Uma Igreja Carente, mas Fiel.

.
Por Renato Vargens

A Igreja Haitiana já era pobre, depois do terremoto de 12/01, se tornou mais pobre ainda.

Durante os dias que estive no Haiti pude verificar que dezenas de igrejas evangélicas foram completamente destruídas. Na verdade, vi pouquíssimas igrejas cujas construções não haviam sido danificadas pelo cataclisma de janeiro. Contudo, apesar da dor e do sofrimento proviniente do desastre, em nenhum momento vislumbrei qualquer tipo de reclamação ou murmuração por parte da Igreja Haitiana.

Confesso que estou impressionado com a forma com que os haitianos cultuam a Deus. Os louvores cantados em seus cultos em momento algum exprimem valores antropocêntricos. Não vi, nem tampouco presenciei canções que fazem alusão a prosperidade terrena. Além disso, não presenciei nos momentos de louvor com música, apologia a quebra de maldições e confissão positiva. Na hora das ofertas não vi ninguém incentivando o povo a ofertar tudo o que tinha em troca da unção dos últimos dias. Não testemunhei ninguém comercializando a unção da nobreza, nem tampouco observei pastores reivindicando titulos patriarcais.

Caro leitor, de fato a igreja haitiana é pobre, no entanto, apesar da sua imensa pobreza pude perceber que ela continua fiel ao seu Senhor, e que ao contrário de parte da igreja evangélica brasileira que é rica, mantêm-se firme não negociando os valores cristãos.

Pense nisso!

Renato Vargens
Fonte: [ Blog do autor ]

.
Imprimir ou salvar em PDF

4 comentários

Não duvido que os "fãs" da teologia da prosperidade vão dizer que a igreja lá é pobre justamente porque não crêem que Deus quer elas abundantemente ricas... infiéis! hehe, brincadeiras a parte, é bonito ver o quanto essas pessoas acreditam em Deus. Até mesmo sob esses problemas todos. Isso sim é fé. Abraços.

Responder

Graças a Deus, o nosso Senhor mantém o seu remanescente fiel. Que possamos seguir esse exemplo pela graça que nos foi dada!

Responder

Olá! Irmãos Bereianos, Graça e Paz...

Parabéns pela postagem, com certeza os irmãos do Haiti e de muitas outras regiões pobres, tem muito o que nós ensinar, no conceito de adorar a Deus e reconhecê-lo como Senhor absoluto e Soberano sobre as nossas vidas independente de quaisquer situação que estivermos vivendo. A diferença entre a adoração em uma igreja rica e uma igreja pobre,
não está necessariamente, no contesto da riqueza ou na falta dela; mas sim nos conceitos da tradição da sociedade em que ela "igreja" está inserida. Se sou pobre no meio de ricos, ou se sou pobre no meio de pobres, ai sim, saberei se a minha fé, será pura ou influenciada pelas circunstâncias.
Amados, tomei a liberdade de colocar o seu blog na lista dos meus favoritos, e o baner no meu post. Ok?
Deus abençoe a todos da equipe...

Responder

Obrigado por ter me enviado este artigo no meu e-mail, estava precisando ouvir falar da Igreja do Senhor Jesus , mesmo que seja lá no Haiti, está difícil ouvir o nosso "evangelho brasileiro", salvo um ou outro , a coisa está ficando feia.

Um abraço,

Iveraldo Pereira.

Responder

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!