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Por Josemar Bessa
Se há uma eleição
divina - Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que
fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; Efésios 1:4 – e se esse
Deus que elegeu é soberano e não pode ser frustrado, e irá trazer os eleitos a
salvação, pregar, sofrer pela propagação da Verdade, morrer como o Apóstolo
Paulo... não seria algo supérfluo?
Esse é um raciocínio
repetido a exaustão, mas o que ele não consegue entender é o claro ensino do
Apóstolo Paulo, por exemplo, ( que foi martirizado por pregar o evangelho ) que
Deus ordenou não apenas a salvação dos eleitos, mas por sua graça, bondade,
vontade... também ordenou os meios para realizar esse fim. O que envolve a
pregação do evangelho até os confins do mundo – pregação essa que tem
propósitos distintos: “Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo, nos que
se salvam e nos que se perdem. Para estes certamente cheiro de morte para
morte; mas para aqueles cheiro de vida para vida...” - 2 Coríntios 2:15-16
A ordem é pregar a
Verdade à custa de oposição, aflição, de modo que os eleitos possam ser salvos,
sendo regenerados pelo Espírito, então crendo, voltando de seus pecados para
Deus... Não é claramente esta a causa que Paulo dá para sua vida, pregação,
prisão, morte...?
“Lembra-te de que Jesus
Cristo, que é da descendência de Davi, ressuscitou dentre os mortos, segundo o
meu evangelho; Por isso sofro trabalhos e até prisões, como um malfeitor; mas a
palavra de Deus não está presa. Portanto, tudo sofro por amor dos escolhidos,
para que também eles alcancem a salvação que está em Cristo Jesus com glória
eterna.” - 2 Timóteo 2:8-10
Paulo está empenhado em
difundir a verdade do Evangelho a ponto de estar disposto a sofrer e resistir a
qualquer dificuldade, sofrimento... Mas por quê?
O que Paulo diz aqui em
2 Timóteo é um eco de toda a lógica do que ele ensinou – “Porque todo aquele
que invocar o nome do Senhor será salvo. Como, pois, invocarão aquele em quem
não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não
há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? como está escrito: Quão
formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres
novas de boas coisas.” - Romanos 10:13-15
O homem deve ouvir o
evangelho para ser salvo, e como ouvirão se não há um pregador? Então Paulo
sofre privações terríveis como expressão de seu compromisso de que os eleitos
devem ouvir o evangelho para crer e serem salvos: “...tudo sofro por amor dos escolhidos,
para que também eles alcancem a salvação que está em Cristo Jesus com glória
eterna.” - 2 Timóteo 2:8-10. Ele sabe que Deus escolheu mostrar sua graça
escolhendo homens indignos e merecedores do inferno, ele sabem que estes não
podem deixar de serem salvos. No entanto, ele também sabe que eles não são salvos até que creiam no
evangelho.
Por isso o “para que”
no verso 10 - “...tudo sofro por amor dos escolhidos, para que também eles...”
– Ele tudo sofre com esse propósito, finalidade – por amor aos escolhidos – o
sofrimento de Paulo tem um objetivo em vista – que entre aqueles que ouvem o
evangelho, aqueles que foram escolhidos por Deus ouçam a boa notícia do
evangelho, e ouvindo e crendo, sejam salvos.
Então, ao contrário do
argumento tão repetido, a confiança de Paulo em sua pregação do evangelho, até
a ponto de sofrer, ser martirizado... está numa convicção profunda:
a) De que as pessoas só são salvas quando ouvem e creem no Evangelho, eb) Quando os eleitos ouvem o evangelho, eles tem seu coração regenerado para que creiam e sejam salvos.
Paulo não tem nenhum
conflito entre a doutrina da Eleição e a necessidade de proclamar o Evangelho.
Mesmo que certamente os eleitos não possam deixar de ser salvos, Deus planejou
que a propagação, a proclamação do Evangelho é o meio pelo qual eles serão
salvos. Em outro lugar Paulo coloca isso claramente nestes termos: “Mas devemos
sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados do Senhor, por vos ter Deus
elegido desde o princípio para a salvação, em santificação do Espírito, e fé da
verdade;” - 2 Tessalonicenses 2:13
Deus poderia ter
determinado outros meios de chamar os seus eleitos sem a necessidade da
proclamação, do sofrimento, do martírio... Mas isso é manifestação de sua graça
a nós. Ele de fato em nada precisa de nós, mas em bondade imerecida, desejou
que fôssemos instrumentos de seu poder. Paulo nunca se vangloria que a salvação
dos filhos de Deus depende dele, de seus esforços, seus sofrimentos... ele diz
que simplesmente Deus quer e determinou salvar o seu povo pela pregação da
Palavra, e escolheu homens e os enviou para este fim – nós! Apenas instrumentos
do Seu Poder!
1 comentários:
Querido irmão Josemar Bessa, porque paulo adverte os filipenses para preservar a palavra da vida para que, no dia de cristo ele se glorie de que não coreu em vão nem se esforçou inutilmente? como entender esse texto e dentro do calvinismo?
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