Por que eu não fiz uma tattoo

.
.
Por Rev. Allen Porto


Durante algum tempo, na adolescência, eu tive dois desejos: fazer uma tatuagem e colocar um brinco. Para uns, algo banal; para outros, um escândalo, eu sei… Mas foi assim.

Meus pais seguraram a minha onda, que nunca foi lá muito forte. Sempre que eu mencionava a idéia, a minha mãe soltava uma frase do tipo “não vai fazer isso…” e desconversava. Meu pai, volta e meia, olhava alguém de brinco e demonstrava grande surpresa. Eu entendia o recado.

Por algum tempo eu sosseguei o coração com o sonho de uma liberdade futura: “Quando eu for maior de idade, poderei fazer minhas escolhas e mandar ver na body art”. Mas algo engraçado aconteceu: eu fiz 18, e nada de tattoo. Fiz 19, sem brinco. Fiz 20, e o corpo permanecia intacto. Hoje tenho 29, e continuo clean: virei um “careta” assumido.

Por que eu não fiz uma tatuagem? Por que não furei a orelha? Talvez você espere uma grande justificativa teológica, que afirme ser pecado marcar o corpo, ou algo nessa linha. Não vou por aí. Não creio que o gesto de fazer um desenho no corpo seja pecaminoso em si (acredito que há circunstâncias nas quais isso se torna pecado).

Minha escolha por permanecer ileso se deu na base de um uso responsável da liberdade. Com 18 eu ainda tinha idéias típicas de um garoto, mas sabia que decisões maiores, com implicações para o futuro, deveriam ser bem pensadas – algumas, postergadas. À medida que o tempo passava, percebi que fazer qualquer das marcações — orelha ou pele em geral — poderia fechar algumas portas para o meu contato com as pessoas. Eu estava entrando na vida ministerial, e entendi que seria mais proveitoso permanecer sem marcas, a fim de evitar quaisquer barreiras que pudessem ser criadas. Eu, que possuía liberdade para me marcar, preferi não fazê-lo. Para alguns, isso é a perda da liberdade; para mim, é o verdadeiro desfrute dela.

Creio que essa é a lógica do apóstolo Paulo, ao afirmar que se fez “tudo para com todos” (1Co.9.22). Ele abriu mão de desfrutar muitas práticas, para não criar barreiras ao evangelho e complicar a sua vida.

O meu caminho não é a regra. Você não precisa tomar a mesma decisão que eu diante de tais escolhas. O meu ponto é que precisamos de um uso da liberdade que perceba o impacto de nossas decisões no futuro, bem como o seu efeito sobre aqueles que nos cercam. As aplicações são diversas.

Comigo foi a tatuagem. Com você, pode ser aquele post no facebook. Você tem liberdade para escrevê-lo, mas provavelmente o melhor uso de sua liberdade é usar o a tecla delete.

Em uma cultura na qual liberdade cada vez mais se mescla com irresponsabilidade, precisamos de mentes livres que demonstrem o quão mais saudável e belo é ser responsável.

PS: Quem sabe na velhice não rola uma tatuagem? =)

***
.
Imprimir ou salvar em PDF

3 comentários

muito bom o post. Gostei!

Responder

Bem o que aconteceu comigo. Já estou com 40 e nada de Tatoo 😄

Responder

Estou pensando em fazer uma tatoo, mas como músico da igreja também pensdo assim Rev., pois para alguns sou formador de opinião.
Muito boa sua explanação sobre esse assunto.

Responder

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!