Uma palavra sobre Roger Olson: alerta aos arminianos!

.

Por Francisco Alison Silva Aquino


Primeiro de tudo é bom deixar claro que considero os arminianos como irmãos em Cristo, uma vez que temos em comum a crença na salvação pela graça, por meio da fé (Ef 2.8) e que o único caminho que nos leva a esta salvação é Jesus Cristo (Jo 14.6). No entanto, isso não me impede de denunciar alguns erros que tenho percebido ultimamente, não relacionados à controvérsia calvinismo x arminianismo, mas à maneira como alguns arminianos têm confrontado o sistema calvinista.

Eu disse “sistema calvinista”, mas na verdade me refiro ao “Deus” do calvinismo visto pela ótica arminiana. Nesse sentido, eu gostaria de apresentar algumas afirmações de um dos “maiores” (maiores?) arminianos da atualidade cujas obras como, por exemplo, sua mais recente Contra o Calvinismo, tem “conquistado” muitos. Chama-se Roger Olson¹.

Um trecho do livro de Olson me paralisou. Ele diz o seguinte: 

Um dia, no fim de uma sessão de aula sobre as doutrinas da soberania de Deus do calvinismo, me fez uma pergunta que eu tive que parar de levar em consideração. Ele perguntou: “se fosse revelado a você de uma forma que você não pudesse questionar ou negar que o Deus verdadeiro na verdade é como o calvinismo diz e os preceitos como o calvinismo afirma você ainda o adoraria?” Eu sabia que a única resposta possível sem um momento de reflexão, embora eu soubesse que isto chocaria muitas pessoas. Eu disse não, que eu não o adoraria porque eu não podia. Tal Deus seria um monstro moral. É claro, eu tenho consciência de que os calvinistas não pensam que os seus pontos de vista da soberania de Deus fazem dele um monstro moral, mas eu posso simplesmente concluir que eles não têm pensado nisso através de sua conclusão lógica ou mesmo levado suficientemente a sério as coisas que dizem sobre Deus e o mal e o sofrimento inocente no mundo" (p. 85)

É exatamente isso o que você leu. Roger Olson disse que mesmo que se fosse revelado para ele que a maneira como o calvinismo apresenta Deus, ele não O adoraria. Então, que tipo de cristão é Olson? Quer dizer que nós temos o direito de estabelecer padrões do que é aceitável e inaceitável para Deus? Respondam por si mesmos.

Uma outra acusação mais séria ainda que Olson faz é: “O Deus que está no centro do Calvinismo clássico e extremado, tipificado pela TULIP, é um ser moralmente ambíguo em poder e controle, que dificilmente se distingue do diabo."² 

É isso mesmo o que li? Isso é nada mais que blasfêmia! Então quer dizer que o Sr. Olson não consegue distinguir o “Deus do calvinismo” do diabo? Sinceramente, eu não teria a coragem de falar algo assim.

Por último, Em uma resenha do livro Defending Constantine: The Twilight of an Empire and the Dawn of Christianity de Peter Leithart, ele não se contentou em criticar apenas Constantino, mas também resolveu direcionar suas críticas a um personagem bastante improvável: Ulrico Zuínglio. Ele diz: 

“Isto toca em um assunto que eu já levantei anteriormente. Até onde nós devemos deixar figuras históricas saírem do lamaçal só porque o contexto cultural e os tempos onde viveram – especialmente quando eles clamavam ser cristãos e tinham suas Bíblias e as liam? Deveríamos perdoar Zuínglio por fazer o conselho da cidade de Zurique torturar Hubmaier? Por todos os relatos Zuínglio ficou na câmara de tortura e exigiu que Hubmaier, que veio a Zurique por convite de Zuínglio para um debate assumindo proteção, desistisse de seus pontos de vista anabatistas. E, é claro, Zuínglio deu amplo suporte ao afogamento de de homens e mulheres anabatistas. Deveríamos dizer “Bem, aqueles eram tempos difíceis”? Eu não acho. Ou Zuínglio está no inferno ou ele teve que passar por um processo no estilo purgatório antes de entrar no céu. Se você não acredita em nada como o purgatório (mesmo na versão altamente protestante de C. S. Lewis), eu não vejo como você poderia evitar colocar Zuínglio no inferno.”³

Ok, Roger Olson condena Zuinglio ao inferno. Quem é ele para afirmar tal coisa? Parece que Olson não sabe que o único soberano juiz é Deus. Será que ele nunca leu na Bíblia: 

Mas eu digo que, no dia do juízo, os homens haverão de dar conta de toda palavra inútil que tiverem falado. Pois por suas palavras vocês serão absolvidos, e por suas palavras serão condenados. (Mateus 12:36-37)

