Socorro! Fui abusado pelo pastor.

.
"Rogo, pois, aos presbíteros que há entre vós, eu, presbítero como eles, e testemunha dos sofrimentos de Cristo, e ainda co-participante da glória que há de ser revelada: pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade; nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes, tornando-vos modelos do rebanho. Ora, logo que o Supremo Pastor se manifestar, recebereis a imarcescível coroa da glória" – 1 Pedro 5:1-4.

Lamentavelmente no meio neopentecostal uma das expressões mais pronunciadas pelos pastores é a palavra autoridade. Infelizmente existem inúmeros líderes que ao contrário da orientação bíblica, costumam agir como dominadores do rebanho impondo sobre o povo de Deus seus caprichos e vontades.

Um exemplo clássico disso é quando o pastor ultrapassa o limite do bom senso determinando com quem uma pessoa pode namorar e até casar. Se não bastasse essa sandice, esses "coronéis da fé" abusam da autoridade pastoral ameaçando com maldição todos àqueles que ousam desobedecer suas ordens.

Pois é, a quantidade de pessoas feridas e marcadas por esses ditadores é absurda. Volta e meia eu recebo em meu gabinete o pedido de ajuda de irmãos queridos que sofreram "mandos e desmandos" desta corja religiosa.

Caro leitor, o pastor não possui autoridade para legislar naquilo que a Bíblia não legisla, além do mais, ninguém pode interferir na liberdade cristã. Ora, determinar que o crente está proibido de ouvir música não cristã, ou quem vai namorar, é arbitrário e extrapola os pressupostos de autoridade bíblica. Além disso, afirmar que o cristão que desobedecer as ordens pastorais é rebelde é usar de subterfúgios escusos e anticristãos cuja configuração determina no mínimo abuso de poder.

Isto posto afirmo que os pastores devem ser guias do rebanho, não seus feitores; conselheiros do povo de Deus, não generais; construtores de pontes não de muros.

Pense nisso!

Renatoto Vargens
Fonte: [ Blog do autor ]

.
Imprimir ou salvar em PDF

2 comentários

Existem regras bíblicas que devem ser observadas quanto a namoro, a mundanismo etc.

Cabe ao Pastor, pelas Escrituras, estabelecer o padrão de santidade de seu rebanho.

O conceito de liberdade está submetido à santidade.

Gl 5:13 Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Mas não useis da liberdade para dar ocasião à carne, antes pelo amor servi-vos uns aos outros.

fraseologias soltas não produzem santidade.


Em Cristo

Responder

PAZ NO SENHOR!
Tem sim pastores que querem decretar cada passo do discípulo... colocando regras que não condizem com a Bíblia. Mas acabei de constatar graves erros na minha Igreja aonde o pastor teve que dar uma dura com os jovens por causa de namoro. E na questão que vocês sitaram a música mundana... acho que todos estão cientes de que a musica foi criada pra adorar a DEUS... então creio eu que musica mundana não deve entrar no arraial do santos...

Vitória em Cristo.

Responder

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!