No
cenário evangélico pentecostal e neopentecostal, existe uma crença muito
“popular” de que a oração na madrugada é “mais forte” do que a oração feita em
outros períodos do dia. Muitos cristãos afirmam categoricamente que na
madrugada a “fila é menor” para se falar com Deus, uma vez que são poucos os
que mantêm certo hábito de orar nesse período que se dá entre a meia noite e o
amanhecer. Em vista disso, pela “fila ser menor” na madrugada, Deus responde as
orações de forma mais rápida nas mais variadas bênçãos pedidas. A razão de Deus
abençoar mais rápido àqueles que mantêm este hábito ou disciplina de oração,
dizem os pastores e cristãos pentecostais e neopentecostais, é porque está
declarado em Provérbios 8.17 que “Deus” ama
os que o amam, e os que de madrugada o buscam o acharão. (ARC)
Quanto
ao horário específico para as orações na madrugada variam. Muitos cristãos
gostam de orar às 3:00 horas. Entretanto, a maioria crê que um dos melhores
horários para se orar é a partir da meia noite. Para ratificar esta ideia [de
que a oração na madrugada é “poderosa”], os cristãos recorrem também a outro
texto da Escritura, dessa vez descrito no Livro de Atos 16.25-26. É relatado
que Paulo e Silas, por pregarem o Evangelho na cidade de Filipos (At 16.11-24)
foram presos. No cárcere, por volta da meia noite, é dito que Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a
Deus, e os demais companheiros de prisão escutavam. De repente, sobreveio
tamanho terremoto, que sacudiu os alicerces da prisão; abriram-se todas as
portas, e soltaram-se as cadeias de todos. (ARA) Portanto, o texto de
Provérbios 8.17, juntamente com Atos 16.25-26 é a “base” de que oração na madrugada
é eficaz, pois desemboca em bênçãos extraordinárias e instantâneas, como foi no
caso de Paulo e Silas.
Não
obstante, o meu intuito neste artigo não é declarar através de argumentos
hermenêuticos e teológicos que a oração no período da madrugada, independente do
horário específico, seja errada nem, tampouco, pecado. Claro que não! Pelo
contrário, como cristãos, devemos estar orando diariamente, constantemente. A
comunhão com Deus que decorre de uma vida de oração é fundamental e necessária
em todos os horários do dia! Portanto, quero enfatizar neste artigo (1) a
interpretação correta dos textos supracitados em contraste com a interpretação
equivocada feita por muitos pastores e cristãos sinceros, por sinal; e (2)
destronar o misticismo da crença popular evangélica pentecostal e neopentecostal
de que a oração ou a madrugada possui algum tipo de poder ou fluir especial do
qual emana as bênçãos divinas instantâneas.
Explanação
Será,
então, que Provérbios 8.17 e Atos 16.25-26 corroboram a oração na madrugada e o
horário da meia noite como algo “mágico” e “poderoso” como afirmam muitos
pastores e cristãos? Vejamos:
Análise de texto
Provérbios 8.17 – Eu amo os que me amam, e os que de madrugada me buscam o acharão...
(ARC)
A
sabedoria é um dos principais temas no livro de Provérbios. Do capítulo 1.8 até
9.18, vemos um esboço compilado de conselhos breves e diretos que expressam a
sabedoria divina e eterna. O objetivo destes conselhos divinos, todavia, é
levar o leitor a refletir em como aplicá-los nas diversas situações da vida
obedecendo-os.