Meus irmãos, não sejam muitos de vocês mestres, pois vocês sabem que nós, os que ensinamos, seremos julgados com maior rigor. Todos tropeçamos de muitas maneiras. Se alguém não tropeça no falar, tal homem é perfeito, sendo também capaz de dominar todo o seu corpo. Quando colocamos freios na boca dos cavalos para que eles nos obedeçam, podemos controlar o animal todo. Tomem também como exemplo os navios; embora sejam tão grandes e impelidos por fortes ventos, são dirigidos por um leme muito pequeno, conforme a vontade do piloto. Semelhantemente, a língua é um pequeno órgão do corpo, mas se vangloria de grandes coisas. Vejam como um grande bosque é incendiado por uma simples fagulha. Assim também, a língua é um fogo; é um mundo de iniquidade. Colocada entre os membros do nosso corpo, contamina a pessoa por inteiro, incendeia todo o curso de sua vida, sendo ela mesma incendiada pelo inferno. Toda espécie de animais, aves, répteis e criaturas do mar doma-se e tem sido domada pela espécie humana; a língua, porém, ninguém consegue domar. É um mal incontrolável, cheio de veneno mortífero. Com a língua bendizemos o Senhor e Pai e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. Da mesma boca procedem bênção e maldição. Meus irmãos, não pode ser assim! Acaso podem sair água doce e água amarga da mesma fonte? Meus irmãos, pode uma figueira produzir azeitonas ou uma videira figos? Da mesma forma, uma fonte de água salgada não pode produzir água doce. Quem é sábio e tem entendimento entre vocês? Que o demonstre por seu bom procedimento, mediante obras praticadas com a humildade que provém da sabedoria. Contudo, se vocês abrigam no coração inveja amarga e ambição egoísta, não se gloriem disso nem neguem a verdade. (Tiago 3:1-14)

Mas eu digo a vocês que qualquer que se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento. Também, qualquer que disser a seu irmão: 'Racá', será levado ao tribunal. E qualquer que disser: 'Louco!', corre o risco de ir para o fogo do inferno.” (Mateus 5:22)

Se Roger quer combater o calvinismo, que faça isso exegeticamente, não com acusações imbecis e blasfêmias. Isso vale também para os arminianos, leitores ou não das obras de Roger Olson.

Oro para que Deus ilumine a mente de Olson, e que ele se arrependa das suas afirmações, primeiro das que ele faz contra Deus, embora não perceba isso, e segundo das que ele faz contra os calvinistas. Oro também para que os nossos irmãos arminianos não se deixem enganar com as artimanhas de Olson. Querem debater? Repito: façam isso exegeticamente. Chega de acusações infantis que só separam o corpo de Cristo e peçam a Deus discernimento para não falar aquilo que não devem.

_________________
Notas: 

Divulgação: Bereianos

Imprimir ou salvar em PDF

16 comentários

Que decepção com Olson! Eu tenho dois livros dele sobre história da teologia, mas só vim saber que ele era arminiano há pouco tempo, ao pesquisar livros numa livraria.

Assim, por ter gostado dos livros dele que eu tinha, pensava em comprar o livro contra o calvinismo para poder conhecer os pontos de vista arminianos propriamente defendidos, já que não conhecia nenhum livro que defendesse essa teologia. Entretanto, depois dessas citações horríveis, desisti de vez de comprá-lo.

Ficaria muito mais chateado se eu visse uma defesa com termos desses tipos.

Ruy, essa verificação de caracteres para poder postar está tão chata e trabalhosa que eu quase desisto de comentar. Tive que tentar mais de 4 vezes! Faz um teste para deixar sem isso, só com login e senha, por favor.

Responder

Olá Avelar, tudo bem irmão?

Seu pedido é uma ordem...rs. Realmente é chato o processo.

Já retirei a verificação de caracteres. Tive que coloca-la algum tempo atrás por conta das mensagens spam que o blogger estava recebendo.

Grande abraço!

Responder

Eu Acredito na soberania de Deus, e na supremacia do seu poder, afinal quem intenderá a mente de Deus? Tudo que preciso saber é que Deus é soberano e salva quem ele quiser!

Responder

Já vi declarações semelhantes de "calvinistas" sobre o "Deus dos arminianos". Inclusive de um dos 'grandes' (Spurgeon), mas nem por isso saímos por ai dizendo pra jogarmos tudo dele fora.

❝Eu absolutamente não sirvo ao deus dos Arminianos! Eu não tenho nada a ver com ele e eu não me curvo diante do Baal que eles criaram! O deus dos Arminianos não é o meu deus, nem jamais o será! Eu não temo e nem tremo diante dele. Um deus mutável pode ser o deus para o Arminiano, mas ele não é o deus para mim. Meu Senhor não muda!❞ (Spurgeon, AS BÊNÇÃOS DO PACTO, http://zip.net/bjqMPd p. 11)

O que podemos dizer acerca disso?

Palhaçada, uma declaração muito infeliz, assim como a do Olson! Precisamos ter equilíbrio.

Responder

Se lhe fosse revelado que Deus na verdadeé o Diabo, você o adoraria, mesmo sendo o Diabo?

