Males Advindos do Amor ao Dinheiro

.
Por Pr. Edson Rosendo de Azevêdo

A Bíblia não se cansa de admoestar os crentes contra a praga do amor ao dinheiro. O lado material da existência – forte, diga-se – fala de modo especial aos ouvidos dos homens, quer crentes, quer ímpios, para estes muito mais.

Não se pode negar que o dinheiro e as posses conferem alguns poderes, privilégios e facilidades. Porém, traz consigo muitos dissabores, transtornos, destruição e males, males sem conta. De capa a capa da Escritura, encontramos advertências para que os crentes não amem o dinheiro, pois é básico que não se pode servir a dois senhores. O crente que ama o dinheiro decididamente não ama a Deus. Ninguém pode amar os dois. Livros e mais livros seriam necessários para relacionar os males trazidos pelo amor ao dinheiro. Mas há alguns males imediatos que precisamos denunciar.

Primeiro, o amor ao dinheiro embota completamente qualquer via de conhecimento espiritual, deixando a pessoa ignorante acerca de Deus, de Cristo, do Mediador, da fé, da Escritura e da vida eterna. Ela fica sem saber discernir o homem de Deus, o Criador da criatura, confunde o Salvador com um homem e não tem qualquer noção da sua divindade. O crente que ama o dinheiro dedica o melhor do seu tempo ao dinheiro, ao seu planejamento, à sua admiração, à sua adoração, abandonando a oração, o estudo da Escritura, o culto público.

Segundo, o amor ao dinheiro tira do homem a percepção do próximo, fazendo-o perder a solidariedade da raça, deixando-o sem qualquer sensibilidade para com o semelhante e suas necessidades. Ele passa a ver o próximo como ameaça a seu patrimônio, daí distanciando-se dele.

Terceiro, ele facilmente pratica todas as transgressões que o dinheiro lhe permite, como adultério, roubo, mentiras, assassinatos e desonra das autoridades. O amor ao dinheiro é afim de todas essas transgressões da lei de Deus, aprisionando anda mais o pecador nas garras de todos esses crimes. Ter muitos bens e posses e amá-los, ou não ter bens e posses mas cobiçar tê-los, deixa os homens em pé de igualdade em termos de crime.

Portanto, os males do amor ao dinheiro e às posses atingem tanto ricos quanto pobres, e todos os crentes devem fugir deles enquanto é tempo.

Este Sermão foi baseado em Lucas 18:18-23 e foi proferido pelo Pr. Edson Rosendo, do púlpito da Igreja Batista Reformada em Caruaru, no domingo, Dia do Senhor, 07/08/11. Foi dividido em três pontos:
1 O Mal da Ignorância Espiritual
2 O Mal de Confiar nas Boas Obras
3 O Mal de Preferir a Morte do Que a Vida
Para escutar o sermão completo, faça o download clicando aqui!

Fonte: [ Igreja Batista Reformada ]
.
Imprimir ou salvar em PDF

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!