Estávamos apenas em três pessoas: eu, o Paulo e o Pablo Silva. Se o culto tivesse ocorrido ontem, feriado, muitas pessoas poderiam participar. Mas, estatisticamente falando, houve um acréscimo de 200% em relação ao ano passado, quando apenas uma pessoa participou do protesto na feira. Estamos evoluindo! Além do que, o protesto continuará no final de semana, quando todos poderão participar (e após o qual disponibilizaremos a segunda parte desse artigo).
Bom, estendemos nossa singela faixa às 8 horas da manhã. Algumas pessoas já haviam chegado, mas o “grosso” do pessoal ainda estava por vir. Ficamos encostados na grade da entrada do Expocenter Norte, de frente com a saída principal do estacionamento, mas também com visibilidade para quem chegava à direita ou à esquerda. Eu e o Paulo ficamos na faixa, e o Pablo ficou atrás da câmera, registrando tudo e colhendo depoimentos.
A impressão que tive não foi das melhores. Sou péssima em estatística (aliás, estou em depê nessa matéria), mas creio que uns 80% dos líderes e seus acompanhantes nos olharam com desprezo, alguns com raiva, outros fingiam que não havia nada na sua frente. Dos 20% restantes, uns 10% nos cumprimentaram (um grande avanço, acreditem!), e os outros 10%, além de nos cumprimentar, demonstraram concordância com os dizeres da nossa faixa e camisetas. Alguns até se permitiram dar depoimentos pessoais, devidamente registrados pelo Pablo, e que estarão no ar nos próximos dias.
Uma senhora em especial me chamou muito a atenção pela forma como passou pela gente. O olhar dela sobre nós e sobre a faixa (não necessariamente nessa ordem) me fez sentir uma leprosa-marginal. Era um olhar de puro nojo com medo, como se fôssemos lhe fazer um grande mal. Talvez instintivamente, ela agarrou a bolsa com mais força. Houve outros olhares de desprezo, mas o daquela senhora foi especial para mim.
Algumas mulheres de líderes também foram um caso à parte, tamanha a arrogância que apresentavam. E tinha cada modelito de fazer o Victor Valentim morrer de inveja!
Aos poucos, passamos a dividir a calçada com os cabos eleitorais contratados pelos candidatos-pastores, que distribuíam “santinhos” dos seus candidatos aos líderes que chegavam ao local. Com o tempo, os seguranças do Expocenter Norte (ou da Expomamom, não sei bem) os retiraram, levando-os a ocupar uma “ilha” no meio da rua, e vieram conversar conosco, de modo que tivemos que deixar o conforto do encosto na grade e nos postar na beiradinha da rua (onde tiramos a foto), afinal, pelo menos a rua é pública. Calma, gente, ninguém atropelou nossos pés, embora uns táxis que estacionavam desembarcando líderes tenham chegado bem perto disso.
Muitos e muitos líderes, olhares e depoimentos depois, era por volta de 9:30h e estávamos já decidindo ir embora. De repente, como uma aparição, surgiu de um táxi o Pr. Silas Malafaia, o preletor da manhã. Surgiu à minha direita. Quando me voltei a ele, vi que estava com um olhar no mínimo atônito. Então começou a andar em direção à entrada. Ia passar por detrás da nossa faixa (lembrem-se, estávamos na beiradinha da rua), e então nos voltamos para ele e abrimos a faixa no meio da calçada, bem à sua frente, quase que barrando-lhe o caminho (o que seria meio impossível, pois a calçada é bem larga, mas…). Todos os olhares se dirigiram para o Malafaia: os nossos, os dos cabos eleitorais, os dos seguranças da Expo, os dos outros líderes que estavam também chegando. Então, o Malafaia soltou uma exclamação meio sem graça:
“Maravilha!”
E saiu andando rapidamente, até sumir de nossos olhares.
Em decorrência disso, o nome desse artigo, por sugestão do Paulo, seria “Silas Malafaia apóia a volta ao Evangelho puro e simples”. Seriiiiiiiiiaaaaa… até chegarmos em casa e lermos o resumo do culto, no site da Expocristã:
“A dupla Eduardo e Silvana cantou uma de suas músicas abrindo a pregação do pastor Silas Malafaia. Ele, primeiramente, falou sobre rumores de uma ‘nova reforma protestante’, fruto de uma reportagem publicada na Época. Ao comentar o assunto, disse que ficou indignado com a situação e denominou como ‘mediocres’ estes ministérios que, segundo ele, querem implantar essa nova ‘denominação’.” (grifo nosso)
Poxa, estávamos tão felizes, achando que o Malafaia seria mais um estendendo a bandeira da volta ao verdadeiro Evangelho de Cristo, e aí ele faz uma dessas… Nós sabemos que o pastor “não está nem aí para os críticos, hehehe“, porém fala deles programa televisivo sim, outro não, mas perder parte do tempo da pregação para chamar quem luta contra o mercantilismo gospel e outras heresias do nosso meio de “medíocres”, talvez tentando influenciar negativamente as demais lideranças que o assistiam, foi de lastimar.
