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As
próximas três seções neste capítulo (Institutas da Religião Cristã, 2.12.5-7) sobre Encarnação serão usadas para
refutação das ideias de Osiandro. Adepto das especulações que vão além
da revelação bíblica, este herege afirma que Cristo teria se encarnado
mesmo que não houvesse a Queda, e que Deus Filho poderia tomar a forma,
por exemplo, de um animal. Para o Reformador, esse tipo de curiosidade
deve ser evitada a todo custo.
“Uma vez que o Espírito declara que
estas duas coisas, como Cristo se tornaria nosso Redentor e
participante de nossa mesma natureza, foram intimamente associadas pelo
eterno decreto de Deus, não é lícito indagar além. Ora, aquele em quem,
não contente com a imutável ordenação de Deus, faz cócegas ao desejo de
saber algo mais, mostra também não estar realmente contente com este
Cristo que nos foi dado como preço de nossa redenção.” (2.12.5, p.224s)
Calvino critica duramente Osiandro por sua falta de submissão a
Escritura, acusando-o de criar um novo cristo, sem relação com ao
verdadeiro Cristo. A insolência do herege chega ao ponto de sugerir que o
autor da salvação pudesse encarnar em um asno. Outra questão que o
reformador levanta diz respeito à imagem de Deus no homem. Para
Osiandro, a humanidade foi formada segundo a imagem de Deus para que
Cristo pudesse tomar a forma de homem – algo que Calvino aceita. Porém,
esse falso mestre vai mais além e afirma que, em certo sentido, Cristo
já tinha a forma que encarnaria, e, consequentemente, teria encarnado
mesmo sem a necessidade de salvação para a humanidade. Isso o teólogo de
Genebra não aceita.
“Desejaria, ainda, saber por que é
Cristo chamado por Paulo [1Co 15.45, 47] ‘o Segundo Adão’, senão porque
lhe foi destinada a condição humana para que aos descendentes de Adão
soerguesse da ruína? Ora, se Cristo precedeu à criação nessa ordem
eventuacional, deveria então ter sido chamado ‘o Primeiro Adão’.” (2.12.7, p.228)
“Mesmo que o Filho de Deus jamais
tivesse se revestido de carne, a imagem de Deus, não obstante, lhe
fulgia tanto no corpo quanto na alma, imagem em cuja efulgência sempre
se fez patente que Cristo é realmente o Cabeça e tem a primazia em todas
as coisas.” (idem)
Existem ainda várias heresias defendidas por Osiandro, porém nenhuma
delas é conhecida hoje entre a maioria dos cristãos. Talvez por conta do
bom trabalho de Calvino não temos de lidar com elas mais. Tornaram-se
tão pouco conhecidas como o nome do falso mestre que o reformador
rebateu em seus escritos. O conselho de João Calvino é que fiquemos ao
lado da simplicidade e beleza das Escrituras.
“Tampouco julgo ser-me necessário
discutir mais a fundo semelhantes futilidades, porquanto desta
brevíssima refutação se depreenderá a vacuidade de todas elas. Para
nutrir satisfatoriamente aos filhos de Deus, entretanto, esta sobriedade
será mais que suficiente: quando veio a plenitude dos tempos, o Filho
de Deus foi enviado, nascido de mulher, nascido sob a lei, para que
redimisse àqueles que estavam debaixo da lei [Gl 4.4, 5].” (2.12.7, p.229)
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