Raio x do evangelicalismo

.
Por: Aldair Ramos Rios

Mas, ao fim daqueles dias, eu, Nabucodonosor, levantei os meus olhos ao céu, e tornou-me a vir o meu entendimento, e eu bendisse o Altíssimo, e louvei, e glorifiquei ao que vive para sempre, cujo domínio é um domínio sempiterno, e cujo reino é de geração em geração. E todos os moradores da terra são reputados em nada; e, segundo a sua vontade, ele opera com o exército do céu e os moradores da terra; não há quem possa estorvar a sua mão e lhe diga: Que fazes?.(Daniel 4:34-35/ Veja vv.19-37)

Seria exagero afirmar que vivemos no apogeu do humanismo? Seria exagero afirmar que o evangelicalismo esta em crise?

A evidência está presente nos meios de comunicação. O que vemos? Homens determinando para Deus? Exigindo? Proibindo? Sim é isso o que vemos.

Nabucodonosor é o maior exemplo das consequências proveniente do antropocêntrismo. Mesmo após ter seu sonho interpretado por Daniel e sido exortado a deixar o pecado (Dn 4:27); Nabucodonosor continuou em sua vanglória, achando-se autosuficiente.
"Ao fim de doze meses, quando passeava no palácio real de babilônia,Falou o rei, dizendo: Não é esta a grande babilônia que eu edifiquei para a casa real, com a força do meu poder, e para glória da minha magnificência. Ainda estava a palavra na boca do rei, quando caiu uma voz do céu: A ti se diz, ó rei Nabucodonosor: Passou de ti o reino. E serás tirado dentre os homens, e a tua morada será com os animais do campo; far-te-ão comer erva como os bois, e passar-se-ão sete tempos sobre ti, até que conheças que o Altíssimo domina sobre o reino dos homens, e o dá a quem quer."

Não tem sido esta a posição do evangelicalismo moderno? não é o evangelho antropocêntrico que está sendo anunciado?. Onde o homem coopera com Deus tornando-se um co-salvador?.Deus não reparte a sua glória com ninguém.

".Eu sou o SENHOR; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura."(Isaias 42:8)

As consequências do pecado são seríssimas, o apóstolo Paulo escrevendo ao Gálatas Advertiu: "Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará." (Gálatas 6:7)

O humanismo propagou a sua teoria anti-cristã e inculcou nas mentes dos homens a idéia de que eles são o centro de todas as coisas... "Hoje temos assistido à consumação inevitável de tais compromissos anti-cristãos. O homem se mostra confiante na sua racionalidade a qual supõe potencialmente onisciente, adorando-se como criador e provedor, arquiteto e intérprete do universo, centro de toda a realidade, e o sentido do mundo e da existência. Ele ouve a voz que lhe sussurra: "Certamente não morrerás; pelo contrário, tu serás como o próprio Deus! (Gn 3.4-5)"(Ricardo Quadros Gouvêa)".

Porém o duelo entre a posição teocêntrica e antropocêntrica não é novo."No inicio do quinto século, ...entraram em conflito direto em uma memorável forma personificada nas pessoas de Agostinho e Pelágio. Ambos estavam verdadeiramente envolvidos em uma busca intensa para a melhora da vida de homens e mulheres. Porém Pelágio em suas exortações colocava o homem como total responsável em seus atos; eles eram capazes, declarava ele, de fazer tudo aquilo que Deus havia ordenado, de acordo com suas próprias forças, pois se isso não fosse verdade, Deus não o teria ordenado. Agostinho ao contrário apontava os seres humanos em suas fraquezas e total dependência de Deus; "Ele mesmo", disse Agostinho, em seu fervoroso discurso, "Ele mesmo é o nosso poder".O primeiro pregava a "religião" baseada em uma autodependência, já o segundo pregava uma religião de total dependência em Deus; o primeiro pregava uma "religião" de obras; o segundo, uma religião de fé. O primeiro não pode ser considerado religião, seus ensinos representam mero moralismo; o segundo ensina verdadeiramente aquilo que significa religião. " (B.B. Warfield)

As influências do pelagianismo estão redivivas e presentes na teologia moderna, trazendo prejuízos a sã doutrina, gerando confusões e incertezas. O Rev. Hernandes Dias Lopes avaliou bem a presente situação do evangelicalismo.

