Justificação

.
"Justificados, pois, pela fé, tenhamos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo" (Romanos 5:1)

A palavra grega "dikaiwsiV" é traduzida como "justificação Rm 4:25, absolvição Rm 5:18", o que significa "o ato de Deus declarar certos homens isentos de condenação e aceitáveis a Ele"; também pode ser "o processo de absolvição"; o vocábulo origina-se da palavra "dikaiw" que significa "retamente; o ato de fazer justo e reto" O termo era aplicado aos cidadãos modelo no mundo greco-romano. Justificação é a ação de Deus em aprovar as pessoas de acordo com o Seu padrão de justiça.

A justiça de Deus é o padrão, não a justiça dos homens. A justiça de Deus é perfeita e ilimitada enquanto que a justiça dos homens é ínfima e imperfeita.

Mesmo que o homem seja correto e justo com todas as pessoas e intituições, sua justiça nunca o justificará diante de Deus. É possível ao homem justificar-se de acordo com seu padrão de justiça, mas isso não o capacita a ser justificado por Deus de acordo com o padrão Dele.

Justificação pela fé diante de Deus significa que somos aprovados por Deus de acordo com o Seu padrão de justiça. Deus pode justificar o homem porque a justiça é baseada na redenção de Cristo. Quando a redenção de Cristo é aplicada a nós, somos justificados. Se não houvesse tal redenção, seria impossível ser justificado por Deus. A redenção é a base da justificação.

Autor: Rubens Giglioni Rosenhein
Fonte: [ Apontamentos Teológicos ]
.
Imprimir ou salvar em PDF

1 comentários:

A base da justificação não seria a obra completa de Cristo?

nascimento, vida, morte, e ressurreição?

em Cristo

Responder

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!