Nos
capítulos 8 e 9 a sabedoria é atribuída aos homens. No capítulo 8 “ela está
disponível para os mais simples (8.2, 5), mas também é profunda: se o próprio
Deus não fez nada sem sabedoria (8.22-31), quem somos nós para tentar orientar
as nossas próprias vidas sem ela?”1 Personificada como uma mulher no
capítulo 8, a sabedoria, agora, no capítulo 9, “é contrastada com a mulher
louca. Elas têm métodos similares, pelo fato de que ambas se assentam nos
lugares mais conspícuos da cidade (8.2-3; 9.3, 14) e convidam os simples (8.6;
9.5, 16). A sabedoria oferece recompensas que são mais valiosas do que qualquer
tipo de riqueza (8.10-11, 18-19), ao passo que a mulher louca recomenda a
doçura das “águas roubas” e a suavidade do pão comido às ocultas (vs.17). As
consequências conectadas com estas escolhas são completamente opostas. Os
convidados da Sabedoria recebem muitas bênçãos (8.34-35), mas os que se voltam
para a loucura perecem e estão nas profundezas do inferno (vs.18).”2
Via
de regra, o capítulo 8 descreve a excelência da sabedoria. O trecho que vai dos
versículos 14-21 realça não os beneficiados (vs.14-17) e as bênçãos (18-21) de
buscar a sabedoria, mas, contudo, a própria sabedoria. Os pronomes pessoais – eu e me,
e o pronome possessivo meu, são
enfáticos e se referem à sabedoria. Entretanto, o seu amor é experimentado
pelas bênçãos de quem a recebe (vs.18-21). Quanto às bênçãos da sabedoria,
certamente elas são de caráter material (3.16; 22.4) e espiritual, embora o
aspecto espiritual predomine. Acerca do caráter espiritual das bênçãos da
sabedoria, Derek Kidner ressalta que
Se os homens em posição de autoridade (vs.15-16) precisam de sabedoria, é visando a justiça, e não as vantagens. Se ela confere riquezas (vs.18), estas se vinculam com a honra e a justiça (embora justiça possa ter seu significado secundário, “prosperidade” no versículo 18, forçosamente tem seu sentido primário e moral no versículo 20). O versículo 19 deixa a questão fora da dúvida, e vai ainda além dos versículos 10-11. A sabedoria não somente é excelente do que o ouro, assim como a fonte toma procedência sobre o produto; o próprio produto (fruto) da sabedoria é melhor do que o ouro.3
Diante
disso, a expressão eu amo os que me amam descreve
simplesmente o amor que a sabedoria possui por aqueles que a amam, buscam e
desfrutam de suas bênçãos. Provérbios 8.17 não faz menção alguma da oração na
madrugada e, tampouco, apoia a crença mística de que, na madrugada, a fila para
a oração é menor e que ela possui um poder maior e mágico em relação à oração
feita no dia e que Deus a responde de modo rápido. Por outro lado, a sabedoria
tem a ver com a graça de Deus, ou seja, é o próprio Jesus, o qual se declarou
como a encarnação da sabedoria divina (Mt 11.19; Lc 11.49-51; Jo 6.35; 1Cor
1.24-25; Pv 2.4-5; 3.13-15). Um das melhores traduções para Provérbios 8.17,
contudo, seria – Eu amo os que me amam;
os que me procuram me acharão (ARA), excluindo, assim, o substantivo
feminino madrugada. As outras
traduções similares também são a da Almeida Século 21, da NVI e da BJC.
Análise de texto
Atos 16.25-26 – Por volta da meia noite, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a
Deus, e os demais companheiros de prisão escutavam. De repente, sobreveio
tamanho terremoto, que sacudiu os alicerces da prisão; abriram-se todas as
portas, e soltaram-se as cadeias de todos. (ARA)
Paulo e Silas foram para a cidade de Filipos evangelizá-la,
permanecendo lá por alguns dias (16.11-12). Através da pregação de Paulo e de
seus auxiliares e companheiros de viagem – Silas, Timóteo e Lucas, uma mulher,
vendedora de púrpura, chamada Lídia foi convertida pelo Senhor (16.14-15). O
evangelismo ocorreu por toda a cidade. Por conseguinte, quando estavam indo
orar em certo local, Paulo e seus companheiros se depararam com uma jovem
possessa de um espírito de adivinhação que os seguiam já por alguns dias
importunando-os com gritos (16.17). Simon Kistemaker afirma que é provável que
os gritos da moça fizeram com que muita gente se reunisse e ouvisse Paulo e
seus amigos. Todos podiam ouvir a mensagem de salvação. Mas os contínuos gritos
da moça passaram a ser um estorvo para o apóstolo na pregação do evangelho, e o
transtorno o perturbou de maneira tal que ele teve de intervir e se dirigir ao
demônio que habitava a moça.4 Desse modo, Paulo exorciza a jovem e
ela fica liberta da atuação demoníaca em sua vida (16.16-18).
