Batalha espiritual guerreada por mortos

.
Atualizado em 9/06/09, às 13:10hs



Autor: João A. de Souza Filho

Todos os meus leitores sabem que desde 1990 venho me envolvendo em batalhas espirituais. Cinco livros foram publicados sobre o tema e agora um último está sendo editado pela Editora Mensagem Para Todos: A Arte da Guerra Espiritual. Neste novo livro abordo a falácia das guerras esotéricas e de culto a anjos, porque não é bíblico fazer guerra espiritual consultando anjos, pessoas mortas e elementos da natureza. Este tipo de batalha não é bíblica e é espiritualmente perigosa.

Pois meus amigos, uma mulher conhecida na América do Sul por seus livros, a Ana Mendez Ferrel, do México trocou os “pés pelas mãos”, como se costuma dizer de pessoas que se confundem quando abordam um tema qualquer. Em seu livro Guerra de Alto Nível, (Shama Publicações) prefaciado por Peter Wagner ela demonstra total ignorância do destino dos mortos. Veja o que ela diz à página 131 e concorde comigo se não precisamos acender a luz vermelha sinalizando perigo:

Eu faço guerra espiritual há 17 aos e tenho sofrido perdas de todo tipo: bens e entes-queridos que o Senhor chamou à sua presença. Entre eles, o mais próximo de mim, minha irmãzinha gêmea (...). Recordo quando minha irmã Mercedes partiu para a glória. Deus me falou claramente: “Estou formando um exército poderoso para os últimos tempos, que operará junto com meus anjos, e é necessário que uma de vocês duas guerreie a partir dos céus e a outra da terra!”. E ela foi a afortunada!

Em Jesus, os céus e a terra são uma só coisa, e Mercedes está cheia de glória esperando-me com os braços abertos e, seguramente, intercedendo em todas as minhas batalhas. Eu não perdi nada, e muito menos o diabo a tirou de mim. Mercedes tão somente mudou de endereço e, em alguns anos voltarei a vê-la (p 131).

Imagem: Livro da autora - pag. 131, escaneado por Teóphilo Noturno

Notou onde está a heresia doutrinária? A irmã dela foi pro céu para guerrear ao lado dos anjos e para interceder por ela!

Quanto engano é trazido para o povo de Deus. Então, baseado no que Ana Mendez diz não se pode contrariar o ensinamento católico romano de que Maria está no céu intermediando a favor dos homens, e, por implicação Paulo, Pedro, Tiago e os santos da igreja estão nos céus formando uma equipe de intercessores. Consequentemente não é necessário interceder aqui na terra. Basta falar com a pessoa que morreu que ela intercede por nós! Não é preciso orar aos mortos; basta pensar neles!

O mesmo tipo de heresia ensinado por pregadores que dizem terem sido arrebatados e que ouviram dos lábios de Paulo, de João e de Daniel as explicações para certos mistérios bíblicos.
Heresias. Admira-me que a Shamá Publicações não se tenha apercebido desta heresia nem o Peter Wagner, que comanda uma rede de apóstolos, ao prefaciar o livro. E sempre o tive como um referencial, mas... O que fazer, então? Deixar de ensinar e de fazer guerra espiritual por causa deste tipo de gente? Não! Vamos continuar a guerrear no mundo espiritual de forma bíblica, seguindo os ensinamentos de Paulo a respeito.

Concorda comigo? Se não, mande-me os textos bíblicos que apóiam a opinião dessa mulher!

Meus amigos, não gasto meu tempo fazendo guerra apologética, nem passo as vinte e quatro horas do dia à cata de erros doutrinários e de heresias, mas quando leio uma coisa dessas não consigo ficar calado!

Porque sei que existe uma guerra espiritual bíblica, autêntica, mas algumas pessoas estão fazendo guerras como se o diabo fosse maior que Deus. Ora, a vitória da igreja e do Senhor Jesus Cristo já foi estabelecida na Eternidade. O diabo sabe que perderá; definitivamente irá para o lago de fogo e enxofre! Veja porque fico indignado com essa gente:

1. Porque trazer crenças do catolicismo romano de que uma pessoa que morreu está no céu intercedendo por nós, não é erro doutrinário: É heresia.

2. Afirmar que Deus precisa de que gente daqui vá para o céu para interceder lá diante dele é desmerecer o ministério de Jesus Cristo, que viveu sempre para interceder por nós; e desqualificar os seus anjos.

3. O único que enfrentou a Satanás depois de morto foi Jesus que ressuscitou triunfantemente para mostrar a Satanás, à morte, ao pecado e a toda humanidade que a obra dele foi perfeita na cruz.

