Pregações "distorcidas": Põe em ordem a tua casa.

.

Autor: Cristiano Santana

O preletor abriu a Bíblia em Isaías 38:1 que diz: "Naqueles dias, Ezequias adoeceu de uma enfermidade mortal; veio ter com ele o profeta Isaías, filho de Amoz, e lhe disse: Assim diz o SENHOR: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás e não viverás."

Em seguida, desenvolveu um sermão, tendo como base a expressão "põe em ordem a tua casa". Argumentou que a casa, isto é, a vida familiar de Ezequias estava totalmente destruturada; ele tinha perdido a autoridade dentro de seu próprio lar, desestabilizando, também, o seu reino. Por isso o profeta Isaías comunicou-lhe uma dura mensagem, dizendo que ele tinha de tomar providências, tinha de por em ordem a sua casa, senão iria morrer.

Feita essa exegese, o preletor efetuou a aplicação prática do texto. Começou a bradar à igreja em alta voz, dizendo: "Ponha em ordem a sua casa, ponha em ordem a sua casa. A benção de Deus só virá sobre sua vida se você santificar o seu lar, se fizer prevalecer a Palavra de Deus dentro de sua casa, repudiando a tudo que afete negativamente a sua família. Não caia no mesmo erro de Ezequias."

Um simples análise da passagem mencionada e do seu contexto é o suficiente para revelar que o pregador se equivocou, completamente, ao extrair tal pregação da expressão "põe em ordem a tua casa".

O verdadeiro significado da expressão "põe em ordem a tua casa"

O sentido original dessa expressão significa "dê ordens à sua casa, isto é, à sua família". Em outras palavras, Isaías disse a Ezequias o seguinte: "Se você tem algum orientação a dar sobre a sucessão do trono, ou a respeito de providências domésticas e privadas, faça isso o mais rápido possível". Ezequias estava no meio da vida. Ele subiu ao trono quando tinha vinte e cinco anos de idade, e ele já tinha reinado quatorze anos. É possível que ele não tenha feito nenhum planejamento quanto à sua sucessão, e como isso era muito importante para a paz da nação, Isaías foi enviado para conscientizá-lo da necessidade de deixar bem arranjados todos os negócios do reino, de forma que não houvesse nenhuma anarquia após a sua morte.

A integridade da vida de Ezequias

Imediatamente após o anúncio da sua morte iminente, Ezequias fez uma oração que descortina todo o seu caráter de servo de Deus, que revela toda a sua integridade. Vamos aproveitar o comentário de Barnes sobre a oração desse rei:

E disse: Lembra-te, SENHOR, peço-te, de que andei diante de ti com fidelidade, com inteireza de coração e fiz o que era reto aos teus olhos; e chorou muitíssimo.

[Lembra-te Senhor] O objetivo de Ezequias, evidentemente, era que sua vida fosse poupada,e que ele não fosse subitamente cortado. Ele assim fez menção de sua vida pregressa, sem ostentação, não com o objetivo de justificar-se diante de Deus, mas com o objetivo de apresentar uma razão para que sua vida não fosse cortada. Ele não tinha vivido com muitos dos outros reis de Israel. Ele não patrocinou a idolatria. Ele promoveu uma extensiva reforma entre o povo. Ele tinha exercido sua influência como rei no serviço a Jeová, e sua propósito ainda era esse; e ele, então, orou para que sua vida fosse poupada com a finalidade de poder dar continuidade aos seus planos de reforma entre o povo e para estabelecer o culto a Jeová.

[que andei]. Como ele tinha vivido. Vida, nas Escrituras, frequentemente significa uma jornada, e uma vida de piedade é representada como "andar com Deus" (Gênesis 5:24)

[com fidelidade(verdade)] Em defesa da manutenção da verdade ou da sinceridade.

[e inteireza de coração] Com um coração são, sincero, inteiramente dedicado ao serviço divino. Ele ainda almejava isso; isso era seu grande objetivo. Ele não tinha perseguido seus próprios fins, mas sua influência real tinha sempre sido em favor da religião.

[E fiz o que era reto] Essa declaração concorda inteiramente com o que é dito em 2 Reis 18:3-5

Fica bem claro, portanto, que Ezequias não tinha cometido nenhuma falha ou pecado que pudesse atrair um juízo de morte sobre a sua vida. Sua vida política, familiar e espiritual estava em plena ordem.

Em razão do exposto, só nós resta pedir ao pregador para que ele ponha em ordem a sua lógica interpretativa.


Autor: Cristiano Santana

Fonte: [ http://cristisantana.blogspot.com ]
.
Imprimir ou salvar em PDF

1 comentários:

Boa noite! Muito bom o seu comentário, mas na minha opinião, faltou o principal! A única razão real da casa de Ezequias estar "em desordem" à ponto do eterno enviar um profeta para lhe deixar uma sentença por conta disso, é porque Ezequias até aquele momento de sua vida, ainda não tinha um filho que pudesse lhe suceder no trono e ele estava desobedecendo um dos mitvoths ordenados pelo eterno de que todo homem saudável precisa ter pelo menos um filho saudável para perpetuar o nome da família e também povoar a terra! O povo de Deus foi escolhido para ser fecundo e ele estava desobedecendo essa ordenança do eterno, além de por conta disso, estar colocando o Seu Reino em perigo! Por isso o eterno sua Isaías pra lhe ordenar à "por em ordem a sua casa"! Ele precisava obedecer a ordem natural estabelecida pelo eterno para seu povo!

Responder

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!