"A igreja contemporânea mudou a sua ênfase. A pregação moderna não diz que o fim principal do homem é glorificar a Deus, mas o fim principal de Deus é glorificar o homem. O evangelho moderno ensina que é Deus quem está a serviço do homem e não o homem a serviço de Deus. O foco mudou. Não é mais Deus que é a medida e o fim de todas as coisas, mas o homem que é a medida de todas as coisas.

Hoje o homem trocou Deus pelas dádivas de Deus. As pessoas querem a salvação e não o salvador. Querem os dons e não o doador. Querem coisas e não Deus."


A visão de Deus em seu trono, regendo o universo foi perdida, por isso, precisamos voltar urgentemente para a Escritura Sagrada. O que ela diz? O que Deus revela de si mesmo?

A escritura ensina que... "A soberania de Deus é universal. Ela se estende sobre toda a sua criação; animada e inanimada - e da mais alta forma de criatura vivente até a mais baixa. No reino das criaturas vivas, Deus exerce poder sobre anjos, humanidade e animais inferiores"(Gordon Lyons).

"O SENHOR tem estabelecido o seu trono nos céus, e o seu reino domina sobre tudo.".(Salmo 103:19)

Que gloriosa revelação da palavra de Deus, o Senhor esta assentado em seu trono, ele é Rei e o Rei governa, dá as ordens, faz o que bem entender com aquilo que lhe pertence, o seu reino domina sobre tudo, sendo que nenhuma autoridade aqui em baixo pode existir se por Deus não for dada."...o Altíssimo tem domínio sobre os reinos dos homens; e os dá a quem quer e até ao mais baixo dos homens constitui sobre eles.(Daniel 4:17 )..., essa foi uma lição que Pilatos precisou aprender da boca do próprio Jesus.

"Disse-lhe, pois, Pilatos: Não me falas a mim? Não sabes tu que tenho poder para te crucificar e tenho poder para te soltar? Respondeu Jesus: Nenhum poder terias contra mim, se de cima não te fosse dado; mas aquele que me entregou a ti maior pecado tem."(Jo 19:10,11).

Acaso poderia a criatura impedir o agir do criador? Estaria Deus impedido de agir se a sua criatura não lhe desse permissão? ...Jamais..."Nenhum limite pode, e nem será, posto no lugar da autoridade, poder ou controle soberano de Deus... Nada em toda a criação é capaz de resistir à vontade de Deus, ou frustrar os Seus propósitos - seja por meio de homens, super-homens, anjos, espíritos caídos ou maus, ou qualquer outra coisa".(Gordon Lyons).

Ora tudo foi Criado por Ele, ele é dono de tudo. Foi diante dessa verdade que o apostolo Paulo, escrevendo aos irmãos de Roma, conclui:

"O profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus. Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos. Porque quem compreendeu a mente do Senhor ou quem foi seu conselheiro Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado. Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém." (Rm 11:33-36)

Porventura, não é lícito ele fazer o que bem entender com aquilo que lhe pertence?

O SENHOR frustra os desígnios das nações e anula os intentos dos povos. O conselho do SENHOR dura para sempre; os desígnios do seu coração, por todas as gerações. (Salmos 33:10-11)

"Este é o desígnio que se formou concernente a toda a terra; e esta é a mão que está estendida sobre todas as nações. Porque o SENHOR dos Exércitos o determinou; quem, pois, o invalidará? A sua mão está estendida; quem, pois, a fará voltar atrás? "(Isaías 14:26-27)
"Para fazerem tudo o que a tua mão e o teu conselho tinham anteriormente determinado que se havia de fazer." (Atos 4:28)
Jurou o SENHOR dos Exércitos, dizendo: Como pensei, assim sucederá, e, como determinei, assim se efetuará.(Isaías 14:24)

O inferno inteiro pode se levantar contra a doutrina da soberania de Deus, mas jamais poderá vencer. O Senhor está assentado em seu trono, no controle, sua voz é poderosa. Toda a criação treme na sua presença...Ele é o Senhor Todo-Poderoso, aquele que nunca perdeu uma guerra.

Soli Deo Glória


Bibliografia consultada

- O que é calvinismo?/ B.B Warfield-site monergismo
- A extensão da Soberania de Deus/ Gordon Lyon-site monergismo
- Calvinistas também pensam, uma introdução a filosofia reformada/Ricardo quadros Gouvêia


Autor: Aldair Ramos Rios
Fonte: [ Reforma para os nossos dias ]
.
Imprimir ou salvar em PDF

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!