Caio Fabio afirma que a Bíblia não é a palavra de Deus!

.

Por Ruy Marinho

Nesta semana tomei conhecimento de um video polêmico de Caio Fabio, contendo afirmações assombrosamente heréticas. O mesmo afirmou, além de várias discrepâncias, que "A Bíblia não é inerrante", que "em dois mil anos de história, ninguém leu a Bíblia tendo Cristo como chave hermenêutica", que "é um livro do homem" e por fim que "ela não é nem um livro de Deus." Veja abaixo:



Não me surpreende tais afirmações de Caio. Uma pessoa que defende o aborto, o homossexualismo, abre as portas para o adultério e, por fim, distorce os textos bíblicos para pregar uma filosofia liberal antibíblica, esperar que ele defenda a Bíblia como a inerrante palavra de Deus? Seria no mínimo incoerência acreditar nisso! 

Espantosamente Caio Fabio alega que ninguém, absolutamente, leu a Bíblia tendo Cristo como chave hermenêutica. Logo, deduzimos então que somos todos analfabetos teológicos! Afinal, se há dois mil anos ninguém teve um conhecimento correto de Cristo através da Bíblia, qual Jesus seguimos então? Qual evangelho foi pregado à nós? Agostinho, Lutero, Calvino, os Puritanos, Spurgeon, Martyn Lloyd-Jones, dentre tantos outros grandes teólogos da história estão equivocados? Somente Caio Fabio possui o conhecimento correto de Jesus nas escrituras? 

Na verdade, Caio Fabio deu um tiro no próprio pé e prova que nunca leu as Escrituras tendo Cristo como "chave hermenêutica"! Pois, ao afirmar que a Bíblia não é inerrante, vai contra o que o próprio Cristo defende! 

Jesus referiu-se ao Antigo Testamento como sendo a Palavra de Deus e afirmou que a mesma não pode falhar: "Se ele chamou deuses àqueles a quem foi dirigida a palavra de Deus, e a Escritura não pode falhar," ( Jo 10:35) e disse que "até que o céu e a terra passem, nem um i ou til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra. Aquele, pois, que violar um destes mandamentos, posto que dos menores, e assim ensinar aos homens, será considerado mínimo no reino dos céus; aquele, porém, que os observar e ensinar, esse será considerado grande no reino dos céus." (Mt 5:18-19), e ainda: "Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim." (João 5:39). Cristo falou aos fariseus e escribas sobre seus dias que eles vinham "invalidando a palavra de Deus pela sua própria tradição" (Mc 7:13). Jesus chamou a atenção para a Palavra de Deus escrita quando repentinamente afirmou "Está escrito" (Mt 4:4,7-10). Esta frase aparece mais de noventa vezes no Novo Testamento, sendo assim uma forte indicação da autoridade divina da Palavra de Deus escrita.   

Se Cristo é a "chave hermenêutica" para a interpretação Bíblica e, Ele próprio afirma a infalibilidade das Escrituras, logo, a Bíblia é inerrante! 

Enfatizando a inerrância da Palavra de Deus, Paulo acrescentou: "Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra." (2 Tm 3:16-17). Embora tenham sido homens que escreveram as mensagens, Pedro fala que "nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação; porque nunca, jamais, qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo" (2 Pe 1:20-21) e afirma que "a palavra do Senhor, porém, permanece eternamente. Ora, esta é a palavra que vos foi evangelizada" (1Pe 1:25). O autor de Hebreus referiu-se às Escrituras como "a Palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração" (Hb 4:12). 

