O  Novo Testamento concorda com, e confirma, a condenação do Velho  Testamento da homossexualidade. Alguma passagem da Bíblia pode ser mais  clara na condenação do homossexualismo do que a afirmação de Paulo  encontrada no primeiro capítulo de Romanos: “Por isso, Deus entregou  tais homens à imundícia, pelas concupiscências de seu próprio coração,  para desonrarem seus corpos entre si; pois mudaram a verdade de Deus em  mentira, e adoraram e serviram a criatura mais do que o Criador, o qual é  bendito eternamente. Amém. Por essa razão Deus os entregou a paixões  infames. Pois até mesmo as mulheres mudaram o modo natural pelo que é  contra a natureza. Do mesmo modo os homens, deixando o contato natural  da mulher, se inflamaram mutuamente em sua sensualidade, homens com  homens cometendo o que é torpe, e recebendo em si mesmos a penalidade  devida pelo seu erro. E por haverem desprezado o conhecimento de Deus, o  próprio Deus os entregou a uma disposição mental reprovável, para  praticarem coisas inconvenientes… os quais, sabendo do justo juízo de  Deus, de que aqueles que praticam tais coisas são passíveis de morte,  não somente as fazem, mas também aprovam os que as praticam” (Rm  1.24-28,32).
Defensores  do comportamento homossexual tentam driblar Romanos 1 alegando que  Paulo estava condenando somente a luxúria e promiscuidade homossexual e  não as amáveis e monogâmicas relações homossexuais. O problema com essa  interpretação pró-homossexual é que Paulo nem sequer sugere tal idéia no  texto. Essa idéia, que era pra estar no texto, claramente não está lá.  Paulo era um expert em complexos problemas éticos. Sua condenação  abrange todas as formas de comportamento homossexual: seja promiscuo,  seja monogâmico. Se a homossexualidade é permissível sob certas  condições, então a mentira, assassinato, difamação, e outros pecados  listados por Paulo também são permitidos sob certas condições? Poderia  um apologista do homossexualismo argumentar que o sexo com cabras e  ovelhas é permitido desde que o relacionamento seja amoroso e  monogâmico?
Outros  apologistas dizem que Paulo estava somente se referindo à prostituição  cultica grega. Mas o texto não diz nada sobre a prostituição cultica  grega. Paulo estava focado sobre o que acontece quando as pessoas  enxotam Deus de seus pensamentos e adoram ídolos. Paulo estava  discutindo o comportamento pessoal moral. Quando as pessoas abandonam  Deus, seu comportamento pessoal se torna perverso. Se Paulo condenou  somente a prostituição ritual grega, então porque a igreja primitiva  condenou todas as formas de homossexualismo? Por que é que toda  congregação de igreja cristã e todas as denominações cristãs condenaram  todas as formas de homossexualismo durante quase dois mil anos? Foi só  nos anos 1970 que o homossexualismo começou a receber aceitação na  sociedade. E não é acidental que as igrejas que mudaram suas visões  geralmente façam parte de denominações liberais que rejeitaram a  autoridade divina da Bíblia. Se Cristo e os apóstolos aceitaram a  homossexualidade monogâmica, então por que ela foi universalmente  condenada na igreja apostólica?
A tentativa mais sagaz de  repudiar a condenação de Paulo da homossexualidade é a teoria da  pederastia. Essa visão afirma que Paulo, seguindo a cultura grega,  somente estava condenando a exploração sexual e emocional de jovens por  parte de homens. Esta visão assume que Paulo era somente um produto da  cultura grega pagã de seu tempo. Mas a Bíblia claramente ensina que  Paulo escreveu sob a sobrenatural direção do Espírito Santo (2Pe  3.15-16). Para entender a visão de mundo de Paulo, não se deve olhar  para a Grécia ou Roma pagãs, mas para o Velho Testamento, os ensinos de  Jesus Cristo e dos outros apóstolos. A condenação de Paulo da  homossexualidade é totalmente consistente com, e uma continuação da, lei  de Deus revelada a Moisés. A pederastia é errada e é condenada por Deus  porque é uma forma ou tipo de homossexualidade. É também pecaminosa e  perversa porque é uma forma de sexo fora dos laços do matrimônio legal,  monogâmico e heterossexual. O homossexualismo é perverso, não interessa a  idade dos participantes. A idéia de que pelo fato de dois homens terem  alcançado a idade de 18 anos, Deus aprova o sexo oral e anal que eles  fazem é absurda. Paulo condena tal pensamento perverso e tolo há muito  tempo: “Mas sabemos que a lei é boa e aquele que a utiliza de modo  legítimo, mas sabeis disto: que a lei não foi feita para o que é  íntegro, mas para os transgressores e rebeldes, para os irreverentes e  pecadores, para os ímpios e profanos, para os assassinos de pais e mães,  homicidas, para os fornicadores, para os sodomitas , raptores de  homens, para os mentirosos, para os perjuros, e para tudo quanto seja  contrário à sã doutrina” (1Tm 1.8-10).
Brian  Schwertley
 In: Homossexualismo: uma análise bíblica (via email de Textos Reformados Selecionados)
Via: [ Cinco Solas ]
Parabéns ao Clóvis do Cinco Solas. Um blog com um conteúdo riquíssimo, além do excelente novo layout. Vale a visita! Clique aqui!
Via: [ Cinco Solas ]
Parabéns ao Clóvis do Cinco Solas. Um blog com um conteúdo riquíssimo, além do excelente novo layout. Vale a visita! Clique aqui!
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
Postar um comentário
Política de moderação de comentários:
1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com
2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.
3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.
4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.
Para mais informações, clique aqui!
Blog Bereianos!