Qual a diferença entre o batismo e o ser cheio do Espírito?

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Por John MacArthur Jr.

À medida que mantenho o diálogo com os carismáticos e estudo seus escritos, torna-se mais evidente que eles estão confusos a respeito do batismo do Espírito, que insere o cristão no corpo de Cristo, e da plenitude do Espírito, que produz a vida cristã eficaz (ver Ef 5.18 — 6.11).

Charles e Frances Hunter, por exemplo, dirigem estudos que ensinam as pessoas a serem batizadas com o Espírito Santo. Charles Hunter escreveu:

Imagine-se na posição de alguém a quem ministramos. Eis como levamos as pessoas ao batismo: “Vocês estão a ponto de receber o que a Bíblia designa batismo com o Espírito Santo ou o dom do Espírito Santo. Seu espírito, do mesmo tamanho de seu corpo, está prestes e ser enchido completamente com o Espírito de Deus; e, como Jesus ensinou, vocês falarão uma língua espiritual, quando o Espírito Santo lhes conceder”[1].

Em primeiro lugar, o conceito de que o espírito de uma pessoa possui o mesmo tamanho do corpo é absurdo. O espírito, por ser imaterial, não possui tamanho.[2] Em segundo lugar, e mais importante, Hunter menciona o batismo com o Espírito Santo e a plenitude do Espírito Santo como se fossem idênticos. Eles não são iguais.

A revista Pentecostal Evangel (Evangelho Pentecostal), das Assembléias de Deus (nos Estados Unidos), têm publicado, há décadas,um credo junto ao expediente semanal que afirma, em parte: “Cremos... [que] o batismo no Espírito Santo, de acordo com Atos 2.4, é outorgado aos crentes que o pedem”. No entanto, Atos 2.4 simplesmente diz: “Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem”. Em todo o capítulo 2 de Ato, nada sugere que os crentes pediam o Espírito Santo.

Atos 2.1-4 ensina duas verdades diferentes. No Pentecostes, os cristãos foram batizados com o Espírito Santo no corpo de Cristo. Em seguida, o Espírito Santo encheu os crentes para que dessem um testemunho miraculoso — a capacidade de falar em outras línguas. Desde aquele momento, os crentes têm sido batizados com o Espírito Santo, pelo Senhor Jesus Cristo, no momento da conversão. Como somos enchidos? Quando nos rendemos ao Espírito, que já está em nós, temos acesso ao poder e à plenitude do Espírito. Paulo disse aos crentes de Éfeso que se mantivessem cheios do Espírito como um padrão de vida (Ef 5.18).

Em nenhuma passagem da Escritura, o cristão é ensinado a ficar quieto e esperar o batismo. Também não encontramos na Bíblia a ordem para nos reunirmos com um grupo de pessoas que nos ensinem a falar em línguas. Os cristãos são admoestados a manterem-se cheios do Espírito, mas isso não é o mesmo que esperar o batismo no Espírito. Existe um método simples para você conhecer a plenitude e poder do espírito Santo em sua vida: obedecer ao Senhor. À medida que crescemos na obediência à palavra de Deus, o Espírito de Deus o enche e energiza nossa vida (v. Gl 5.25).

Os crentes não foram apenas colocados em Alguém (Cristo), eles são habitados por Alguém (o Espírito Santo). Por sermos cristãos, temos o Espírito Santo; nosso corpo é o tempo dEle (1 Co 6.19). O próprio Deus vive em nós (2 Co 6.16). Todos os recursos necessários encontram-se em nós. A promessa do Espírito Santo já nos foi cumprida. A Bíblia é totalmente clara nesse ponto. Não existe nada mais pelo que devemos esperar. A vida cristã consiste em render-nos ao controle do Espírito, que já se encontra em nós. Fazemos isso por meio da obediência à Palavra (Cl 3.16).

É significativo que os escritores carismáticos não são todos unânimes a respeito de como os crentes devem receber o batismo do Espírito. Por que essa confusão e contradição? Por que os escritores carismáticos não citam a Bíblia com clareza e permanecem no que ela afirma? A razão por que nenhum escritor carismático permanece no que as Escrituras afirmam é que a Bíblia nunca nos diz como proceder para recebermos o Espírito Santo; ela tão-somente informa aos crentes que eles já estão batizados com o Espírito.

Uma das maiores realidades da vida cristã está contida em duas declarações breves e completas: uma, de Paulo; a outra, de Pedro:

“Também, nele, estais aperfeiçoados” (Cl 2.10).

“Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade” (2 Pe 1.3).

Como? Mediante “o pleno conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor” (2 Pe 1.2). É inútil procurarmos o que já nos pertence.

_________________________
Notas:
[1] Hunter, Charles. Receiving the baptism with the Holy Spirit. Charisma, July 1989, p. 54.
[2] Por que Hunter acredita que conhece detalhadamente o espírito das pessoas? Ele escreveu: “Em 1968, vi meu espírito saindo do corpo; ele era idêntico ao corpo; até o rosto era o mesmo. A exceção é que eu podia enxergar através do meu espírito, pois ele era como uma névoa ou nuvem fina” (Ibid.). Hunter comete o erro típico dos carismáticos, o erro de extrair doutrina de sua experiência.

Fonte:
O Caos Carismáticos, John MacArthur Jr., Editora Fiel, págs. 254-256.

Extraído do blog: [ Blog dos Eleitos ]

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3 comentários

O artigo de MaCarthur n interage com a teologia sobre o caso e como sempre se espelha nos fanaticos ensinadores de tecnicas para batismo com o ES, mas sabemos que isso n é a teologia sobre do assunto. Se formos olhar apenas os exageros ninguem escapa nem pentecostal, nem reformado. dizer que no Penetecostes aconteceram 2 fatos, com base em que? Publiquei no meu blog algo sobre o assunto, o link é BATISMO COM O ESPIRITO SANTO.

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Após 14 anos no movimento pentecostal, algumas questões começaram, a surgir em minha mente! Primeiro, que examinando o atual movimento, com o dia de Pentecoste, não vemos muito relação entre ambos. No dia de Pentecostes, as pessoas falavam como o Espírito lhe concedia que falassem. E as nações ali presentes,ouviu-se falar das grandezas de Deus em sua língua nativa. O apóstolo Paulo, depois que ficou sabendo que em Samaria, o evangelho tinha chegado, foi ter com os irmãos, perguntando: "Recebestes o Espírito quando crestes? Sendo respondido negativamente.(At.19.2ss). Os Irmãos em Samaria, nem sabiam que existia o Espírito Santo, que depois da imposição das Mãos dos Apóstolos, "caiu" sobre eles. A Missão do Espírito é convencer,o homem do pecado, do juízo e da justiça, e quando cremos é por que o Espírito começou a sua obra de convencimento. " A minha maior indagação, não é distinguir Batismo com plenitude, pois aquele que são batizado com o espírito santo, dão prova disso, produzindo o fruto do espírito, pois senão, qual seria a razão de ser "batizados com ou no Espírito Santo!

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Em tempo: Leia-se Éfeso, onde está escrito Samaria (At.19.2).

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