O Problema do Dom de Línguas - Parte IV

.

Depois de termos visto a respeito da segunda ocorrência do batismo do Espírito em Atos, passemos agora para a terceira ocorrência do batismo do Espírito em At 10.44-46. A passagem descreve a descida do Espírito sobre Cornélio e os que estavam com ele:

Ainda Pedro falava estas coisas quando caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. E os fiéis que eram da circuncisão, que vieram com Pedro, admiraram-se, porque também sobre os gentios foi derramado o dom do Espírito Santo; pois os ouviam falando em línguas e engrandecendo a Deus.

No capítulo 11, versos 15-17, encontramos Pedro relatando estes acontecimentos aos irmãos de Jerusalém. Pedro, então, trata o ocorrido como um batismo do Espírito Santo. Pedro ainda estabelece uma semelhança com o que ocorreu em Atos 2: “Pois, se Deus lhes concedeu o mesmo dom que a nós nos outorgou quando cremos no Senhor Jesus, quem era eu para que pudesse resistir a Deus?” (At 11.17).

O texto, ao que parece, não dá suporte à teologia pentecostal do batismo do Espírito, visto que o texto deixa claro que a descida do Espírito se deu juntamente com o exercício da fé dos gentios: “sobre os gentios foi derramado o dom do Espírito Santo” (v. 45).

Temos aqui um caso raro e improvável que se aconteça novamente. Os judeus tinham preconceito com os gentios, ao ponto dos judeus evitarem levar a verdade de Deus aos gentios. Esta descida do Espírito mostrou aos judeus que os gentios também fazem parte da família de Deus.

A barreira entre os judeus e gentios eram muito maior do que a barreira entre os judeus e samaritanos. O batismo do Espírito entre os samaritanos e entre os gentios revela aos judeus que Deus também demonstra sua salvação aos outros povos e não a eles somente.

A descida do Espírito aos gentios é uma clara demonstração de que os gentios poderiam ser salvos e que os judeus cristãos não tinham razão para hesitar em receber os gentios convertidos em sua comunhão.

Essa é uma outra extensão do pentecostes (além de Samaria) em Cesaréia, entre os gentios. Não podemos ter dúvida disso pois Pedro disse: “Quando, porém, comecei a falar, caiu o Espírito Santo sobre eles, como também sobre nós, no princípio... Pois, se Deus lhes concedeu o mesmo dom que a nós nos outorgou quando cremos no Senhor Jesus, quem era eu para que pudesse resistir a Deus?” (11.15,17).

A recepção dos dons extraordinários do Espírito colocava estes gentios em igualdade com os cristãos samaritanos e com os cristãos judeus. Porém, o texto não prova que cada crente deve receber este dom; ou ainda, o texto não prova que os crentes devem desejar receber este dom pois o texto não dá nenhum indício de que os gentios estavam buscando por este dom. Mesmo que a entrega dos dons pelo Espírito seja um ato soberano de Deus, como dizem alguns pentecostais menos insensatos, eles ainda afirmam que o crente deve desejar o dom. Mas eu vejo o contrário em At 11. Alguém se levantaria para dizer que os gentios estavam desejando receber o batismo do Espírito?

Autor: Heitor Alves
Fonte: [ Eleitos de Deus
]
.
Imprimir ou salvar em PDF

7 comentários

Interessante,
tudo para o irmão Heitor, quer dizer os textos citados, são fatos isolados. Fico a me perguntar: Mas se existem tantos fatos isolados não seriam uma regra então? Se existe mais de uma ocorrência do mesmo fato em vários textos, por que tratar todos os textos como fatos isolados? A questão não é se existe ou não Batismo como Espírito Santo, mas sim de uma atitude mental contrária. O mesmo se dá com a ciência. Os cientistas não admitem milagres porque seus pressupostos excluem qualquer coisa fora da ordem material, assim sendo, não crêem em milagres porque o pressuposto filosófico deles não aceita em hipóstese alguma os milagres. O mesmo se dá com o Heitor, seus pressupostos filosóficos excluem por completo qualquer coisa que fuja àquilo que crê.
Acredito que novos argumentos devam ser utilizados, pois, estes são fraquíssimos.

Responder

Quanta heresia, querer impor uma doutrina sem analizar outros versículos bíblicos!!
O pessoal de Bereia era bem diferente. Comece a ler I Corintios capítulo 12 e capítulo 14 e parem de escrever heresias!
Paulo fala para buscarmos os melhores dons!
Com certeza este comentário não vai ser postado, mas tudo bem, porquanto vcs despertem o dom que há em vcs!

Responder

Anderson...

primeiramente todos os comentários (contrários ou não a este blog) que forem fundamentados respeitando as regras do blog e a legislação Brasileira, bem como não sendo de anônimo, serão publicados.

Sobre sua indagação, o autor do artigo com certeza irá abordar 1 Co 12 e 14, segundo o ponto de vista reformado. Favor aguardar, pois este estudo é sequencial, visto que este artigo é apenas a parte IV.

Se você discorda do artigo do irmão Heitor, favor colocar seu ponto de vista em cima do que foi abordado neste artigo. Caso contrário, não fique somente acusando de heresia algo que vc não acredita, sem fundamentar biblicamente seu ponto de vista.

Graça e paz!

Responder

amado, esperarei então sobre o comentário dos versículos, agora trazer um estudo reformista é uma coisa, confrontar o pentecostalismo é bem diferente. Sendo que por mais que queram provar dentro de idéias meramente humanos, de interpretações de versículos isolados. Os testemunhos, as manifestações e tudo que tem ocorrido (que são manifestações bíblicas embasadas em toda teologia bíblica) são fatos inegáveis!
Fica na paz!

Blog Emunah

Responder

Pr. Luiz Fernando, mais uma vez!

Eu disse que o texto era um fato isolado? Eu não disse. Mais uma vez você está colocanbdo palavras em minha boca!

Eu disse que "temos aqui um caso raro e improvável que se aconteça novamente". O batismo do Espírito entre os samaritanos e entre os gentios revela aos judeus que Deus também demonstra sua salvação aos outros povos e não a eles somente.

A descida do Espírito aos gentios é uma clara demonstração de que os gentios poderiam ser salvos e que os judeus cristãos não tinham razão para hesitar em receber os gentios convertidos em sua comunhão.

Não posso isolar este texto, como você disse que eu faço. O texto mostra um fato histórico que os judeus não acreditavam que poderia acontecer.

A maior prova disso é que não existe outro relato do batismo do Espírito entre os gentios, só esse.

Responder

Anderson,

Como eu posso comentar 1Coríntios sem falar de Atos? Por acaso, em sua Bíblia 1Coríntis vem antes de Atos?

Você só faz falar que é "heresia". Por que você não se disponha a citar a Bíblia, ao invés de ficar tachando os outros de "hereges"?

A crítica pela crítica é inerente àqueles que não sabem argumentar.

Aguarde as próximas postagens.

Responder
Este comentário foi removido pelo autor.

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!