4. Ana Mendez usa uma frase de efeito para colocar na mente das pessoas uma mentira, uma heresia: “Em Jesus, os céus e a terra são uma só coisa”. Sim, no futuro glorioso será uma só coisa, mas hoje não. Imagino que ao olhar para os seres celestiais que criou e que estão vivendo nos céus ao seu lado, Jesus os vê diferentemente do homem caído que vive na terra. Uma afirmativa dessas é uma ofensa à santidade e à autoridade de Jesus.

A frase de efeito é usada para implantar no coração das pessoas a semente perversa da mentira.

E os modernos apóstolos, como Peter Wagner apóiam uma declaração dessas! Os apóstolos que deveriam ser guardiães da doutrina apostólica precisam rever urgentemente sua teologia.

João A. de Souza Filho, pastor e escritor.

Fonte: [ PavaBlog ]

Apesar de eu particularmente não concordar com algumas posições do irmão João concernentes à batalha espiritual e apostolado contemporâneo, concordo plenamente com o comentário do mesmo acima. Algo muito sério vem acontecendo nesse meio de batalha espiritual e essa denúncia acima é somente a ponta do iceberg, pois um verdadeiro festival de misticísmo anti-bíblico vem sendo praticado por muitos adeptos de tal movimento, com isso os mesmos vem se afastando cada vez mais do evangelho verdadeiro. As livrarias evangélicas estão abarrotadas de literaturas do tipo e cada vez menos se vê livros com conteúdo teológico, um retrato atual do meio evangélico do Brasil (infelizmente).

Cabe a nós, denunciar e alertar a Igreja de tais práticas, bem como exortar os adeptos deste movimento a saírem desta "neurose mística" e a buscarem a verdade da simplicidade do evangelho, bem como ter a Bíblia como única e suficiente regra de fé e prática.

Sobre a denúncia do artigo acima, o apologista Cristão Teóphilo Noturno publicou em 2005 uma ótima refutação sobre o livro dessa autora (Ana Méndez), clique aqui para ler!

RM
.
Imprimir ou salvar em PDF

14 comentários

Fala irmão Teóphilo.

Concordo contigo. Vemos que algumas pessoas envolvidas neste mesmo meio de batalha espiritual já tem despertado de algumas "aberrações".

Eu me lembro dessa matéria de seu site publicada em 2005, lembro-me de ter a lido na época. Eu até tinha pego uma cópia do livro para ver os absurdos.

Vou colocar o link direto para ela nesta postagem. Obrigado por me lembrar.

Também concordo contigo, já está na hora de você escrever um livro ein... se precisar de alguém para o prefácio é só me chamar (rs).

Grande abraço, em Cristo!

Responder
Anônimo mod

Esta teoria tem feito com que os cristãos "carreguem" fardos e fiquem brigando com o diabo sendo que esta batalha o Senhor Jesus já venceu por nós na cruz....
Sabe que ensinam as pessoas a "vestir" a armadura todos os dias?Tem gente que enlouquece quando lembra no meio da rua que "esqueceu" de vestir a armadura e acha que está desprotegido?...É triste!!!!
Aqui teve seminario de libertação e batalha espiritual este fim de semana...Imagina...
A paz!!!!
oBSS:Interessante,fiz uma postagem sobre maldição hereditária e depois vim ler as novidades!!!!
Paz!!Abraço.

Responder

Eu postei uma resenha de um outro livro de Ana há algum tempo atrás. O link é: http://dlgrubba.blogspot.com/2008/08/eiu-liassentados-nos-lugares-celestiais.html

Abraços,
Daniel

Responder

Kra...
Irmã intercessora????
Fala sério... é uma salada mista e dificil, muito dificil de engolir...
Abrçs.

Ps: Belo blog... está nos meus favoritos em no meu blog... falar nisso passa lá vc tb...
www.eclesiareformanda.blogspot.com

Responder
Anônimo mod

Opa manão! vai ai minha alegria por poder participar aqui! Eu conheço o pr. João de alguns anos pessoalmente, inclusive eu gravei um cd musical com o filho dele, um ótimo amigo e tecladista! O que posso dizer dele como pessoa, e ministro, que é uma pessoa de um caráter impecável, e como ministro uma pessoa muito sólida. Embora muitas de suas posições não sejam discutidas publicamente, em conversas pude perceber uma visão madura sobre o reino, o tanto que aqui no sul ele pagou o preço " e um preço caríssimo" por suas convicções e por ser um grande apologista da fé. Eu particularmente o considero aqui no sul, uma das pessoas de maior importância no cenário cristão gaúcho, embora pouco honrado pelos nossos “evangélicos” aqui, "sua Casa" e terra de origem. Através de suas obras se confirmou como um referencial de Deus para nossa geração. ( queria que não visse meu comentário como uma critica, e sim um acréscimo para sua matéria)Um super abração manão , e segue também minha admiração pelo trabalho do Bereianos! fica com Jesus!

