Mapeamento Espiritual? Isso é Bíblico?

.


Boa parte das mensagens pregadas nos púlpitos das igrejas evangélicas no Brasil nos apontam o quão adoecidas se encontram nossas comunidades. Isto porque, as pregações de muitos dos nossos pastores tem sido rasas, sem substância, empobrecidas teologicamente, cheia de modismos, unções, decretos e comportamentos judaizantes. Junta-se a isto, o fato de que vivemos numa época em que o destaque sobre a batalha espiritual se faz presente nos mais diversos rincões evangélicos.

Infelizmente as ênfases distorcidas sobre batalhas espirituais têm levado crentes sinceros a viverem uma vida, onde o pânico e o medo se fazem presentes. Um método muito comum usado pelos adeptos da batalha espiritual é o mapeamento espiritual da cidade. Segundo os pregadores do movimento em questão, a igreja precisa conhecer a região onde está plantada. Para tanto, torna-se necessário estudar a história do lugar onde se deseja evangelizar e discernir a entidade espiritual que atua na região. Em outras palavras, isso significa aprender a história da cidade, bem como, as características econômicas, políticas, sociais e morais que lhe são próprias. Feito isso, faz-se uma identificação com o demônio que poderia lhe atribuir estas qualidades, amarrando-o em nome de Jesus.

Diante disto lhe pergunto: Que Cristianismo é esse? Que evangelho é esse? Que doutrinas são estas? Ora, esse não é e nunca foi o evangelho anunciado pelos apóstolos. Antes pelo contrário, este é o evangelho que alguns dos evangélicos fabricaram! Infelizmente, a Igreja deixou de ser a comunidade da palavra de Deus cuja fé se fundamenta nas Escrituras Sagradas, para ser a comunidade da pseudo-experiência, do dualismo, do misticismo e do neo-maniqueismo! Por favor, pare, pense e responda: Por acaso, a Bíblia nos relata o apostolo Paulo escrevendo aos crentes da igreja primitiva a fim de exortá-los a fazer um mapeamento espiritual das cidades onde moravam? Por acaso o Senhor Jesus nos ensina no sermão do monte a descobrirmos os nomes dos demônios que oprimem uma nação, a fim de que os amarremos? E Pedro? Você o vê em suas epístolas exortando os cristãos a descobrirem os pontos nevrálgicos de uma cidade a fim de que vençamos satanás?

Caro leitor, as Sagradas Escrituras em momento algum nos ensinam estratégias mirabolantes de batalha. Junta-se a isso o fato de que em nenhum instante, o Novo Testamento nos concede respaldo teológico para o ensino do mapeamento espiritual. Além disso, o Senhor Jesus Cristo, em nenhum episódio, nos orienta a mapear regiões, ou descobrir nomes de demônios e amarrá-los. O que nos cabe fazer é obedecer integralmente suas ordens pregando o evangelho integral do Senhor Jesus Cristo a toda criatura, crendo que ele é poderoso para a salvação de todo aquele que nele crê, como também para expulsar da vida dos homens toda sorte de espíritos malignos.

“Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado.” (Mt29: 18,19); “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura”. ( Mc 16:15).

Soli Deo Gloria - Renato Vargens

Fonte: [ CACP ]

.
Imprimir ou salvar em PDF

1 comentários:

Quero louvar ao Senhor por este blog que se propõe a trabalhar a favor da Verdade que Liberta por meio de Jesus Cristo! Neste tempo de tantas novidades é preciso mesmo que sigamos o exemplo dos irmãos bereanos! Quero comentar sobre este artigo pois aborda um tema que muito me interessa, tanto que criei a alguns anos um blog sobre o assunto aqui abordado! Inclusive a imagem que ilustra este artigo faz parte do material postado por mim no blog: mapeamentoespiritual.blogspot.com
pena que só hoje pude encontrar seu artigo.
Vou a partir de agora poder contar com mais esta fonte de referência em minhas pesquisas.

Responder

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!