No entanto, aquela jovem, antes de ser liberta das garras de
satanás, era explorada e trabalhava como adivinha para pessoas que lucravam com
o misticismo que predominava em Éfeso (16.16). Sendo assim, quando Paulo
exorcizou o espírito que dominava aquela jovem pitonisa, exorcizou também a
fonte de renda daqueles que a exploravam,5 e presumimos que ela
recebeu o dom da salvação e se tornou membro da igreja filipense.6
Em vista disso, sendo levados às autoridades da cidade de Filipos pelas pessoas que exploravam a jovem, Paulo e Silas foram presos (16.24). Então, perto da meia noite, enquanto oravam e louvavam a Deus, ocorre um terremoto e a prisão em que estavam é destruída. Deus intervém poderosamente neste evento singular na história para um duplo propósito: libertar Paulo e Silas da prisão e converter o carcereiro e sua família (16.27-35).
Assim como em Provérbios 8.17, Atos 16.25-26 também não sustenta o misticismo de que a oração à meia noite ou perto dela desemboca em bênçãos instantâneas e extraordinárias. O texto não ensina que a oração ou o horário próximo à meia noite é um tipo de receita mágica para que ocorram os “terremotos da libertação onde as cadeias da nossa vida ruem”, conforme pressupõe os pentecostais e neopentecostais em sua maioria, claro, com algumas exceções. O propósito da intervenção sobrenatural de Deus através deste um terremoto foi (1) Libertar Paulo e Silas para que estes pudessem evangelizar as regiões ainda não evangelizadas (veja At 16.6-12) e (2) que através desta intervenção miraculosa de Deus o carcereiro, espantado, e sua família, pudessem ouvir o evangelho através de Paulo cressem e fossem salvos, o que, de fato, ocorreu (At 16.27-34). Contudo, não estou dizendo também que Deus não possa intervir soberanamente de forma imediata na vida de um cristão que ora de forma sincera na madrugada à meia noite. Deus pode, sim, contanto se for de sua vontade (1Jo 5.14-15), abençoar um cristão em 24 ou 48 horas após uma oração feita na madrugada, por exemplo. Porém, isso não é uma regra normativa de Deus onde ele sempre abençoa os que oram na madrugada ou por volta da meia noite.
Assim como em Provérbios 8.17, Atos 16.25-26 também não sustenta o misticismo de que a oração à meia noite ou perto dela desemboca em bênçãos instantâneas e extraordinárias. O texto não ensina que a oração ou o horário próximo à meia noite é um tipo de receita mágica para que ocorram os “terremotos da libertação onde as cadeias da nossa vida ruem”, conforme pressupõe os pentecostais e neopentecostais em sua maioria, claro, com algumas exceções. O propósito da intervenção sobrenatural de Deus através deste um terremoto foi (1) Libertar Paulo e Silas para que estes pudessem evangelizar as regiões ainda não evangelizadas (veja At 16.6-12) e (2) que através desta intervenção miraculosa de Deus o carcereiro, espantado, e sua família, pudessem ouvir o evangelho através de Paulo cressem e fossem salvos, o que, de fato, ocorreu (At 16.27-34). Contudo, não estou dizendo também que Deus não possa intervir soberanamente de forma imediata na vida de um cristão que ora de forma sincera na madrugada à meia noite. Deus pode, sim, contanto se for de sua vontade (1Jo 5.14-15), abençoar um cristão em 24 ou 48 horas após uma oração feita na madrugada, por exemplo. Porém, isso não é uma regra normativa de Deus onde ele sempre abençoa os que oram na madrugada ou por volta da meia noite.