Queria deixar uma dica sobre a entrevista que fiz com ele pra colocar no blog, se quizer utiliza-la a vontade!

http://emeurgente.blogspot.com/2009/03/serie-entrevistas-pr-joao-de-souza-pr.html

Responder

Fala meu irmão Leandro, tudo bem?

Obrigado pelo seu depoimento a respeito do Pr. João. Eu conheço os ótimos artigos do mesmo, bem como alguns deles já foram publicados no Blog Bereianos:

http://bereianos.blogspot.com/2009/03/prostitutos-cultuais-e-mercadores-da-fe.html

http://bereianos.blogspot.com/2008/02/atos-profticos-x-misticsmo-o-esoterismo.html

Também já tenho outros artigos programados dele para serem publicados aqui no blog.

Apesar de não o conhecer, gosto muito do Pr. João pelo que eu acompanho em seu site e artigos. Só não concordo com algumas pequenas posições que ele sustenta sobre batalha espiritual e contemporaneidade de apostólos e profetas. Mas isso é muito pequeno e não interfere em nada na minha admiração pelo mesmo.

Mais uma vez obrigado por acrescentar essa ótima entrevista, que por sinal vou publicá-la por aqui também, se você permitir é claro.

Grande abraço, em Cristo!

Responder

isso ai é espiritismo isso sim.

Responder

A paz do Senhor Jesus! Quem tem conhecimento da palavra não pode de maneira alguma, concordar com as coisas que essa mulher escreveu neste livro. Fiquei de boca aberta ao ver a mentira que ela escreveu, vai totalmente contra o que a bíblia ensina, e o pior de tudo é que os recém convertidos ou pessoas que ainda não conhecem nada da palavra, caem nessa heresia. Se eu pegasse esse livro, sem saber a religião da autora, eu diria com certeza que ela é espírita. Misericórdia, meus olhos estão se abrindo e estou vendo tanta coisa por aí, que não estou nem acreditando! seu blog está de parabéns. Continue nos alertando a respeito dessas mentiras que tem sido pregadas por aí. A paz! =)

Responder

Paz do Senhor Jesus!
Amado, que o Senhor continue abençoando sua vida nesta "obra beriana" de investigar de acordo com as Escrituras a verdade. Como disse Leonard Ravenhill: "Não é difícil sentar numa escrivaninha e escrever alguns livros, mas e seu eu estiver desviado" (mais ou menos assim). Nunca se produziram em todos os tempos tantos livros "evangélicos" como em nossa geração, e concordo abolutamente com o apóstolo Paulo, no que o Espírito lhe revelou, sobre os homens darem ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinhas de demônios. Outro dia o Senhor me levou a leitura de eclesiastes 12.12: "E, de mais disso, filho meu, atenta: não há limite para fazer livros (muitos livros), e o muito estudar enfado é da carne".
Deus abençoe, em nome de Jesus.

Lauro Nepomucena
laurolsn@hotmail.com

Responder
rubens mod

A paz irmãos graças a Deus achei esse site, pois conhecia alguns venezuelanos falando que não vai ter o arrebatamento, e falando dessa Ana Mendes. Que é profeta de Deus.. Mais vi nos livros que não tem base bíblica

