler uma nova entrevista do escritor Daniel Mastral (nome fictício) ao site Guia-me, indicada na comunidade do orkut Filhos do Fogo do Mariel Marra, também conhecido como o Crítico.

Não está entendendo nada? Bom, senta que lá vem a história!

Daniel Mastral diz ter pertencido, no início de sua vida adulta, a um grupo satânico chamado Irmandade, que estaria planejando a subida do Anticristo ao poder. Entre magias contra os adversários, mega-sacrifícios, riqueza e poder, os satanistas também se empenhavam, na época, em contaminar as igrejas. Segundo o Mastral, algumas igrejas teriam sido criadas pelos próprios satanistas a fim de formar cristãos mornos, afinal se achar cristão não era o problema, o problema era o ser de verdade. Porém um dia o Mastral se converteu a Cristo, e a partir de então passou a escrever seus livros.

Os principais são a trilogia Filhos do Fogo I e II (sua história na Irmandade, leitura de terror proibida para menores de 18 anos), Guerreiros da Luz I e II (sua vida pós-conversão, cheia de perseguições por parte dos outros satanistas) e Voz do que clama I e II (sua vida missionária, quando passou a fazer os Seminários de vários níveis nas igrejas, que por sua vez se mostravam corruptas, não lhe pagando o devido). Porém há outros livros como Satanismo, Alerta Geral e Rastros do Oculto. Nesse último, o autor conta as intervenções satânicas desde o Antigo Egito até os dias de hoje e traz uma revelação satânica discutível: a de que haveria pessoas nascidas com um propósito especial, o de serem generais da batalha espiritual, e que essas pessoas tinham um “selo”, identificável pelos satanistas através de numerologia cabalística. Descoberta a pessoa, os satanistas passariam a interferir desde sua infância, a fim de enche-la de traumas e feridas que a aprisionariam e a incapacitariam de exercer seu ministério no futuro. Nos seminários, o Daniel Mastral dizia enxergar uma luz especial sobre os “selados” participantes do evento e esses eram chamados para receberem uma unção especial.

Quando de sua libertação do satanismo, Mastral foi ministrado pela Apóstola Neuza Itioka, do Ministério Ágape de Reconciliação. A expulsão de todos os demônios teria demorado uns 3 anos. A partir de então, Mastral passou a fazer seus seminários sob a cobertura espiritual de Neuza Itioka e do Apóstolo Jesher Cardoso da Missão Shekinah, outro ministério de libertação e cura interior. Regularmente indicava esses ministérios para quem buscasse solução para seus problemas e concordava plenamente com seus métodos, como a quebra de maldições hereditárias, como pode ser lido na resposta à pergunta 6 de uma entrevista anterior:

http://www.bandasoldier.hpg.ig.com.br/entrevista_satanismo.htm

Daniel Mastral promoveu seminários em todo o Brasil, colecionando nesse interim milhares de fãs. Sim, essa é a palavra: fãs de seu ministério, pessoas que maravilhadas com a grandiosidade do seu testemunho se submetiam totalmente aos seus ensinamentos. Ainda hoje há seus defensores ferrenhos, e ai de quem disser uma palavra contra o ungido de Deus Mastral!

Com o surgimento do Orkut, um dos seus admiradores, Mariel Marra, fundou comunidades com o nome dos livros do autor para debater sobre batalha espiritual. O próprio Mariel foi ex-wicca, fez os cursos de libertação e cura interior da Neuza Itioka e acreditava naqueles ensinos, aliás como muitos de nós. Por conta das comunidades chegou a ser procurado pelo Mastral (conhecido por não conversar com ninguém nos seminários) e tudo ia bem, até que, movido pelas Escrituras, Mariel passou a questionar alguns ensinamentos do Mastral.