Os reformadores intensamente defenderam as Escrituras como única regra de fé e prática. Calvino afirmou que a Bíblia é o único escudo para proteger do erro[1], que a autoridade da Bíblia provém de Deus [2], que a Bíblia é superior a qualquer sabedoria humana[3] e que as Escrituras são a verdade de Deus e perpétua lembrança, nelas se ouvem as próprias palavras de Deus [4]

A Confissão de Fé de Westminster, em seu primeiro capítulo que trata sobre as Escrituras, afirma:  I. Ainda que a luz da natureza e as obras da criação e da providência de tal modo manifestem a bondade, a sabedoria e o poder de Deus, que os homens ficam inescusáveis, contudo não são suficientes para dar aquele conhecimento de Deus e da sua vontade necessário para a salvação; por isso foi o Senhor servido, em diversos tempos e diferentes modos, revelar-se e declarar à sua Igreja aquela sua vontade; e depois, para melhor preservação e propagação da verdade, para o mais seguro estabelecimento e conforto da Igreja contra a corrupção da carne e malícia de Satanás e do mundo, foi igualmente servido fazê-la escrever toda. Isto torna indispensável a Escritura Sagrada, tendo cessado aqueles antigos modos de revelar Deus a sua vontade ao seu povo. (Sal. 19: 1-4; Rom. 1: 32, e 2: 1, e 1: 19-20, e 2: 14-15; I Cor. 1:21, e 2:13-14; Heb. 1:1-2; Luc. 1:3-4; Rom. 15:4; Mat. 4:4, 7, 10; Isa. 8: 20; I Tim. 3: I5; II Pedro 1: 19.)

V. Pelo testemunho da Igreja podemos ser movidos e incitados a um alto e reverente apreço da Escritura Sagrada; a suprema excelência do seu conteúdo, e eficácia da sua doutrina, a majestade do seu estilo, a harmonia de todas as suas partes, o escopo do seu todo (que é dar a Deus toda a glória), a plena revelação que faz do único meio de salvar-se o homem, as suas muitas outras excelências incomparáveis e completa perfeição, são argumentos pelos quais abundantemente se evidencia ser ela a palavra de Deus; contudo, a nossa plena persuasão e certeza da sua infalível verdade e divina autoridade provém da operação interna do Espírito Santo, que pela palavra e com a palavra testifica em nossos corações. (I Tim. 3:15; I João 2:20,27; João 16:13-14; I Cor. 2:10-12.)
 

A Declaração de Chicago, uma importante confissão de fé sobre a Inerrância da Bíblia ocorrida em 1978, nos diz que: "A autoridade das Escrituras é um tema chave para a igreja cristã, tanto desta quanto de qualquer outra época. Aqueles que professam fé em Jesus Cristo como Senhor e Salvador são chamados a demonstrar a realidade de seu discipulado cristão mediante obediência humilde e fiel à Palavra escrita de Deus. Afastar-se das Escrituras, tanto em questões de fé quanto em questões de conduta, é deslealdade para com nosso Mestre. Para que haja uma compreensão plena e uma confissão correta da autoridade das Sagradas Escrituras é essencial um reconhecimento da sua total veracidade e confiabilidade."

A Bíblia é a inerrante Palavra de Deus, pois ela foi escrita por homens inspirados pelo Espírito Santo. Como afirma Norman Geisler: "Se é inspirada, é inerrante, pois Deus não erra! A inerrância é uma decorrência lógica da inspiração. Porque inerrância significa verdade total, sem erros. E o que Deus profere (inspira) tem de ser completamente verdadeiro e sem erros (inerrante)."[5] 

Lamento que Caio Fabio tenha confundido e enganado muita gente com as suas filosofias liberais antibíblicas, "desencaminhando" da graça o povo que o segue. Agora, distorcer e desmerecer a Bíblia e afirmar que a mesma não é a palavra de Deus, é a certeza de que Caio se afastou - e muito - do verdadeiro e inerrante evangelho de Cristo!

Para finalizar, deixo abaixo um excelente video de Augustus Nicodemus Lopes, onde é dissertado sobre a inerrância da Bíblia.

Sola Scriptura! 

Ruy Marinho
.



Notas:
1 - CALVINO, João. As Institutas Vol. I. Casa Ed. Presbiteriana. São Paulo, 1985. P. 80.
2 - CALVINO, João. As Institutas Vol. I. Casa Ed. Presbiteriana. São Paulo, 1985. P. 81.
3 - CALVINO, João. As Institutas Vol. I. Casa Ed. Presbiteriana. São Paulo, 1985. P. 88.
4 - CALVINO, João. As Institutas Vol. I. Casa Ed. Presbiteriana. São Paulo, 1985. P. 81. 
5 - NORMAN GEISLER E THOMAS HOWE - Manual Popular de Dúvidas, Enigmas e Contradições da Bíblia, Editora Mundo Cristão. São Paulo, 1999.    

