Coram Deo: A essência da vida Cristã

.

Por Judiclay Santos


Coram Deo é uma expressão teológica em latim cunhada no século XVI no contexto da Reforma Protestante. Mas a final de contas, o que significa Coram Deo? O conteúdo teológico por trás desta expressão é profundo e tem como objetivo primário promover a consciência de que a vida cristã é, essencialmente, viver na presença de Deus. O termo Coram Deo significa, literalmente, “diante Isso da face de Deus”. pode parecer uma novidade para alguns ou uma obviedade para outros, mas o fato é que essa questão é o coração da vida cristã. Como disse R.C. Sproul: “A grande idéia da vida cristã é Coram Deo. Coram Deo capta a essência da vida cristã. Esta frase literalmente se refere a algo que ocorre na presença de, ou perante a face de, Deus. Para viver coram Deo é preciso viver uma vida inteira na presença de Deus, sob a autoridade de Deus, para a glória de Deus”.

No catolicismo medieval era muito comum a ideia de compartimentar a vida entre o sagrado e o profano; entre o religioso e o não religioso. A distorção da verdade promoveu um tipo de espiritualidade empobrecida e esquizofrênica que não conseguia conectar a mensagem do evangelho com a vida. Foi contra esse sacrilégio que os reformadores protestaram afirmando que todos nós vivemos na presença de Deus. Portanto devemos viver para glória de Deus por meio do que somos e do que fazemos. Como ensinou o apóstolo Paulo: “Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus”. (1 Co 10.31)

A compreensão desse princípio basilar tem sérias implicações.

(1) Coram Deo é um incentivo a integridade moral. A consciência de viver diante do Deus santo serve como encorajamento a uma vida santa e piedosa. “Esta é a coisa fundamental, a mais séria de todas: que estamos sempre na presença de Deus”, ensinava Martin Lloyd Jones.

(2) Coram Deo é um incentivo a integridade vocacional. Não existe uma vocação que não seja sagrada. Kuyper esclarece: “Onde quer que o homem esteja, seja o que for que faça, ou no que aplique a sua mão, na agricultura, no comercio, na indústria, ou sua mente, no mundo da arte, e ciência, ele está, seja onde for, constantemente diante da face de Deus, está empregado no serviço de Deus, deve obedecer estritamente a seu Deus e acima de tudo deve ter como alvo a gloria de Deus.”

***
.
Imprimir ou salvar em PDF

3 comentários

Achei fantástico essas informações.
Gloria a Deus, quero viver Coram Deo.

Responder

Que maravilha. Excelente comentário... Parabéns.

Responder

Coram Deo, tem que ser a essência da vida daquele que foi resgatado por Cristo. Tudo está diante Dele (Rm 11:36), não há nada oculto aos olhos do Criador - "E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes, todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar.
Hebreus 4:13 ARC

Responder

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!