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Por Josemar Bessa
Quando achamos que podemos escolher no que crer na Bíblia, já declaramos não crer nela. Numa época em que queremos um cristianismo cada vez mais em sintonia com a cultura atual, fabricamos "chaves hermenêuticas" para na verdade, reescrever a verdade de Deus segundo nossas opiniões.
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Hoje, por não suportar
a sã doutrina, ou não conseguir conciliar as doutrinas ofensivas do evangelho
ao orgulho humano, ao liberalismo, ou para abraçar um cristianismo água com
açúcar que transforma Cristo numa espécie de Gandhi... é comum ver pessoas
colocando Cristo contra o apóstolo Paulo, Pedro... - mas na verdade o que temos
é um ataque sutil e mortal contra a própria Palavra de Deus.
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Sempre que alguém
coloca Jesus contra o apóstolo Paulo, o alvo é atacar a Verdade de Deus!! Os
cristãos não podem retalhar a Bíblia ou ensinar que algumas partes dela tem
mais autoridade do que outras. Ou que alguma doutrina possa ser deixada de
lado. Ou que algumas passagens são mais verdadeiras que outras.
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Muitas vezes para um
cristão desavisado pode parecer e soar muito piedoso a declaração de que as
palavras de Jesus têm mais peso do que as do Apóstolo Paulo, por exemplo, mas o
fato é que por trás disso se esconde alguém que está propositalmente e
enganosamente atacando a Palavra de Deus, cortando e jogando fora a realidade e
necessidade do conselho de TODA a Palavra de Deus.
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A Bíblia não poderia
ser mais clara: "Toda a Escritura é
divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para
corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e
perfeitamente instruído para toda a boa obra". 2 Timóteo 3:16-17
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Toda
Escritura é divinamente inspirada. Em nenhum lugar nas Escrituras lemos que
algumas escrituras são mais inspiradas e que a luz delas outras partes possam
ser ignoradas por ter menos "inspiração".
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Colocar partes da
Bíblia contra outras partes, colocar Jesus contra Paulo, Jesus contra Pedro...
implica dizer que as cartas de Paulo, por exemplo, são menos inspiradas e
autoritárias que as palavras de Jesus registradas nos evangelhos. Mas nada
poderia estar mais longe da verdade.
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Jesus é o único Deus
verdadeiro, e se realmente acreditamos no que está registrado em 2 Timóteo 3.16-17, temos que crer que
Jesus é quem "soprou", inspirou as palavras que o Apóstolo Paulo e os
outros apóstolos escreveram em suas cartas. Colocar Jesus contra Paulo, Pedro,
João... ou qualquer outra porção das Escrituras, é colocar Jesus contra Jesus. Paulo não registrou suas meras
opiniões, ( quer alguém goste ou não ), sobre o evangelho e a sã doutrina,
escreve Escrituras inspiradas e autoritária.
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Veja o que Pedro diz: "Por isso, amados, aguardando estas
coisas, procurai que dele sejais achados imaculados e irrepreensíveis em paz. E
tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor; como também o nosso amado
irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada; Falando disto, como em todas as suas
epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e
inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria
perdição. Vós, portanto, amados, sabendo isto de antemão, guardai-vos de que,
pelo engano dos homens abomináveis, sejais juntamente arrebatados, e descaiais
da vossa firmeza; Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador,
Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade.
Amém”. - 2 Pedro 3:14-18
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Pedro fala das cartas
de Paulo como Palavra de Deus e alertou contra mestres ignorantes, instáveis e
falsos que estavam distorcendo essas verdade para sua própria destruição.
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Junto com o
entendimento de que o Antigo Testamento deve ser interpretado pelo Novo
Testamento, aprendemos também que as narrativas do Evangelho devem ser
interpretadas pelas Epístolas, e não o contrário.
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Os Evangelhos registram
os acontecimentos históricos de nossa redenção, a encarnação, vida, morte,
ressurreição e ascensão de Jesus Cristo. Mas por si mesmos, eventos históricos
não são suficientes, precisamos de uma palavra de autoridade que nos diga o
verdadeiro significado desses eventos.
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Se um homem pensa que
pode olhar para um acontecimento histórico e de sua própria cabeça interpretar
o que significa o evento, ele se coloca
no lugar de Deus.
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Pegue o fato histórico
da ressurreição, por exemplo. Não é para nós
presumirmos o que a ressurreição significa. As Epístolas soletram para
nós o que isso significa, e aquele que vai além do que é interpretado nas
Epístolas está fabricando uma doutrina de sua própria cabeça. Também não é
prerrogativa da igreja interpretar
qualquer um dos eventos da história redentora. Deus enviou os apóstolos para
esse fim e não devemos adicionar ou tirar nada de suas palavras.
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Precisamos ir para as
Epístolas para interpretar corretamente os eventos registrados nos Evangelhos.
A igreja muitas vezes não segue este princípio fundamental. Ela sempre tenta
justificar alguma prática ou costume, chamando alguma lição
"espiritual" da vida, morte ou ressurreição de Cristo, mas esta é uma
interpretação particular e humana ao invés de ser uma interpretação divina do
evangelho.
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Ao colocar muitas vezes
os evangelhos contra as epístolas, o que se está fazendo é rejeitar, por
exemplo, a interpretação teológica da vida, morte e ressurreição de Cristo registrada
por Paulo (ou Pedro... ) através da inspiração direta do Espírito Santo.
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Ao tentar silenciar as
Cartas dos Apóstolos, o propósito é fabricar um evangelho falso e "benevolente" para uma sociedade
inimiga do Deus da Verdade!
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Jesus deu o evangelho
que Paulo, Pedro, João... proclamaram.
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Liberais modernistas e
pós-modernista propositadamente suprimem
a verdade ( Rm. 1:18 ) que Paulo recebeu o evangelho que ele pregou do
próprio Jesus Cristo. Disse Paulo: "Mas
faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo
os homens. Porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação
de Jesus Cristo". Gálatas
1:11-13
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Em outras palavras, o
evangelho de Paulo não era contraditório com o evangelho de Jesus. O evangelho
de Paulo era o evangelho que o próprio
Jesus ordenou ao Apóstolo Paulo pregar e proclamar. Este é ainda corroborada
pelo fato de que, Jesus apareceu para o apóstolo Paulo em Corinto e encorajou-o
a manter a pregação do evangelho que Ele lhe deu.
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E
disse o Senhor em visão a Paulo: Não temas, mas fala, e não te cales; Porque eu
sou contigo, e ninguém lançará mão de ti para te fazer mal, pois tenho muito
povo nesta cidade. E ficou ali um ano e seis meses, ensinando entre eles a palavra
de Deus”. Atos
18:9-11
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As palavras de Paulo aos
gálatas resume perfeitamente o que vemos
hoje:
Maravilho-me
de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para
outro evangelho; O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem
transtornar o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu
vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.
Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos
anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema. -
Gálatas 1:6-9
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2 comentários
Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora.
ResponderMas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.
Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar.
Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar.
João 16:12-15.
Todas as palavras dos apóstolos são a continuação do que Jesus queria falar para a igreja e seus discípulos, isso está claro na passagem do livro de João , é a pá de cal em qualquer argumento liberal que queira desprezar todo o conselho de Deus.
Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora.
ResponderMas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.
Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar.
Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar.
João 16:12-15.
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