Por que Deus não pode Sonhar?

.

Por Gustavo Silveira

Nos últimos anos tenho observado que existe uma idéia propagada no meio evangélico que se refere aos “sonhos de Deus”.

Talvez este texto se torne extenso pela necessidade de se expor algumas verdades.

Começamos a analisar sobre o que é um sonho e suas formas de ser.

Do ponto de vista Neurológico: É a prova real de atividade cerebral enquanto um ser humano dorme. No inicio de seus estudos, Sigmund Freud (pai da psicanálise) utilizava-se de uma técnica chamada hipnose para perscrutar as causas raiz dos problemas de seus pacientes. Com o passar do tempo, aprimorando as técnicas de averiguação, esta técnica foi descartada, pois Freud observou que os sonhos dos seus pacientes eram uma forma mais eficaz de se chegar há algumas conclusões sobre cada caso. Ele conclui que os sonhos são uma porta de acesso do inconsciente para o consciente.

Em um primeiro momento já descartamos uma das possibilidades de o todo poderoso sonhar.

Ele não dorme! ... ”é certo que não dormita e nem dorme o guarda de Israel” (Sl 121.4)

Se o Senhor não dorme, então não sonha.

Do ponto de vista humano: Existe aquele sonho que chamamos de desejo, algo que almejamos muito e por vezes é impossível de ser realizado. Mas há também aquele sonho que com muita luta e esforço poderá ser realizado. Muitos de nós homens sonhadores (e é assim que devemos ser) nos pegamos sonhando acordados.

Mas será possível aplicar esta realidade ao Deus Criador? Aquele que tudo sabe? Tudo vê? Tudo pode?

A resposta é Não! Em todos os textos bíblicos em que fala da vontade do Senhor para o homem, em nenhum momento está se refere a um sonho.

...”Bem sei que tudo podes e nenhum de seus planos (e não sonhos) pode ser frustrado” (Jó 42.2)

...“Porque eu bem sei os pensamentos (e não sonhos) que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperai” (Jeremias 29.11)

...“Vós não me escolhestes a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos designei (não sonhei), para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda”. (João 15.16).

- Notas entre parênteses inseridas pelo autor.

Queridos leitores, escrevo este texto para dizer que é um erro grave dizer que Deus tem um sonho para alguém. Nas igrejas tem se cantado, tem sido pregado sobre “os sonhos de Deus” lamento informar que esta idéia não passa em um crivo teológico partindo-se de uma exegese bem feita.

Alguém pode perguntar agora, e eu? Como fico?

Acalme-se! Deus não tem sonhos para você! Mas têm planos, pensamentos, propósitos, designos, e projetos como vimos nos textos acima o que é bem diferente de um “sonho”.

Concluindo: A figura “sonho” é de porte humano e não podem ser aplicados a Deus.

Desafio a qualquer teólogo, aspirante, profeta, pregador, falador de Deus, bispo, padre, frade, papa, pastor, semideus etc..., a provar que estou errado.

Ajudo-os ainda dizendo que existe um termo teológico que poderia dar a entender que dizer que “Deus Sonha” é uma forma poética de se expressar. O termo é “Antropomorfismo”, mas já lhes digo que não se aplica ao todo poderoso criador quando traz o sentido de degradação.

Antropomorfismo é uma forma de pensamento que atribui características ou aspectos humanos a Deus e só se aplica quando o Senhor é exaltado. Quando dizemos que ele sonha certamente não estamos dando o devido tratamento.

Portanto sugiro que os ministros de hoje revejam os seus conceitos e parem com essa discrepância. Cante e pregue de acordo com o que diz as sagradas letras.

Pensamento:
“Os sonhos de Deus jamais vão morrer por que jamais vão nascer, não existem!”

Fonte: [ Sociedade Calvinista ]
.
Imprimir ou salvar em PDF

7 comentários

muito bom o texto muito bem elaborado e explanado!

Responder

Ótimo o o texto, está bastante fundamentado nas escrituras sagradas, sem deixar margem para questionamentos.

Responder
Anônimo mod

Muito bom o texto. A tempos eu tenho essa idéia comigo e queria expressá-la; hoje a li e estou satisfeitíssimo. Bom seria se esta mensagem fosse mais divulgada para alertar e ensinar pregadores e compositores de hinos. Os homens sonham acordados porque não podem realizar tudo o que pensam; Deus pode reealizar tudo o que quer porisso não sonha. Há sonhos provenientes de Deus que o homem sonha, por isso as vezes a palavra "sonhos de Deus" pode ser usada; mas nunca Deus vai sonhar.
Parabens pela mensagem!

Responder
Anônimo mod

Amei não,tinha duvidas que Deus não sonha,mas é sempre bom aprender mas.

Responder

Já amei o nome de seu blog: Bereianos ! A Igreja de Bereia é um grande exemplo ! Porque ela estudava a palavra e por isso não era enganada por essas frases que inventam no meio Cristão ! Quem já se viu ! Deus sonhar ! Muito bom você lembrar-nos, pensei até em postar em meu blog sobre isso tbm ! Deus te abençoe !

Responder

Muito bom...e não precisa desafiar ninguém apenas ensine humildemente.

Responder

Q bom saber. Como aprendemos errado graças a Deus por esse esclarecimento.

Responder

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!