Lançamentos "Profético$" do século 21.

.

Texto base: Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. 2Tm 4.3,4


Nos últimos anos o mercado gospel está sendo invadido uma série de novos lançamentos, modismo, doutrinas e modas muito interessantes. A moda que eu quero abordar no presente artigo passo a chamar de “Lançamentos Proféticos” para, por assim dizer, formalizar dentro de uma só família vários termos sufixados ao bel prazer como profético. Desta forma generalizo em um só grupo termos como: dança profética, adoração profética, geração profética, pulseiras proféticas, louvor profético e por aí vai...

Com absoluta sinceridade nunca tive plena compreensão da razão da utilização deste termo sufixador. E, portanto me emprego a entender melhor o que é um profeta e o que verdadeiramente vem a ser uma profecia. Ao meu entender profeta é, genericamente, aquele que fala por Deus. Isto é: O que enuncia a Palavra de Deus.

Aprofundando-se apenas um pouco mais no significado do termo sabemos também que profeta é o que possui o dom ministerial de profeta ou o dom carismático de profecia. Embora este seja outro assunto, sublinho aqui a diferença entre o dom de profeta e o dom de profecia. O primeiro é ministerial, a grosso modo, este ministério é caracterizado por uma profunda desaprovação do pecado. O profeta é aquele que “sente o coração de Deus” e fala contra a imundícia no mundo e principalmente dentro da igreja, alertando os crentes a se manterem fiéis à simplicidade do puro evangelho. O segundo é o que revela os “oráculos” de Deus. Ele trás revelações na forma de edificação, consolo e exortação à igreja ou a indivíduos. E sempre sob impulso do Espírito Santo. A parte ativa, de falar, é a de Deus e a passiva, de ouvir e transmitir a mensagem, é a do profeta. É importante ressaltar que nenhuma profecia pode contradizer ou acrescentar a Bíblia, pois Deus não se contradiz.


Definido o que é profeta e profecia, minha questão se aprofunda em torno dos Lançamentos Proféticos. O que vem a ser uma dança profética? O que vem a ser um louvor profético? Para que servem pulseiras proféticas? Como é essa tal de geração profética? Devo dizer que tais termos são no mínimo estranhos ao povo de Deus, pois em toda a história da Cristandade não tenho notícia da utilização dos tais.

O que há de especial e diferente entre louvor profético e louvor? Seria este novo lançamento um “plus” do antigo? Talvez uma versão melhorada pronta para vender milhões de CDs, DVDs, roupas, etc. Na verdade me preocupa muito mais esta idéia vendida, do que propriamente o suporte em que elas se encontram. Existe neste movimento, embutido, uma ideologia de que o novo é superior ao antigo, as velhas “maneiras de adorar” e de ser igreja estão superadas. Ou seja, cada vez mais se distanciam da pureza do evangelho e da tradição dos apóstolos.

Este modismo tem implicações ainda mais graves, como é o caso do famigerado “Ato Profético”, que nada mais é que um princípio de feitiçaria dentro da igreja. Coisa abominável ao Senhor. Este tópico em particular merece um artigo todo dedicado a ele. Talvez no futuro venha a escreve-lo. Para resumir o tal do ato profético pode-se dizer que são espécies de simpatias gospel, Com utilização de objetos materiais, ações esquisitas em horários esdrúxulos, etc.. Crê-se que o ato profético chama a atenção de Deus (como se Ele não fosse onisciente) e com isso atrai o seu favor. O que é evidentemente uma afronta a Palavra de Deus já que subestima-se o poder da oração simples e pura. A noção de que existe necessidade de o homem fazer algo para alcançar a Deus é completamente anti-bíblica, pois o que temos de Deus é de GRAÇA.

Que darei eu ao SENHOR, por todos os benefícios que me tem feito? Sl 116.12

A única conclusão que posso chegar com esse vento “profético” é que ele está longe da vontade de Deus. São meras desculpas para carnalidades e desapego ao estudo diligente da Palavra. Tenta trazer para dentro da igreja a mágica pagã e com isso impressionam a muitos. Trata-se de um fábula do fim dos tempos um fruto de apostasia. Uma apostasia perigosa já que vem mascarada de avivamento, algo que já podíamos prever visto que como JESUS PROFETIZOU:

Porque se levantarão falsos cristos, e falsos profetas, e farão sinais e prodígios, para enganarem, se for possível, até os escolhidos. Mc. 13.22

A mais perigosa apostasia é aquela que se transfigura em avivamento.

Fonte: http://bibliaberta.blogspot.com
.

Imprimir ou salvar em PDF

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!