Fonte: [ Bereianos
.
Imprimir ou salvar em PDF

15 comentários

agora eu quero v se o danilo do geniza vai fala alguma coisa, pq quando s trata do caio, pra ele é a mesma coisa de um deus.

Responder

Olá Ruy, apesar das heresias que o Caio falou no vídeo (e que muita gente ingeriu numa boa), eu cheguei a ver uma entrevista dele no Genizah, em que desmente as afirmações de apoiar a união homossexual (disse que nunca realizaria um casamento entre pessoas do mesmo sexo) e por aí vai...Ou o cara falou sério ou é um tremendo de um mentiroso, apesar de conhecer pouco desta polêmica sobre ele, que parece vem de muito tempo...
Graça e Paz do Senhor!

Responder

Quem dá ouvidos ao Caio Fábio se torna como ele: arrogante, ignorante e cego.

...enquanto isso, o que nós temos feito para, através de nossas vidas, anunciar a autoridade e verdade da Palavra de Deus?

...enquanto o Caio continua sua prosopopeia flácida para acalentar bovinos, o que nós temos anunciado? Um Evangelho transformador, onde escolhemos morrer para que nossos vizinhos e amigos Vivam, ou um movimento que se diz palavra de Deus (God'spell) mas que não sepulta o velho homem?

...de nada, ou muito pouco, adianta reclamar do Caio e do Danilo que critica o "comércio da fé" mas que lucra com as propagandas em seu site, de nada adianta reclamar disso, se pouco ou mesmo nada fazemos para sermos testemunhas do Evangelho transformador que dizemos crer que sejam as Escrituras.

Não estou afirmando que qualquer leitor aqui não faça nada, nem mesmo conheço a vida de cada leitor, apenas afirmo que a melhor forma de defender o chamado "Evangelho Puro e Simples" é VIVENDO, se esforçando para ser a benção que o mundo tanto anseia ver.

"Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;"
Jesus em João 5:39

Edinelson F. Lopes
Ministério Fogo para Missões
BlogFpM

Responder

Excelente refutação dos equívocos que o Caio Fábio anda propagando por aí. Oremos para que ele reveja suas posições e retorne à boa e sã Palavra expressa nas inerrantes escritura inspiradas pelo Espírito.

Jairo da Matta - RJ

Responder

O sr Caio Fábio nunca se converteu ao Evangelho; nunca teve uma experiência com Cristo. Na verdade, ele é um "MUTRETÓLOGO". Para quem não sabe, Caio sempre tentou antropologizar a Bíblia. No seu livro "NOVOS MINISTROS PARA UMA NOVA REALIDADE", Caio se enche de admiração por Dietrich Bonhoeffer um teólogo alemão do cristianismo sem religião, ou seja, da interpretação não religiosa do cristianismo, que serviu de base para os teólogos que criaram a "teologia da morte de Deus"

Absorvendo a cosmovisão secularizante de Bonhoeffer, Caio propõe um rebaixamento da teologia claramente e exclusivamente fundamentada nas Escrituras por uma maneira de ver a vida fundamentada nas ciências humanas seculares. Caio sempre propôs trocar a ótica teológica pela antropológica. Somente os cegos não vêem, mas as mensagens de Caio embora aparentemente se baseiam num texto bíblico, estão sempre recheadas de filosofias e ciências humanistas. Há uma terrível inversão metodológica: em vez de transformar a cultura humana partindo da teologia bíblica, Caio faz exatamente o contrário, quer transformar a teologia bíblica partindo do contexto cultural - filosófico - científico do momento.

Saibam de uma coisa: Quem quiser contextualizar a Bíblia ao contexto imediato em que está vivendo (e sempre foi isso que Caio fez) vai ter que abandonar a interpretação literal das Escrituras que tem princípios claros e literais mandando não se conformar ao contexto deste mundo (Rom 12:1). Enfim,Caio nunca me enganou, sempre foi um modernista liberal.