Responder
Anônimo mod

Olá, gostei muito deste seu comentário amado, realmente no seu lugar também teria esta mesma postura. Eu só gostaria de dizer que antes de conhecê-la, a abominava (rs"). E pedi ao Senhor para que tirasse este sentimento de meu coração, pois eu não via fundamento em suas ministrações e acabava perdendo as estribeiras.
Um certo dia, em oração eu tive uma visão, e realmente foi um divisor de águas em minha vida, e nunca mais deixei de ter visões espirituais, sendo assim uma das formas, das quais sou guiado por Deus. Penso que os dons são para acrescentar, e assim tem sido em mim.
Uns dois anos e meio mais ou menos, em oração Deus falou comigo em visão sobre um lugar do qual Ele queria me levar para que eu fizesse uma aliança que seria algo importante em minha vida. De antemão fiquei muito feliz, quando ao passar dos dias vi que era a tal Ana Mendez fiquei em choque, primeiro pensei: "impossível, como vou conhecê-la?", e depois: "nunca que eu iria concordar com suas mentiras".
Mas também era impulsionado ao mesmo tempo em meditar em certas coisas que ocorriam comigo, como por exemplo a rejeição das pessoas em relação ao meu relato das visões, e logo fui compreendendo que há certas experiências espirituais que não nos convém falar, e aprendi da pior forma.
Hoje sou pastor, e olho pra trás e vejo o quanto eu era de dura cerviz, pensava em ser incontestável e realmente por isso merecia ser duvidado de minha teologia. Quando a conheci foi o segundo maior momento de minha vida, não por ela, mas por mim, pois meus olhos e entendimento alavancaram de tal forma que hoje me vejo ao alcançar as almas em nossos trabalhos missionários, (juntamente com minha família), por muitos países e sei que Ana foi uma personagem essencial para que eu crescesse. Vi o que pensavam as pessoas quando leram Efésios, quando Paulo se refere as forças espirituais e à armadura de Deus, ou quando chegaram ao conhecimento do homens as revelações de João.
Hoje não tenho ligação alguma com Ana Mendez, mas sei que por intermédio do Espírito Santo em sua vida, Deus me curou do câncer que eu tinha, e da perna mais curta da minha esposa, e tive a única experiência de ir aos céus, juntamente com Ana, em espírito!

Não quero aqui contestar nada, pois quando em minha mente nada do que ela dizia se encaixava com a Palavra, era severo ao ridicularizar, não tão nobre como o seu comentário, e é belo o que fazes, pois é vero fazer o que acha que é certo, ainda mais quando se trata de preservar a integridade da Palavra de Deus!

Só quis expor uma parte deste testemunho, pois quando fui visitado por Jesus no dia em que recebi o dom de visão, fui expressamente impulsionado a levar luz aos que se encontram como eu me encontrava, e o mais importante: Jogar o que chamava de Evangelho fora, a maneira humana, grega, e adulterada de nossa teologia. Tive que reconhecer minha pobreza de espírito, e reaprender da maneira de Jesus, a maneira sem máculas e distorções da qual eu achava ser correta, antes eu era até professor em universidades, teologia não era o que faltava em mim, como fui tolo!

Não sei se isso ajudará muito, só te convido a fazer o mesmo que eu: - pedir ao Senhor que se for preciso e verdadeiro, que te revele o que lhe está oculto!

Deus te abençoe, e continue com seu trabalho abençoado!

Responder

Da mesma forma que os fariseus na época de Jesus não conseguiam entrar no Espirito da palavra, ficavam somente na letra, e por isso, não conheciam a Deus pessoalmente, somente de ouvir falar, e não compreenderam os sinais proféticos do tempo em que viviam, previstos nas escrituras, e perderam a visitação do Senhor Jesus, pois, não o reconheceram, assim os fariseus de hoje que somente conhecem a letra da palavra, não compreendem a espiritualidade da Bíblia, não vivem no espirito, não tem intimidade com Deus, não tem o reino de Deus dentro de si, e por conseguinte, não conhecem o mundo espiritual, a existência de reino de Deus e do reino do diabo, o que leem não sai da superficialidade, desse mundo físico, e a interpretação que emprestam a Bíblia é terrena, física, limitada ao que conseguem enxergar com os olhos carnais, são pobres, cegos e nus, portanto, o conselho do Senhor em apocalipse é:” Adquire de mim ouro refinado no fogo, a fim de que te enriqueças, roupas brancas, para que possas cobrir tua vergonhosa nudez; e compra o melhor colírio para que, ao ungir os teus olhos, possas enxergar claramente,” e tocar no Espirito da palavra e compreender o significado espiritual das escrituras e não falar do que não tem conhecimento (...esses tais, levianamente, difamam tudo o que não compreendem...). Romanos 14:4 “Quem és tu, que julgas o servo alheio? É para o seu senhor que ele está em pé ou cai. E permanecerá em pé, porquanto o Senhor é capaz de o sustentar.”

Responder
Anônimo mod

Graça e paz amados em Cristo, amo o Senhor Jesus, o Deus que se fez homem e substituiu-nos na cruz... Pela compaixão de Deus peço-vos que não julgueis sem ter certeza, concordo com os dois últimos comentários, e, antes de criticar e expor alguém convém ter certeza e confirmação de Deus... Pois ninguém é dono da verdade senão o pai da glória Heloim.

Responder

Olá!
Apareci mais de 15 anos após ter escrita a análise original desse livro em português só para informar que nesse tempo perdi o endereço (domínio) antigo e, de casa nova, fiz uma revisão e atualização nesse texto.
Infelizmente nesse tempo ela se tornou mais apóstata do que nunca.

https://cutt.ly/generala

Responder

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!