Conclusão
Não há em toda a Escritura um horário específico de oração
que Deus tenha determinado ser “especial”, onde responde com bênçãos extraordinárias
e instantâneas, e que a fila para a oração seja menor na madrugada. Antes,
vemos que Deus nos orientou em sua palavra que devamos praticar a oração de
forma constante, sem cessar, como uma disciplina devocional em nossa vida (1Ts
5.17). Isso, portanto, pode e deve ser feito em qualquer horário. O poder não
está na oração e no horário em que são feitas, mas no Deus que ouve e
responde as orações em bênçãos espirituais e, também, materiais. A oração é um
meio de graça que Deus nos proporcionou para nos mantermos em comunhão profunda
com Ele. O cristão que não vive em oração não vai desfrutar das bênçãos da
oração. A oração nos desapega das coisas supérfluas desse mundo, nos leva cada
vez para mais perto de Deus e nos faz desfrutar da alegria da salvação em
Cristo Jesus. Que possamos “viver” em oração!
__________________
Notas:
1.
Bíblia de Estudo Palavra Chave – Hebraico e Grego. Notas de Rodapé, pág
679-680.
2.
Ibid.
3.
Derek Kidner. Provérbios. Introdução é Comentário – Vida Nova, pág 75.
4.
Simon Kistemaker. Atos, volume 2, pág 133.
5.
Hernandes Dias Lopes. Atos, pág 305.
6.
Simon Kistemaker. Atos, volume 2, pág 133.***
Fonte: Bereianos
.
9 comentários
Excelente interpretação. Eu oro na madrugada porque para mim o horário é mais tranquilo e o silêncio me ajuda. Nunca duvidei que Deus me ouve a qualquer momento. Obrigado
ResponderBenção eu comparo a aração da madrugada como o jejum tiramos tempo para nos privar do alimento para consagrar a Deus.na madrugada nos privamos do sono para buscar a Deus..
ResponderDiscordo da questao de orar de madrugada ser exposta como se fila fosse menor, devemos orar de madrugada pq ha um sacrificio, é claro que devemos estar sempre em espirito de oraçao, mais quando nos levantamos de madrugada ha um sacrificio estamos nos esforçando para buscar cada vez mais intimidade com DEUS. Coisa que durante o dia é facil, pois nos estamos acordados não preguiça, o corpo não pede para fikar na cama. ja durante a noite é mais dificil de se levantar pois o espirito quer DEUS e a carne quer dormir. entao o significado de orar a noite é sacrificio por amor ha DEUS. Amém. minha opinião como SERVA DO SENHOR.
ResponderNão concordo com a expressão sobre a fila ser menor na madrugada, mesmo porq, não é bíblico, e a igreja de Cristo não se concentra em um unico lugar, mas em cada parte dessa terra, onde muitos, seja por aflições, ou qualquer outra necessidade, invocam a Deus em nome de Jesus, com sinceridade de coração, aos quais o Pai ouve conforme a Sua vontade.
ResponderNão diga que a fila é menor não... Assim você está diminuindo Deus, que coisa de fila é essa estas querendo dizer que para falar com Deus precisa se formar uma fila? Estas esquecendo de que Ele é onipresente.
ResponderAmigos, não precisa senha alguma para falar com Deus.
ResponderNão existe essa de fila menor ou maior.
Deus não olha para o horário das orações, Deus olha sim, para a atitude que temos diante das adversidades apresentadas no nosso quotidiano, a fidelidade no falar, no agir, no caminhar.
tal como Jejum, acordar a madrugada e buscar a Deus também é um sacrifício e e´verdade que é um horário muito calmo e bom para não nos distrairmos na hora de orarmos ao Pai.
Deus é um Deus de ordem e não coabita onde existe a desordem. Ainda que todos estejam a orar no mesmo horário e ao mesmo tempo, Ele é Omnisciente e Omnipotente.
Graça e Paz
Quando leio esse site vejo que tudo que sabia era errado. E agora a estou reaprendendo!
ResponderQuando leio esse site vejo que tudo que sabia era errado. E agora a estou reaprendendo! Menina dos Olhos do Pai
ResponderOlá a Paz! Sou Pentecostal desde o berço, e aonde eu congrego nunca nos foi ensinado isso. Somos comparados aqui aos Presbiteriano por outras cidades, porque dizem que somos frios e etc. Nunca vi meu pastor ensinar isso, e nem ensinar que orar no monte nos deixa perto de Deus, entre outras coisas.
ResponderGostei muito do estudo. Enfim do Site todo
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