A Escritura é a regra da vida

.

1. A meta da nova vida em Cristo é que os filhos de Deus demonstrem a melodia e a harmonia de Deus em sua condu­ta. Que melodia? A canção do Deus de justiça. Que harmonia? A harmonia entre a justiça de Deus e a nossa obediência.

Andando unicamente na maravilhosa lei de Deus, podemos estar seguros de nossa adoção como filhos do Pai.

A lei de Deus contém em si mesma a dinâmica da nova vida por meio da qual Ele restaura sua imagem em nós. Porém, por natureza, somos preguiçosos e negligentes; portanto, neces­sitamos da ajuda e do estímulo de um princípio que nos guie em nossos esforços. Um arrependimento sincero de coração não garante que não venhamos a nos desviar do caminho reto. E, como agravante, muitas vezes, nos encontramos perplexos e desconcertados.

Busquemos, pois, na Escritura, o princípio fundamental para reformar e orientar nossa vida.

2. A escritura contém um grande número de exortações. E, para tratar de todas elas, necessitaríamos de um grande vo­lume.

Os Pais da Igreja escreveram grandes obras sobre as virtu­des necessárias à vida cristã. São escritos de um significado tão valioso que nem os eruditos mais hábeis poderiam esgotar as profundidades de uma só virtude.

Todavia, para uma devoção pura, não é necessário ler as excelentes obras dos Pais da Igreja, mas somente entender a regra básica da Bíblia[1].

3. Ninguém deveria tirar a conclusão de que a brevidade de um tratado sobre a conduta cristã faz com que os escritos elabo­rados por outras pessoas sejam supérfluos, ou que sua filosofia não tenha valor.

Contudo, os filósofos estão acostumados a falar dos princí­pios gerais e regras específicas; porém, as Escrituras têm uma ordem própria.

Os filósofos são ambiciosos e, por conseguinte, demons­tram uma estranha lucidez e uma hábil ingenuidade. Mas as Es­crituras têm uma esplêndida precisão e uma certeza que supera todos os filósofos.

Os filósofos, amiúde, fazem demonstrações comovedoras; mas o Espírito Santo tem um método diferente (direto, simples e compreensível), o qual não deve ser subestimado[2].

_________________________
Notas:
[1] Aqui Calvino insere: “Não sou a pessoa certa para escrever copiosamente já que amo a brevidade. É provável que o intente no futuro; de todas as formas, deixarei esta tarefa para os outros”.
[2] Evidentemente Calvino está pensando aqui em 1Co 1.3.


João Calvino
Extraído do blog: [ Eleitos de Deus ]
.
Imprimir ou salvar em PDF

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!