Fábrica de loucos

.
Esta semana tomei conhecimento de um dado estatístico assustador: 70% dos pacientes internados em manicômios do Brasil são de origem evangélica. Sinceramente, perdi o chão. Que a religião pode ser um fator que contribui para o desequilíbrio psíquico, ao mesmo tempo que pode constituir um espaço confortável para desequilibrados mentais, eu já sabia, o que não sabia era que a contribuição evangélica para este desastre fosse tão acentuada.

A razão para esse trágico dado passa pela teologia, pela liturgia, e principalmente pelo compromisso do resgate de um Cristianismo mais bíblico, emoldurado pela Verdade escrita e não pela “verdade” sensitiva. Já não é de agora que denominações inteiras cultivam e estimulam um emocionalismo barato, sem o menor temor de rotular suas práticas ao “mover do Espírito Santo”. Com isso, transformam suas reuniões e grandes encontros num autêntico espetáculo do circo dos horrores, com gente caindo pra todo lado, tremendo, correndo, saltando e expressando sua insanidade em gargalhadas descontroladas, tudo isso sob a bandeira de um suposto “avivamento espiritual”. O mais preocupante em todo esse processo é a falta de alguém lúcido e psicologicamente são, que seja capaz de sugerir um exame criterioso das Escrituras.

A espiritualidade cristã jamais será moldada por qualquer geração doente. A chancela do que é saudável e do que é doentio é dada pelo próprio Cristo, por Seu ensino e exemplo. A tentativa de desenvolver uma espiritualidade vinculada à cultura ou às tendência de qualquer desequilibrado que aparece, contando uma visão ou uma revelação, só contribui para aumentar o número dos que dão entrada em clínicas psiquiátricas em meio a verdadeiros surtos psicóticos. O pior de tudo isto é que ninguém fala absolutamente nada.

É bem provável que a causa deste silêncio seja o despreparo teológico da maioria e a construção de certos paradigmas podres. Um deles é relacionar o estudo teológico à falta de unção. Com todo respeito, não há estupidez maior do que esta. Na verdade, é a resistência ao texto que colocou o movimento evangélico no Brasil e no mundo sob suspeita.

Uma rápida leitura dos Evangelhos, deixará em qualquer leitor minimamente atento, a real impressão de que o ministério de Jesus foi reflexivo. Ele nunca tencionou provocar transes e catarses. Suas mensagens e ensinamentos tinham o objetivo de fazer sua audiência pensar. Logo, embarcando na boléia de Jesus, Sua espiritualidade tinha um caráter mais cognitivo do que sensitivo, por isso Ele foi chamado de Mestre.

Já estou antevendo os comentários que chegarão: “O intelectualismo é morte”; “a letra mata”; “a teologia não presta pra nada”… Mas, vou correr o risco e fazer uma colocação final.

Todo cristão precisa estar comprometido com Cristo e o seu ensino. Nenhuma manifestação que escape ao escrutínio bíblico e não faça parte das práticas pessoais de Cristo e dos apóstolos, merece ser considerada, sequer analisada como possivelmente legítima, sob o risco de se abraçar a loucura ao invés da fé. Pense nisto!

Sola Escriptura!

Pr. Weber
Fonte: [ Pastoreando com o coração ]
.
Imprimir ou salvar em PDF

8 comentários

Anônimo mod

O fato de tantos evangélicos estarem em manicômicos talvez possa ser explicado com o texto de Mateus 12:43-45 "E, quando o espírito imundo tem saído do homem, anda por lugares áridos, buscando repouso, e não o encontra.
Então diz: Voltarei para a minha casa, de onde saí. E, voltando, acha-a desocupada, varrida e adornada.
Então vai, e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele e, entrando, habitam ali; e são os últimos atos desse homem piores do que os primeiros".

Grande Abraço,

Leandro Oliveira

Responder

Irmaõs Bereianos a paz do Senhor....

Este assunto é muito sério, eu conheço esta estatística já a algum tempo, e pude comprovar pessoalmente este problema no evangelismo; uma certa mãe me disse: Os medicos proibiram o meu filho de participar de cultos evangélicos, porque estava atrapalhando o tratamento psiquiátrico.
Quanto aos comentários contrarios; irmãos, não temas. Disse Jesus: Eu para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo a aquele que é da verdade ouve a minha voz. (Jo-18:37b).
Deus te abençoe.........

Responder

A fonte dessa pesquisa e confiavel ?

Responder

SaBE por que existem muitos evangélicos em manicomios?
Porque durante muito tempo em suas vidas foram dirigidos por líderes totalmente loucos, verdadeiors napolões e hitlers.

Responder

Amado irmão,
gostaria muito de ver seu comentário neste post: http://diariodoppastor.blogspot.com/2010/04/ado-ado-ado-moda-e-ser-desigrejado.html

Estou ansioso para saber o que você pensa sobre o assunto.
Tá dando o que falar.
Paz.

Responder
Anônimo mod

Amigos, aos que dizem que são sábios se tornam loucos.
O que tem danificado a mente das pessoas não são os estudos teológicos e o adiquirir do conhecimento, mas sim pregações carregadas de emocionalismo, e sentimento desmedido, onde se você não pular, chorar e gritar ou cair você é considerado frio na fé.
campanha de batalhas espirituias
por pessoas com ZERO de conhecimento bíblico.

“O intelectualismo é morte”?; “a letra mata”?.

Afinal, isso não está correto?

Temos que morrer para nossos conceitos pré formados por uma cultura religiosa doutrinária corrupita que desde o III século
vem usando "Deus" para aprisionar as pessoas e a tornarem escravas de um sistema de pensamento, infelizmente os "evangélicos" não evoluiram na fé para se libertar desses dógmas
Está na hora de parar de crer em Deus, mas passar a compreende-lo,
com o coração aberto, e só conseguiremos isso através da evolução da nossa conciência.

"Conhecereis a verdade e ela vos libertará"

"Meu povo perece porque lhe falta conhecimento"

"Julgai todas as coisas, retenha o que é bom e afasta-te do mal"

Grande Abraço a todos
Pablo Maranho

Responder

A fonte dessa pesquisa é confiável? [2]

Responder

Pessoal,

estou pesquisando sobre a fonte desta pesquisa para verificar a veracidade.

Em breve postarei aqui o resultado.

Obrigado pela participação de todos!

Responder

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!