A gota d’água foi seu questionamento sobre se Mastral ou Itioka teriam provado, segundo 1 Jo 4.1, o anjo Mikhael, que constantemente aparecia ao Mastral, e que foi reconhecido como o arcanjo Miguel bíblico. Essa demonstração de “rebelião” (não de bereianismo, claro) foi suficiente para que o Mastral intimasse seus seguidores a se afastarem das comunidades do Mariel. Chegou-se a roubar a senha de administrador e excluir as comunidades sob o grito, por parte dos seguidores ferrenhos, de “caiu a Babilônia”, porém dias depois o Orkut restituiu as comunidades ao seu dono e os que gritavam se calaram e resolveram deixar o assunto ser esquecido com o tempo. A partir de então, Mariel Marra tornou-se uma voz apologética através de seu blog Ponto Crítico e de suas comunidades.

Pois bem. Anos se passaram, a Apóstola Neuza Itioka deixou de ser cobertura espiritual do Mastral e de sua esposa Isabela e hoje li a tal nova entrevista citada no primeiro parágrafo desse artigo. Alguns trechos interessantes:

“A igreja está doente, ferida, contaminada. Mergulhamos um evangelho místico, cheio de dogmas, rituais, receitas, que levam nada a lugar algum. Nos afastamos dos preceitos de Cristo: amor, unidade, oração, jejum. Jesus não ensinou aos seus discípulos demonologia, mapeamento espiritual. Não fez atos proféticos para restaurar Jerusalém, não fechou templos pagãos. Ele ensinava vida com o Pai. Oração, jejum, intercessão, unidade, amor. Antes que qualquer coisa é necessário restaurar a Noiva.”

“Em Ezequiel cap. 18 vemos claramente que não há maldição hereditária. Cristo levou maldição na Cruz. Nos esquecemos que nosso Deus é um Deus de bênção. Ele visita até 1000 vezes aqueles que fazem a sua vontade. Mas bênção e maldição depende de onde está seu coração.”

(sobre utilização de unção em chakras pelos ministérios de libertação): “Devemos olhar para Cristo. Há um ditado que diz que você é aquilo que come. Se você se alimenta da Palavra, terá uma vida espiritual sadia e o Espirito Santo te dará discernimento para todas as coisas. O que não agradar ao Pai, você saberá, pois entristecerá o Espírito que habita em sua vida.”

(sobre seus objetivos na atual batalha espiritual): “Resgatar valores de Cristo. Ensinamentos de Cristo. Restaurar a Noiva e prepará-la para Jesus. Promover a unidade, o amor. Estimular as vidas a terem vida com Deus de fato e não de fachada. O que Jesus fez em plena Batalha Espiritual que viveu na terra? Orava, ía ao deserto, orava, jejuava. Subia ao monte, orava. Não batia o pé no chão, não gritava, não fazia atos proféticos. Apenas buscava a face de Deus. Moisés fez isso, Josué fez isso, Pedro fez isso. Nós devemos fazer isso!”

É interessante a mudança de posicionamento de Daniel Mastral. A Ap. Neuza Itioka e cia. dão até curso de Atos Proféticos, tal a importância que dão ao assunto.

Ainda há muitas dúvidas a respeito do próprio testemunho do Daniel Mastral e sua relação com seus familiares, tidos por ele e sua esposa como pessoas que se tornaram suas inimigas, talvez pela revelação (ou revelamento) de que o autor fora gerado numa relação extra-conjugal de sua mãe com um importante satanista do “partido do foguinho” (que tem o fogo em seu logotipo), e sua família não aceite essa versão, ainda mais num livro que vendeu talvez milhões de cópias. Também até hoje falta ao Mastral pelo menos um pedido de desculpas ao Mariel por conta do roubo e exclusão de suas comunidades, ato que no início foi citado como pela “vontade de Deus”, mas que foi desfeita em poucos dias, mostrando-se apenas a simples e prepotente vontade de homens.

Independente de tudo isso, é bom ver que o autor pelo menos reviu alguns dos valores espirituais que defendia. Não sei se foi por revelação de Deus ou por ter perdido a cobertura espiritual de sua antiga tutora, mas de qualquer forma isso mostra a todos nós, e em especial a seus seguidores-cegos-ferrenhos, que não devemos confiar cegamente em nenhum ensino e em nenhum homem, por mais maravilhoso ou ungido que possa parecer. A verdade é e está apenas em Deus e na Sua Palavra.

