Já fui convocado para fazer mapeamento espiritual

.
Por: Daniel Clós Cesar

Alguns anos atrás, quando ainda era estudante de História, fui convidado por uma senhora para ajudá-la em um "mapeamento espiritual" que sua igreja estava fazendo. Eu ainda não tinha ouvido nada a respeito do assunto, e apesar de bastante "exotérico-gospel" que eu era, resolvi pesquisar um pouco a respeito.

Na época blogs e sites apologéticos ainda eram escassos. Um que outro site, justamente de "ministérios" favoráveis ao mapeamento podiam ser encontrados buscando-se pelo Cadê? ou pelo Yahoo! (o Google não era tão famoso à epóca).

Lembro de um pastor (eram poucos os apóstolos) que fizera um ato profético na cidade de Sapiranga (RS), cidade próxima a capital gaúcha e que tem como "título", a Capital do Vôo Livre. E conseqüentemente um mapeamento espiritual do lugar.

Aquele pastor dizia que ao chegar na cidade viu os praticantes de vôo livre e teve uma revelação: "eram abutres de satanás que voavam sobre uma cidade entregue ao inferno". Muita imaginação... pouca sabedoria. Mas Sapiranga também foi o local da "Revolta dos Muckers". E ele também afirmava que a cidade havia feito um pacto com satanás quando no passado o governo destruiu a colônia "cristã" dos muckers e matou a mulher que os liderava, Jacobina. A quem atribui, se não me falha a memória, o adjetivo de: "mulher de Deus"

Ele alegava que Sapiranga fora palco da sangrenta (e foi mesmo) destruição de uma colônia de pessoas que serviam a Deus. A história era no mínimo imbecil. Como postulante a professor de História não podia acreditar que um pastor evangélico estava chamando Jacobina de "mulher de Deus". Aquele "estudo" mostrava apenas ignorância quanto ao assunto.

Para os que não conhecem a história da revolta. Tratou-se de um movimento messiânico liderado por Jacobina, que julgava-se a própria reencarnação de Cristo e era de "Cristo" que seus seguidores a chamavam. Os muckers eram um grupo armado que executou oponentes e dissidentes. Até ser aniquilado por forças do governo no ano de 1874. Alguns poucos sobreviventes ainda tornaram-se mais tarde, seguidores de Antônio Conselheiro (Guerra de Canudos). Uma viva prova de sua "conversão" não é mesmo?

Aquilo não cheirou muito bem... continuei pesquisando... agora não mais na internet... mas na Bíblia (para onde eu deveria ter ido primeiramente... mas era muito ignorante espiritualmente).

Descobri que basicamente, "mapeamento espiritual", é estudar uma cidade (sua história, cultura e símbolos, como bandeira e brasão) para entender ou descobrir, quem é o demônio que domina naquela cidade, para então poder expulsá-lo e conquistar o território.

Nada pode ser mais herético. Nada pode ser mais anti-bíblico. Nada pode ser mais fruto de alguém paranóico e místico. Exoterismo barato. Terrorismo gospel.

Não estou dizendo que "alguns lugares" não são mais difíceis de pregar o evangelho que outros. Tente pregar o evangelho na zona de meretrício ou nas "cracolândias", tente evangelizar em Cabul ou Teerã.

Precisamos sim conhecer a história e a cultura de um povo (sua língua, costumes etc)... e não os demônios que "habitam" o lugar. Há mais pastores, apóstolos(?) e profetas(?) preocupados em descobrir nome de demônio que nomes de pessoas. Mais preocupados em entender o poder das trevas do que receber Poder de Deus.

Não encontrei na Palavra de Deus nenhuma referência ao tal mapeamento. As referências bíblicas utilizadas para defender essa prática herética são distorcidas e só podem ser "entendidas" quando isoladas do restante do texto.

Por um outro lado... que julgo mais perverso que o próprio mapeamento... está o jogo de medo que se faz com os incautos e neófitos. Temerosos e desconhecedores do poder de Deus, passam a temer mais o poder das trevas. Tornam-se mais facilmente vítimas da "cobertura espiritual" desses "espíritas" que dizem conhecer o divino, mas não entendem nem mesmo das coisas naturais.

Não ajudei no tal mapeamento... mas sei que foi feito, e agora "oficialmente" Porto Alegre pertence a algum "demônio de rebeldia" por ter se rebelado contra o governo central na Revolução Farroupilha. O mais engraçado (ou triste) de tudo isso, é que Porto Alegre recebeu o título de "Mui leal e valerosa" (valerosa mesmo) do imperador D. Pedro II (1841), justamente por ter resitido ao cerco dos revolucionários e não se aliar a eles.

Quanta ignorância meu Deus!

Maranata Jesus!

Autor: Daniel Clós Cesar
Fonte: [ Blog do autor ]

.
Imprimir ou salvar em PDF

4 comentários

Graça e paz

Muito bem colocado, em todo o texto, sim, você relatou uma experiência pessoal sem exageros, apenas fatos.
Vou citar um trecho que considerei muito elucidativo: "Há mais pastores, apóstolos(?) e profetas(?) preocupados em descobrir nome de demônio que nomes de pessoas".

Nós do Siga o Mestre temos entre nossas ações práticas a realização de Mapeamente Espiritual, mas a concepção que temos é totalmente diferente. Não estamos preocupados com os demônios da região, mas as dificuldades práticas para o evangelismo, tais como questões políticas, socieis, culturais, falhas na prática missionária das igrejas locais, tradicionalismo, enfim, questões práticas que avaliadas apontam justamente DESVIOS DE CONDUTA como este apresentado aqui, assim de forma PRÁTICA, alcançamos mais PESSOAS anunciando-lhes o evangelho da liberdade em Cristo.

Quanto a declarações descabidas e impensadas de certos pastores, isso ainda é mais comum do que imaginamos, eu mesmo já presenciei de púlpito muitas destas afirmações que trazem pouco ou nenhum proveito ao evangelho.

Obs.: Enquanto escrevia, pensei em mudar o nome de nosso Mapeamento para não gerar esta falça impressão. Faremos isso!

Forte abraço!

Combatendo a mentira e não a igreja, sempre!

Edinelson Lopes
SIGA O MESTRE

Responder

Ednelson

Como escrevi no texto. Entendo sim ser necessário um estudo do lugar onde se pretende plantar um igreja.

É necessário sim saber onde estão os pontos de drogas, as zonas de meretrício, "as igrejas neopentecostais"... lugares onde a "concentração" de perdidos por metro quadrado (rsrs) é maior.

Um missionário não pode querer impor uma cultura, deve entendê-la. Para pregar a Palavra de Deus, e não seus costumes e língua.

Quanto ao "mapeamento espiritual" disseminado por pessoas como Neuza Itioka, Daniel Mastral e a internacional Rebecca Brown, não passa de exoterismo, misticismo e até bruxaria com capa gospel. É apenas numerologia e simbologia pagã.

São pessoas que não entendem nada do natural e julgam compreender o espiritual.

Deus te abençõe.

Soli Deo Gloria

Responder

Exoterismo puro...
Deus nos livre.

Ezequias Anacleto
http://consistenciacrista.blogspot.com/

Responder

Gostei deste artigo principalmente como somos deixados levar por pessoas que as vezes são ignorantes num determinado assunto que elas se dizem saber

Responder

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!