Porém, vendo por outro lado, realmente estamos evoluindo! Pois o Ap. Estevam Hernandes disse que éramos insignificantes, e o Pr. Malafaia já nos promoveu a “medíocres”. Quem sabe num próximo protesto não passamos a ser “servos inúteis”? Não somos pokemóns, mas estamos evoluindo, glória a Deus!
Um tempo depois, fomos embora. Felizes, por termos conseguido, pela Graça de Deus, estar ali levando a mensagem da volta ao Evangelho de Jesus. Mas também muito tristes, pela arrogância e imaturidade espiritual demonstrada por muitos ali. Temos que lembrar que nesse evento só havia lideranças gospel, e alguns políticos, e a banda da polícia militar (quando chegou o ônibus deles, cheio de fardados, achei que finalmente ia andar de camburão). Se as lideranças agiram dessa forma, o que dirá seus liderados? Repetindo a pergunta que o Pablo fazia para estimular os depoimentos: “o que a frase da faixa tinha de tão negativo, a ponto de fazer algumas pessoas nos hostilizarem?”
Ainda não tenho essa resposta. Quem sabe no próximo domingo, quando estaremos de novo na Expomamom, mas dessa vez lá dentro, visitando os estandes da feira?
Autora: Vera Siqueira
Fonte: [ Uma estrangeira no mundo ]
4 comentários
Olha o número na entrada do portão... 333, eles estão se fazendo de meio besta... rss...
ResponderQual será a verdadeira indgnação diante da faixa se o que o protesto quer é a volta o evangelho puro e simples, motivo pelo qual cada um de nós devia entregar a nossa vida, e não ganhar a vida através dele...
Vou acompanhar as outras matérias!!
Que Deus os abençoe
Pris
Olá gente minha,
ResponderA internet é um espaço precioso onde podemos falar das verdades bíblicas e discutir diferentes pontos de vista!
[Idéias Protestantes] é um blog cristão com esse objetivo. Sem dispensar a seriedade na defesa do Evangelho, e, sobretudo, longe de se adaptar aos modismos e novidades do Cristianismo de entretenimento, o leitor obterá uma mistura bem balanceada de teologia, cultura, denúncia, cidadania e artigos devocionais. No [Idéias Protestantes], você fica sabendo da última novidade do absurdário gospel, mas também não falta material para edificação e reflexões sobre a vida cristã.
Seja nosso parceiro!
http://ideiasprotestantes.blogspot.com
[Idéias Protestantes]
Parabéns pela iniciativa, que Deus possa retomar o controle da Igreja Brasileira
ResponderA PAZ DO SENHOR MEU NOME E JANIO SOU DE GOVERNADOR VALADARES MG.EU QUERO PARABENIZAR ESTES IRMAOS QUE NAO TIVERAM TEMOR DE AXIBIR ESTA FAIXA NA EXPO MAMOM .INSPIRADOS POR ELES E POR AMOR A PALAVRA DA VERDADE EU E UM IRMAO NOS FOMOS NO MAIOR CONGRESSO QUE ACONTECE AQUI E GV CHAMADO LABAREDAS DE FOGO.NOS LEVAMOS UMA FAIXA COM O DIZERES.TEOLOGIA DA PROSPERIDADE TEOLOGIA DO ANTE CRISTO JESUS X MAMOM. CONFESSO QUE QUANDO CHEGUEI LA EU FIQUEI TEMEROSO NO COMEÇO MAIS DEPOIS DE ABRIR A FAIXA EU ME TRANQUILIZEI,TODOS QUE ENTRAVAM PARA O CONGRESSO LIAM. E.NOS ESPERAMOS ATE AS 11HORAS NO TERMINO PARA O MAIOR NUMEROS DE IRMAOS LESEM, ALGUMAS PESSOAS PERGUNTAVAM O QUE QUE ERA MAMOM A PAZ DO SNHOR CONTINUEM A DIVULGAR NA INTERNET OS ESCANDOLOS NO NOSO MEIO E QUE DEUS POSSA LEVANTAR PESSOAS COMO VCS AQUI EM GV FIQUEM COM DEUS,
ResponderPostar um comentário
Política de moderação de comentários:
1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com
2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.
3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.
4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.
Para mais informações, clique aqui!
Blog Bereianos!