Silas Malafaia x G12. Enfim, a resposta!

.

Por Ruy Marinho

No último dia 6 de setembro, o Pastor Silas Malafaia se pronunciou em seu programa de TV sobre as "supostas" afirmações de que o mesmo faz parte da doutrina G12. Tal afirmação partiu-se logo depois que fora anunciado a "junção" entre os dois pastores (Silas e René), junção esta noticiada no site oficial de René Terra Nova (Clique aqui para ver a matéria).

Veja as afirmações de "defesa" do Silas Malafaia no vídeo abaixo:


.
Silas Malafaia, em sua defesa de participar do G12, foi muito genérico na resposta, fez comparações com pastores os quais ele "anda" e que possui outras linhas teológicas para sustentar a sua "junção" com René Terra Nova. Porém, ele se concentrou mais em "bombardear" os que o criticaram por causa desta ação, com palavras ofensivas e de desprezo generalizadas, mostrando assim um certo nervosismo, desequilíbrio intelectual e despreparo apologético em sua defesa. Ele disse: Eu não vou viver o tempo todo dando respostas a crentes medíocres, com todo respeito, meninos que são levados por qualquer vento.
.
No vídeo acima o Pastor Silas diz o seguinte também:
.
Tudo que você ouvir de alguém faça isso: 

1º - Duvidar - será que e verdade o que estão falando? 
2º - Criticar - quem é essa pessoa? O que estão falando? Cade as provas? Procede?
3º - Determinar - Isso é verdade, isso não é verdade, isso eu não sei.

Malafaia nos orienta a fazer estas três etapas, porém ao ver o seu vídeo vejo claramente que ele não faz o mesmo. Ele nem ao menos se preocupou em comentar as "análises" feitas por todos aqueles que criticaram essa nova "junção" entre ele e René. Seria pelo motivo de Malafaia ser o centro da crítica? 
.
Ora sr. Silas, claro que todos os que comentaram sobre a sua "junção" com René Terra Nova fizeram isso que o sr. recomenda. Todos duvidaram, criticaram e determinaram conforme você orienta. Porém, não teremos nenhuma dificuldade em fazer novamente "este procedimento" para comprovar que realmente a "sua teoria" é correta.


Vejamos as "provas":
Notícia divulgada pelo site oficial de René Terra Nova.

Terra Nova e Malafaia, pela unidade do Reino, fazem Congresso em Brasília.

Em primeira mão para o site do MIR, o Apóstolo Terra Nova dá entrevista sobre seu encontro com o Pastor Silas Malafaia. Resultado de jejum e oração, esse encontro é um marco para uma mudança no Brasil, em 2008, e prova que Deus começou a mover os céus da Nação. Durante a conversa, falaram sobre assuntos como vida pessoal, Visão Celular e diferenças ministeriais, acertaram pendências e provaram, mais uma vez, que Jesus Cristo sempre prevalece.

Ap. Terra Nova:

No dia 19 de Abril de 2000, fiz uma oração em público, em Porto Seguro, quando o assunto polêmico sobre a Visão fervilhava nos arraiais da Nação. Claro que o meu temperamento domado ajudou muito a evitar uma colisão e eu orei com mais de 5000 líderes naquele dia, e pedi a Deus uma mudança radical daquela fala e daquele sentimento que estava sendo lançado sobre nós, e o Brasil é testemunha que eu pedi a aproximação de Silas na Visão. Ora, eu sou representante da Visão, eu sou um dos líderes principais da Visão no Brasil, e, justamente em 2008, quando sinalizamos todos os cumprimentos da nossa profecia, Deus provoca este encontro. O mundo espiritual é extremamente organizado e tudo ao tempo do Senhor é formoso e perfeito. Acredito que fechou um ciclo e abriu-se um novo, e este tempo novo só vai saber ler quem se deixou ser alfabetizado para este novo momento.

Fonte: http://www.mir12.com.br (Site Oficial de René Terra Nova)

Veja outro vídeo onde mostra a "junção" entre Malafaia e Terra Nova em outro congresso (CIMEB):

.


Veja agora a postura "antiga" de Silas Malafaia sobre o "método G12":
.


Não vou comentar sobre às práticas de René Terra Nova, pois todos já conhecem suas "proezas neopentecostais, judaizantes e mercantilistas".

