Deus ou Tirania

.


Platão era um pagão. Ele não sabia nada sobre Moisés, nem, obviamente, sobre Cristo. Platão era também um grande filósofo - talvez o homem mais brilhante que jamais viveu. Seu extenso conhecimento incluía um entendimento claro do curso da história. De uma maneira não-cristã ele reconheceu uma tendência à deterioração - tanto em indivíduos como em governos, e os livros VII e IX da sua República mostram a inevitabilidade da tirania e da ditadura.

O cristão com a luz da revelação de Deus pode ver com mais clareza do que Platão. A Bíblia nos ensina que "o Senhor reina; tremam os povos" (v. Sl 99:1). Que "Deus é o Rei de toda a terra" (v. Sl 47:7). E que "Ele remove os reis e estabelece os reis" (v. Dn 2:21). Quando Deus é reconhecido no governo, então o povo tem certos direitos inalienáveis - direitos que o governo não conferiu e portanto, não pode tirar. Quando Deus é reconhecido no governo, os governantes são limitados por um poder superior, o Rei dos reis e Senhor dos senhores, e sua vontade arbitrária será restringida. Mas quando uma nação, seu povo e seus governantes, se esquecem de Deus, eles não reconhecem nenhum poder superior.

Os direitos humanos são vistos como privilégios concedidos pelo Estado, e portanto, o estado pode tirá-los. Quando Deus é destronado o Estado se torna supremo e o governo se torna totalitário. E isso é tirania. Mesmo que os governantes sejam selecionados pelo povo, ainda é tirania.

A garantia dos direitos humanos, a preservação da liberdade religiosa, a liberdade do totalitarismo só pode ser garantida com princípios cristãos de governo. Nós devemos reconhecer, acreditar e adorar a Deus. Não existe nenhuma outra forma de restringir o desejo pelo poder. Rogamos a você para que adore a Deus por meio de Jesus Cristo para a sua própria salvação do pecado e do inferno. Rogamos a você também que adore a Deus por meio de Jesus Cristo pelo bem da nossa nação.

Deve haver um governo. Alguém deve governar. Mas os homens devem ser governados por Deus, ou serão governados por tiranos¹.

__________
Notas:
[1] Este é um artigo dos textos não publicados do Dr. Gordon Clark, e não deve ser considerado como sua posição definitiva sobre o este tópico específico. Esses textos estão sendo disponibilizados com fins educativos. Para conhecer as posições oficiais do Dr. Clark consulte seus escritos publicados.

***
Autor: Gordon Clark
Fonte: Gordon Clark Foundation
Tradução: Thiago McHertt
Via: Veritas
.
Imprimir ou salvar em PDF

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!