Que essa nova entrevista do Mastral sirva, pelo menos, para tirar da prisão sem algemas (que são as teorias de libertação e cura interior de alguns ministérios) os incautos que se deixaram fascinar pelo testemunho maravilhoso do autor. A batalha espiritual não é privilégio de ex-satanistas: é a luta diária de todos os cristãos pela renovação das suas mentes em Cristo.

.
Imprimir ou salvar em PDF

8 comentários

Interessante essa postagem e seu conteúdo, mas as pessoas têm o direito de mudar de idéia, e também a obrigação. Não são perfeitas, né, Ruy? Julgar segundo a palavra de Deus é bom, mas parei de ser um julgador compulsivo. E sempre haverá dúvidas sobre o testemunho de QUAISQUER PESSOAS, porque jamais conseguiremos acessar a verdade plena sobre qualquer coisa que seja. Por isso é que sempre mudamos de idéia e as revemos. Enfim, tô cag**** e andando! :D Hehehe... Falando nisso, vou a um seminário, se é assim que se chama, de cura e libertação, da Neuza Itioka, em Curitiba, em Setembro... :)

Abraços.

Responder

Eu já fui em alguns seminários do Daniel Mastral muito tempo atrás e, hoje em dia, mudei completamente o meu pensamento que absorvi segundo tal movimento de batalha espiritual.

Eu realmente oro para que ele venha a mudar muitas outras ideias sobre batalha espiritual e outras coisas que ele apregoa (ou apregoava), bem como venha a se retratar com o irmão Mariel Marra.

Meu caro irmão Rudy, fiquei preocupado contigo. Seminário da Neuza Etioka? Cuidado irmão, sai dessa... é fria! Se você acha as ideias daquele "mente fechada" lá da comunidade apologética Cristã absurdas, você nem imagina o conteúdo de tal seminário da tia Etioka.

Qualquer coisa lhe explico por msn.

Grande abraço, em Cristo!

Responder

Graça e paz Ruy. Eu li um dos livros do Mastral e fiquei com o pé atrás, principalmente depois que descobri com quem ele andava, quem era a sua cobertura espiritual... Creio na ação de Satanás sobre a vida das pessoas. Estamos atualmente trabalhando com uma família onde o diabo, por anos a fio, tem destruído vários dos seus membros, existe envolvimento com ocultismo... Mas não estamos inventando nada, estamos aplicando a Palavra e os resultados tem sido tremendos. O próprio Espírito Santo tem nos mostrado como agir com essas pessoas, como tratar as feridas e curá-las. Essa questão de batalha espiritual é muito séria, mas tem que ser tratada com cuidado para não cair no campo da heresia.
Fique na Paz!
Pr Silas

Responder

Olá amado Pr. Silas.

Eu também li os livros do Mastral, o último foi o "Rastros do Oculto", que por sinal nem terminei de ler quando cheguei na parte dos "selados" que ele aborda no livro, haja visto tamanho absurdo que li.

Concordo plenamente contigo sobre a ação maligna na vida das pessoas que não são Cristãs e que possuem contato com o ocultismo. As mesmas precisam de um acompanhamento "especial", com muito amor e atenção. E este acompanhamento tem que haver a aplicação do evangelho para que a libertação possa acontecer. Somente o evangelho é suficiente.

Parabéns meu Pr. Silas!

Grande abraço, em Cristo!