Silas Malafaia foi um dos pastores que defendeu fortemente que o "método G12" não procede de Deus e que é maligno. No vídeo acima (postura antiga contrária o G12) disse que o método é antibíblico e que utiliza parâmetros de Budismo (proibição de se comunicar com os outros participantes do encontro, levando assim ao "nobre silêncio", etc), técnicas de Seisho-No-ie (sutra-sagrado = escrever todos os seus erros e queimar na fogueira), terapias de vidas passadas que é o Espiritismo, ocultação e proibição de divulgar sobre o encontro, pressões psicológicas, técnicas de auto-sugestão e lavagem cerebral (repetir várias vezes as palavras, cantar várias vezes a mesma música, repetir tremendo, etc), quebra de maldições hereditárias (a Cruz de Cristo não é suficiente), cura interior (técnicas de psicoterapia, musicoterapia, etc.),
regressão na cura interior (ir até o ventre, etc.), necessidade de "perdoar até Deus", entre várias outras coisas.

Isto posto, veja o que Silas Malafaia falou agora neste vídeo recende onde ele defende sua "junção" com René Terra Nova:
"Tenho uma facilidade para andar e para relacionar com pessoas que pensa diferente como que eu penso. René terra nova é um homem de Deus tanto quanto eu. Ele prega o evangelho como eu prego, que ele ama o reino de Deus como eu amo. Ele não precisa abrir mão de uma vírgula de suas posições para andar comigo e eu não preciso abrir mão de uma vírgula do que penso do G12 para andar com ele. Homens de Deus maduros sabem andar com pessoas diferentes. Jesus não se relacionava com gente igual. Jesus escolheu 12 apóstolos diferentes e não iguais. Eu me relaciono com pastores presbiterianos, batistas e neopentecostais. Todos eles creem que Jesus é o salvador, que a Bíblia é a inerrante palavra de Deus, nós nos diferenciamos de métodos, mas somos todos participantes do mesmo reino."

Ora, Malafaia afirma estar "andando" com René Terra Nova (inclusive dividindo congressos, palestras, programas de TV, etc.) e também afirma que René Terra Nova é um "homem de Deus", que "prega o Evangelho como ele prega" e que o René "não precisa abrir mão de nenhuma vírgula de suas posições sobre G12 para andar com ele".

Então, um homem que é percussor do movimento de visão celular, um homem que em seus "encontros" propaga às práticas de métodos de Budismo, técnicas de Seisho-No-ie, terapias de vidas passadas que é o Espiritismo, ocultação e proibição de divulgar sobre o encontro, pressões psicológicas, técnicas de auto-sugestão e lavagem cerebral, regressões, quebra de maldições hereditárias, cura interior com psicoterapias, entre várias outras coisas, segundo Malafaia, é um "homem de Deus"?

Como pode um "homem de Deus" possuir tais práticas? Como pode alguém "andar junto" (dividir púlpito em congressos, igrejas, palavras, etc) com alguém que pratica tudo isso? Que ecumenismo louco é esse?

Jesus escolheu sim 12 apóstolos, cada um diferente do outro. Porém os mesmos só exerceram seus ministérios após uma preparação intensiva com Jesus. Não teve nenhum apóstolo que pregou heresias! Jesus andava com pessoas diferentes e pecadoras, porém após esse contato elas se convertiam (ou não). Jesus se "relacionava" com os fariseus para confrontá-los com a verdade, porém não vemos na Bíblia nenhuma passagem dizendo que Jesus "compactuava" com eles. Se relacionar com pastores que tem diferenças doutrinárias teológicas não vem ao caso. Até porque o problema não é "relacionar-se", mas "andar juntos" (o mesmo que compactuar com as práticas do oposto), inclusive no sentido de dividir púlpitos em congressos, Igrejas e programas de TV.