Responder

Graças e paz ao amado irmão. Vejo que realmente Roger foi um pouco explosivo sobre o assunto só que quando vejo um comentário desses que o irmão comentou,vejo que tbem não a respeito da outra parte. O que tenho visto nestes últimos dias é essa guerra de quem está certo nos cinco pontos e se esquecer que se não tivermos união cristã uns com os outros vamos todos para o inferno porquê independente do que eu creio nos 5 pontos,no final quem leva eu e vcs ao céu é o sacrifício expiatório de Cristo na cruz do calvário. Como disse o AP.Paulo somos salvo pela graça através da fé em Cristo (Éfeso 2:8-22);não em meu debate com meus irmãos que fica mais parecendo briga em vez de um debate sadio. Paz e graça. A sim, desculpas né cheguei a dizer sou armeniano para glória de Deus e ando em comunhão com meu irmãos calvinista para glória de Deus país. Ev.Genildo a.c.Rodrigues

Responder
Anônimo mod

Amem. Irmao, graça e paz, também tenho este mesmo sentimento.

Responder

Graça e paz!
Sou cristão batista e arminiano. Na verdade conheço pouco da teologia Arminiana, mas digo que sou arminiano pois repudio a teologia Calvinista. Convivo em comunhão com meus irmãos calvinistas, mesmo sendo difícil.

Não me surpreendi com nenhuma das declarações de Roger Olson, apenas quando ele condena Zuínglio ao inferno, mas de resto, concordo com tudo que ele disse até porque já presenciei verdadeiros "ataques" dos Calvinistas muito piores do que Olson disse. As vezes a única forma de ser entendido é sendo radical.

Deus abençoe a todos,
Wellington Nunes

Responder

Graça e Paz!
Meu caro irmão! Vc se declara arminiano, porém não conhece direito o arminianismo, (como vc mesmo disse!), Isso é incoerência! OLHE O QUE VC FALA:
"mas digo que sou arminiano pois repudio a teologia Calvinista"

Irmão de coração estude o calvinismo sem essas caricaturas "monstruosas" "diabólicas", mas sim, com as regras da hermenêutica e da exegese sadia do texto Bíblico!
Pois o seu argumento é totalmente incoerente, do tipo: "sou umbandistas, pois não gosto de evangélicos". VOCÊ TEM QUE SER ARMINIANO, OU CALVINISTA, POR VOCÊ TER ESTUDADO E TER SE CONVENCIDO DESSA VERDADE, E NÃO POR DESCONHECIMENTO DE UM, EM REPÚDIO DE OUTRO!

Responder

Só existe comunhão entre Arminiano e Calvinista, enquanto não se fala de teologia, depois não tem como continuar conversando com Arminiano. Infelizmente somos sistemas antagônicos. Ou se crê na soberania de Deus ,ou se crê na autonomia humana. Ou se é monergista , ou se é sinergista. Meio barro meio tijolo não dá.

Responder

Graça e paz de Cristo!

Creio nas doutrinas da graça e na soberania de Deus, porém, não sou calvinista, e muito menos arminiano.

Explico: Não sou calvinista porque "não gosto" de Calvino e não creio no determinismo (Doutrina que diz que tudo foi determinado por Deus, até mesmo o pecado), pois faz Deus ser culpado pelo mal e tira toda responsabilidade humana.

Creio que muitos cristãos arminianos acham que todo calvinista é determinista e, justamente, por achar isso, tem uma repulsa pelo calvinismo, assim como eu.

Para mim arminianismo e calvinismo são sistemas teológicos de cristãos mortos que fazem muitos cristãos vivos "se materem". Estão se esquecendo de Cristo.

Grande abraço.

Responder

Postei um texto com a palavra errada, em vez de "se materem" é "se matarem".

Responder

Infelizmente o comentário dele, principalmente ao que se refere ao inferno, foi infeliz. Parece que ele escreveu movido pelo emocionalismo... de fato, não sou nem arminiano nem calvinista, sou cristão servo de Deus, vejo acertos e erros de ambas as partes, portanto não posso apoiar nem negar totalmente um ou outro. Acredito no livre arbítrio, mas também na segurança da salvação, acredito que a salvação está a disposição de todos, mas também acredito que uma pessoa pode não decidir seguir a Cristo, mesmo sendo convencida pelo Espírito Santo. Enfim, apesar de mim, sou de Cristo! Apesar de mim, sou salvo! Apesar de mim...

Responder

Acredito que soy responsavel pelo que falo,mas nao pelo que interprétam de minha fala .Dor de cutuvelo.

Responder

Fico imaginando a situação dos crentes que morreram antes de Calvino e Armínio mas ao mesmo tempo lembro que eles seguiam a Cristo e não correntes teológicas

Responder

Graça e Paz Amados!

Respeito muito os irmãos arminianos, acho sadio o debate quando se preza por um nível acadêmico. Quando o debate foge do campo acadêmico/teológico e entra no campo das denominações, aí o debate perdeu a sua essência e o seu sentido. O arminianismo clássico, pouco se diferencia do calvinismo no que tange à Soberania de Deus, o que acontece hoje é que o arminianismo não é mais clássico. O arminianismo contemporâneo é fruto da influência renascentista e humanista do século XVII/XVIII... A maioria dos arminianos veem Deus em uma perspectiva mais humana, um Deus que julga e pensa igual ao ser humano. Um dia tiraremos esta história a limpo, se Deus for calvinista amém, se ele for arminiano, amém também.

Responder

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!