Responder

GRAÇA E PAZ RUY, BOM QUANTO AO TAL DANIEL MASTRAL QUE É TAO CORAJOSO QUE USA NOME FICTICIO PORQUE SENAO A (IRMADADE) PEGA ELE KKK E O INTERESSANTE É QUE OS CRISTÃOS PRIMITIVO SE ALEGRAVAM E SE SENTIA HONRADOS EM SEREM "PERSEGUIDOS" PELA CAUSA DE CRISTO, AO PONTO DE UM DELES DIZER EU NAO SOU DIGNO DE MORRER COMO MEU SENHOR! ME CRUCIFICA DE CABEÇA PARA BAIXO!E OUTROS TANTOS DECAPITADOS, VAMOS PARAR DE MENINICE E DE "PAGAR" E ENRIQUECER TANTOS FALSOS PROFETAS E ESSE DAI ESSE TAL "MASTRAl" NAO PASSA DE MAIS UM,POIS ESSE CONHEÇO E CONHEÇO BEM! SEM DIZER QUE O CARA E TAO MALANDRO QUE SEUS SEMINARIOS SAO UM DOS MAIS CAROS ENTRE A POPULAÇAO E OS POBRE QUE DOBRE O JOELHO E ESPERE DEUS "ABENCOAR" E O CARA E TAO "ESTRELA" GOSPEL QUE NAO CONVERSA COM NINGUEM RSRS...E MORA EM CONDOMÍNIO FECHADO! É PORQUE SENAO A "IRMANDADE" PEGA ELE QUE SABER A REAL! ESSE CARINHA SE TIVESSE SIDO ATÉ MESMO DAS MAIS SIMPLES SOCIEDADES SECRETAS E FICASSE DE ONDA JÁ TINHA IDO PRO PAU KKK AI ESQUECI ELE LUTA KUNG=FU KKK...MAIS DA METADE DO LIVRO FILHOS DO FOGO E ELE CONTANDO QUE ERA O "TAL" KKK...GENTE HOJE ME DIVIRTO COM TANTA BOBEIRA EMBORA TENHA PAGADO "CARO" E PAGADO EM "DINHEIRO" PRINCIPALMENTE POR TER LARGADO A (SIMPLICIDADE) QUE A EM CRISTO JESUS E TER CORRIDO ATRÁS DE DOUTRINAS ESTRANHAS! MAS SE PARA ALGUNS FOR NECESSÁRIO PAGAREM PRA VER! FAZER O QUE? VAI LA VER KKK... E SE DEUS QUISER ENQUANTO ISSO AGENTE TE AGUARDA,QUANDO RETORNAR CHEIO DE QUESTOES E DUVIDAS, DECEPCIONADO E FERIDO POR TER SIDO MAIS UM COMO TANTOS QUE JÁ FOMOS UM DIA E AI QUEM SABE SE VC NÃO FICAR PELO MEIO DO CAMINHO, GRITAREMOS JUNTOS!!!SOMENTE AS ESCRITURAS,SOMENTE CRISTO,SOMENTE A GRAÇA,SOMENTE PELA FÉ,SOMENTE GLÓRIA A DEUS!!!FUI...

Responder

Ótimo post abordando toda a história do Mastral. Eu não sei como posso confiar e seguir ensinamentos de alguém que esconde o nome, não se sabe de quem é filho, evita falar com pessoas, etc. Em 2Co 3,18 , fala-se em rosto descoberto, e é assim que devemos ser com Deus e com as pessoas (sem a necessidade de expor totalmente nossas vidas).
Esse lance de "cobertura espiritual" para mim ainda é obscuro. Creio muito mais em santificação e quebrantamento do que cobertura espiritual relacionada com quem você anda.
Espero realmente que estas palavras do Mastral sejam sinceras e se transformem em atitudes, e que o mesmo aconteça a Edir Macedo, Valdemiro Santiago, Malafaia, RR Soares e casal Hernandes

Responder
carlos mod

Fui vitima de evangelicos que faziam magia negra.eles usavam livro de Sao cipriano em oculto,o pior são famosos.Acredito quando Mastral diz que existem igrejas evangelicas criadas pelo inimigo.Vivi isso na pele.

Responder

Prezado irmão Ruy B. explique-me sobre os seminários da tia Neuza Etioka. jbatzum@bol.com.br

Responder

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!