Temos que nos relacionar com os pecadores e com àqueles que estão no erro, justamente para "corrigi-los" com amor e mansidão e não para "compactuar e aceitar" com às heresias que os mesmos pregam. Afinal, a Bíblia nos ensina isto: "Prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina." 2 Tm 4:2 (grifo meu) "Porque existem muitos insubordinados, palradores frívoros e enganadores, especialmente os da circuncisão. É preciso fazê-los calar, porque andam pervertendo casas inteiras, ensinando o que não devem, por tôrpe ganância. Foi mesmo, dentre eles, um seu profeta, que disse: Cretenses, sempre mentirosos, feras terríveis, ventres preguiçosos. Tal testemunho é exato. Portanto repreende-os severamente, para que sejam sadios na fé."
Tito 1:10-13 (negrito meu).

"Andar Junto" com pessoas que praticam heresias e distorções Bíblicas, aceitando pacificamente dividir os mesmos púlpitos, congressos, igrejas, programas de TV, etc. seria bíblico?

Veja o que a Bíblia diz a respeito:
"Andarão dois juntos, se não houver entre eles acordo?" Amós 3:3

"Rogo-vos, irmãos, que noteis bem aqueles que provocam divisões e escândalos, em desacordo com a doutrina que aprendestes; afastai-vos deles, porque esses tais não servem a Cristo, nosso Senhor, e sim a seus próprio ventres; e, com suaves palavras e lisonjas, enganam o coração dos incautos." Rm 16:17-18 (negrito meu)

"Cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo Cristo;" Cl 2:8

"Se alguém ensina outra doutrina e não concorda com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo e com o ensino segundo a piedade, é enfatuado, nada entende, mas tem mania por questões e contendas de palavras, de que nascem inveja, provocação, difamações, suspeitas malignas, alterações sem fim, por homens cuja mente é pervertida e privados da verdade, supondo que a piedade é fonte de lucro. De fato, grande fonte de lucro é a piedade com o contentamento. Porque nada temos trazido para o mundo, nem coisa alguma podemos levar dele. Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes. Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição. Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentam com muitas dores. Tu, porém, ó homem de Deus, foge destas coisas; antes, segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão." 1 Tm 6:3-11 (negrito meu)

"Não me tenho assentado com homens falsos e com os dissimuladores não me associo." Sl 26:4 (negrito meu)

Realmente a teoria do sr. Silas de "Duvidar, Criticar e Determinar" funciona e é correto para nós. Está aí a base de nosso argumento que, utilizando das prerrogativas legais das leis de nosso pais e de bases sólidas, tanto bíblicas como provas concretas, usamos para poder comprovar o argumento que outrora também defendemos.

Realmente o sr. Silas está mudando de idéia nos últimos tempos em muitas coisas. Basta "analisar" às evidências. Nós é que sentimos vergonha!

Autor: Ruy Marinho
Blog Bereianos!

.
Imprimir ou salvar em PDF

5 comentários

Anônimo mod

Até então eu era um admirador do modo destemido com que o pastor Malafaia pregava a palavra de Deus, inclusive comungava, repito, comungava de seus métodos de pregar a palavra.

Lamento que no momento ele busque associação com práticas abertamente contrárias a sã doutrina e que abertamente negam o Senhor Jesus.
Resta-me apenas orar para que ele, pela divina misericórdia, retorne à luz.

Responder
Anônimo mod

Bem diz a Palavra que "nada ficará encoberto". Pois mais uma vez Ela se cumpre: ficou agora provado pelo próprio homem e pela sua própria boca quem é ele. O que mais?

Responder

Faaala, Ruy.

No YouTube há vários trechos dois dois debates que a Mundo Cristão realizou na Bienal. Alguns deles tb postei no meu blog.

Aproveitei a visita p/ incluir seu blog na lista de links do meu! =]

Big abraço e ótima semana.

Responder

lamentavel o silas aparecer publicamente com o tal rene terra nova

o silas e homem publico e o simples fato de aparecer com o terra ja o associa ao mesmo

sabe como e crente ne julga logo sem dircenimento nem a reta justiça

mas lamentavel mesmo sao as contradiçoes do silas em videos

primeiro ele bate bate muito no terra nova

depois aparece defendendo o cara e seus metodos esquisitos

nao da para confira no silas pelas suas contradiçoes

Responder

Um tanto atrasado (quase 7 anos).

Não entendo a perplexidade de alguns sobre a conduta de malafaia.

Um apóstata (emissário de satanás) que engana a todos se unir a outro.

Avaliar sua coerência? Para que?

e mais virá.

Em Cristo

Responder

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!