Por Augustus Nicodemus Lopes
Nas décadas de 50 e 60 o movimento pentecostal exerceu uma grande influência nas igrejas históricas, incluindo as reformadas. Como resultado, houve divisões, rachas e brigas dentro destas igrejas e o surgimento do movimento carismático dentro delas, dando origem, inclusive, à formação de novas denominações (como a Presbiteriana Renovada), igrejas e ministérios independentes.
Algumas destas igrejas preservaram o sistema eclesiástico das igrejas históricas junto com as doutrinas do batismo com o Espirito Santo, línguas, novas revelações, milagres, sonhos e visões.
Cinqüenta anos depois, vemos o movimento reverso. As doutrinas reformadas estão entrando como uma avalanche dentro das igrejas pentecostais clássicas, neopentecostais, emergentes, comunidades independentes, ministérios apostólicos, enfim... Este movimento se dá especialmente entre os jovens destas igrejas e cresce através do ministério de pastores reformados na internet, YouTube, mídias sociais, blogs e através da vasta literatura reformada publicada em português. Anda não dá para ver qual será o resultado disto tudo: divisões? rachas? novas denominações? igrejas independentes? Sinceramente, espero que os efeitos da influência do pensamento calvinista nestas igrejas sirva para reformar e fortalecer o movimento evangélico em nosso país, sem provocar divisões amargas como na década de sessenta.
Fonte: O Tempora! O Mores!
.
Postar um comentário
Política de moderação de comentários:
1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com
2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.
3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.
4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.
Para mais informações, clique aqui!
Blog Bereianos!