Responder

Esse senhor, que prefiro omitir seu nome, devia procurar outra coisa para fazer. Sem autoridade, uma vez que ele mesmo se contradiz em tudo quanto já escreveu, tanto nos discursos, como na vida pessoal. Vive às custas dos leitores que compram seus livros que, com declarações como essas, são enganosos. Portanto, quer aparecer, e acha quem o veja.

Responder
Danilo Ribeiro mod

Paz do Senhor =
Lamentável isso que o caio fábio disse
ou Ele precisa nascer de novo ou ele está apostatando da fé-
faz o seguinte -
convida o caio fabio para participar do Curso Fiel de Liderança - e só acessar a Editora Fiel - lá tem um Estudo ótimo do Pr. Rev.Augusto Nicodemos sobre a inerrância da Bíblia - depois desta do caio fabio - ele pode rasgar e queimar todos os livros escritos por ele - mais uma coisa - ele precisa iniciar um curso de discipulado urgente. o incrivel pr. Wilson , e que poucos blogs estão comentando sobre este assunto - só porque é o caio fabio né, se fosse o Silas Malafaia,Valdomiro , etc ai sim - tudo "mundo estava comentando"- boa atitude sua. Devemos estar do lado da Biblia - Palavra viva e eficaz
Deus te abençoe

Responder

eu postoei lá no genizá o link pra vê s agora ele ia fazer gozação ou apologética com humor porem, ele continua na mesma fala mau de todos contudo, só fala de quem ele não tem rabo preso. Quando vejo a pastucada q o geniza faz com todos , mesmo quando s trata desses q ele tem como inimigo sendo perseguido (como a cassação do diploma de psicologia de malafaia) o geniza destroi, mas agora s cala. Isso nunca foi apologetica, essa balança de duas medidas q desagrada a a Cristo.

Responder

Ruy

Me ajude, com todo respeito ao comentários contrários, mas Caio não desmereceu a palavra, pelo contrário, exaltou Jesus com a Palavra de Deus, o Logos, ora assim não testifica em toda a escritura acerca do Filho de Deus.

A escritura não é o testemunho do Filho Eterno.

Muita coisas do AT realmente não caiu obsolescência, não caducou na expressão do livro aos Hebreus.

Isto posto, é impossível obedecer o livro de Levítico e obedecer os ensinos registrados em Mateus.

São contraditórios, nesse sentido Jesus é a expressão exata de Deus conforme diz em Colossences.

Assim eu entendi o vídeo do Caio Fábio.

Responder

Entendi dessa maneira também irmão Mário. Ele falou sobre a cronologia desarrumada, sobre pulos de personagens principais e sobre a maneira dos adeptos de hermes estudar a bíblia. Não desfez em nenhum momento das escrituras sagradas. Só enalteceu o autor e consumador da nossa fé como sendo a palavra de Deus, por isso entendo a palavra pela encarnada de Deus.

Responder

Mauro e Emanuel, eu penso exatamente como vocês, não tem nada de heresia nas sábias palavras do Caio.

Responder

prefiro seguir homens como jonathan edwards ,charles espugeon esse cara nao tem nada de cristao as pessoas ficam se focando nesse cara ele nem naceu de novo vai entende ele é muito inteligente mai de sabio nao tem nada

Responder

Eu penso como Caio Fabio, isso desde criança, mesmo não sabendo tudo que sei agora aos 30 anos de idade. Certamente não sou liberal antibíblica. E quando a inerrância Bíblia, ele é inerrância no sentido, naquilo que ela quer transmitir e não no sentido matemático da coisa. É só pensar um pouco que se chegar a resposta. Será que é tão difícil entender isso. Meu Deus!

Responder

Quando alguém, por meio do que foi adquirido em Seminários, mais tarde, pela ,mídia, depois sendo aplaudido pelo povão,portas abertas para pregar em quase todas as denominações, com exceção as sectárias, cai, é excluído, passa a atacar a tudo e a todos, inclusive a Bíblia, o que esperar de uma pessoa nessa condições?

Responder
Anônimo mod

14 Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade.

Responder

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!