A religião é a raiz de todos os males?

.
Por Tim Keller

"Os regimes comunistas da Rússia, da China e da Camboja no século XX rejeitaram toda e qualquer religião e crença em Deus... Essas sociedades eram racionais e laicas, mas todas produziram uma violência maciça contra a população mesmo sem influência da religião. Por que?... quando desaparece a noção de Deus, a sociedade 'transcendentaliza' outra coisa, outro conceito, a fim de parecer moral e espiritualmente superior. Os marxistas transformaram o Estado em um ente absoluto, enquanto os nazistas fizeram o mesmo com a raça e o sangue. Mesmo os ideais de liberdade e igualdade podem ser usados dessa forma para justificar a violência contra os oponentes...

As sociedades que se despojaram de todo tipo de religião foram tão opressoras quanto as que se embeberam dela. Só nos resta concluir que existe um impulso violento tão profundamente enraizado no coração humano que ele se expressa independentemente das crenças presentes em qualquer sociedade, seja ela socialista ou capitalista, religiosa ou laica, individualista ou hierárquica. No final das contas, a existência de violência e espírito belicoso em uma sociedade não refuta, obrigatoriamente, as crenças prevalentes em tal sociedade."


- Tim Keller em A Fé na Era do Ceticismo, respondendo a acusação de que "a religião é a raiz de todos os males".

Fonte: Sandro Baggio, via Facebook
.
Imprimir ou salvar em PDF

1 comentários:

A religião do homem que se fez deus através do Marxismo e todas as religiões do mundo possuem algo em comum. Esse algo é a busca humana pelo divino. Tal busca vai sempre esbarrar em um totem literário, para não dizer um mero delírio psicológico, que é o próprio indivíduo ou outro indivíduo, partido político ou uma outra criatura qualquer.

Parabéns por divulgar tal livro, meu irmão. Que Deus o abençoe.


JOÃO EMILIANO MARTINS NETO

Responder

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!