Os evangélicos distantes da adoração Bíblica

.

Curiosamente, o substantivo "adoração" não aparece na Bíblia. E o substantivo "adorador" aparece apenas uma vez, em João 4:23.

Nos Estados Unidos surgiu até uma classe clerical para cuidar do assunto: são os chamados "worship leaders" (líderes de adoração) cujos correspondentes no Brasil vêm a ser os "ministros de louvor" (sic), os quais invariavelmente são músicos, ou pretendem ser. Tal classe é um sub-produto das mega-igrejas e da indústria de entretenimento "gospel" americanas, coisa que, infelizmente, se reproduz no Brasil.

Aí está o primeiro problema: adoração tornou-se uma especialidade, uma parte do culto, que pode não acontecer se não houver um líder de adoração com seus respectivos colaboradores, também músicos. Portanto, adoração deixou de ser o culto propriamente dito, para ser uma parte dele.

E em relação a essa questão temos outro problema: tais líderes de adoração, ou seus equivalentes, passaram a assumir cada vez mais papeis que não lhes cabem nos cultos. Músicos são músicos, estão ali para executar e liderar a música, e não para fazer longas orações e longos discursos, quase sempre iguais e cansativos. Ou, pior ainda, para à moda de comunicadores de TV em seus programas mundanos, bradar palavras de ordem para o povo fazer isso ou aquilo.

Sei que alguns vão torcer o nariz para o que está dito aqui, talvez nem terminarão a leitura, mas o propósito deste meu humilde escrito é despertar os irmãos para buscarem na Bíblia o verdadeiro significado da adoração e praticá-lo. Pois muitos de nós estamos caindo no mesmo pecado do povo de Israel, que "inventou" uma adoração que Deus repudiou: "Esse povo ora a mim com a boca e me louva com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.

Fonte: [ Pastor Sívio Macri ]
via: [
veSHAME Gospel ]

.
Imprimir ou salvar em PDF

4 comentários

Uau! Muito bom. Graças a Deus, na minha congregação isso não acontece, mas vejo na maioria das igrejas isso mesmo. Um preparo desnecessário pra pessoa se tornar oq todo cristão deveria ser : adorador de Deus. Também não concordo como em muitos lugares a palavra "culto" perdeu todo o sentido e na exaltação de certas pessoas sem bem maior que a exaltação a Deus.

Responder

Belo texto. Bem reflexivo. Só uma pequena constatação: a palavra "adoração" aparece apenas uma vez na Bíblia.
"E levantou-se, e foi; e eis que um homem etíope, eunuco, mordomo-mor de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todos os seus tesouros, e tinha ido a Jerusalém para adoração" (At 8.27).

Isso, porém, não tira o mérito e a qualidade do texto.

Responder

Dói no coração o que tem acontecido, e não é de agora. Há exatamente 10 anos que não presencio um momento de louvor dentro da igreja que não esteja coberto de opressão.

Não vejo mais o louvor que brota do coração. Observei de perto 3 ministérios.

No 1º vi uma pessoa que queria ser o líder do louvor inventar uma mentira para tomar o lugar de quem cuidava do louvor, nem era líder.

No 2º vi pessoas querendo gravar cds, aparecer na mídia, super valorizando a própria voz e menosprezando a de outros.

No 3º Fazendo parte da equipe, tentamos ser diferente, mas o louvor nunca fluiu, pensamos que o erro estava em cada um de nós e nos retiramos; mas a opressão no momento do louvor continua lá.

Acredito que o momento atual é para leitura da Bíblia, estudo da Palavra de DEUS, vida na Palavra de DEUS, buscar, meditar nela, escrever nos umbrais das portas, pensar em cada palavra dela de noite e de dia.

O louvor está trazendo tanta opressão dentro da igreja que na hora da palavra fica um clima pesado, parecendo que os céus são de bronze.

Responder

Parabéns pelo post... ele expressa a minha posição quanto a esses "lideres de adoração", faço parte do grupo de louvor da minha igreja e tenho convivido com esta triste realidade, o que tem acontecido é isso mesmo que vc citou, "me louvam com seus lábios mas o seu coração está longe de mim", é incrível, durante o ensaio é só briga, discussão, um tem raiva do outro, mas na hora do culto, são tds "super crentes", falam palavras bonitas, agradáveis aos ouvidos citam versículos, uma hipocresia só... triste realidade...

Responder

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!