Teoria do Bolo de Chocolate!



Suponhamos que você entre em casa e encontre um delicioso bolo de chocolate sobre a mesa. A pergunta é:

- Como surgiu o bolo de chocolate?


Duas teorias podem ser propostas:


Teoria 1 – hipótese criacionista.


Alguém que sabe fazer bolo de chocolate foi na dispensa, pegou ovos, farinha, manteiga, açúcar, leite, fermento e chocolate, pôs em uma forma, os misturou na medida certa, levou ao forno na temperatura de 250 graus celsius, após o tempo necessário retirou o bolo do forno e o pôs propositalmente sobre a mesa.

Teoria 2 – hipótese naturalista.

Segundo os naturalistas ateus, essa teoria é muito singela, muito simples... e porque não dizer, muito obvia:
O caminhão do Supermercado Guanabara estava fazendo entregas, quando foi fechado por uma criança de bicicleta. Tentando desviar da criança, o motorista girou o volante e deu uma freada brusca, o que o fez perder o controle do caminhão, que começou a capotar.

À medida que o caminhão capotava, na carroceria as caixas de ovos se abriram, bem como os sacos de farinha, as caixas de leite, as latas de nescau, os tabletes de manteiga, os fardos de açúcar, as latinhas de fermento em pó e o chocolate granulado. Enquanto o caminhão capotava, esses elementos iam se misturando de forma homogênea.

Dentro da carroceria do caminhão, havia também um cantil, que fora esquecido ali por um dos carregadores. Com o movimento do caminhão, o cantil partiu ao meio, e todos os elementos acima mencionados, mesclados na proporção certa, caíram dentro desse cantil.

Com o acidente, o caminhão explodiu e ao termino de 40 minutos os bombeiros chegaram, conseguiram conter o fogo e abriram a carroceria, e para surpresa deles, estava lá, por obra do acaso, um lindo bolo de chocolate!

Talvez você esteja lendo agora e pensando: Pôxa, essa segunda teoria é tosca demais para eu crer! É verdade; ela é tosca mesmo.

Acontece que o bolo de chocolate possui em média 12 elementos, uma célula possui mais de dois milhões, e nós somos informados de que a célula surgiu espontaneamente, e a surgimento aleatório de um bolo de chocolate nós achamos uma idéia tosca.


Encarando as improbabilidades - o começo do fim do naturalismo científico

Partindo da premissa de que o bolo de chocolate possui 12 elementos, a probabilidade do surgimento aleatório deste bolo pode ser calculada em uma em 479.001.600 (quase quatrocentos e oitenta milhões!).

Ora, se a combinação aleatória de 12 elementos parece impossível, a fortiori, a vida com sua complexidade exige a existência de um criador.


O problema da geração espontânea de uma ameba

Por exemplo: O DNA de uma única ameba possui informação suficiente para encher mais de 1000 vezes toda a enciclopédia britânica (disse o naturalista Richard Dawkins).

- Para calcular a possibilidade do surgimento aleatório do DNA de uma ameba, sugerimos a seguinte experiência:


- “Criando” informação por “acaso”

Pegue uma enciclopédia britânica e arranque todas as páginas. Em seguida, recorte cada letra de cada página, e junte todas essas letras em um saco grande. Em um dia de calmaria, suba ao alto de um prédio e jogue todas as letras recortadas...

- Qual seria a probabilidade das letras caírem na ordem certa, de modo a formar as palavras, as frases e os artigos em ordem alfabética, em todas as páginas da enciclopédia?

Ora, em um cálculo de probabilidade, se as letras caíssem de modo a formar todas as palavras, as frases e os artigos em ordem alfabética, em todas as páginas da enciclopédia, isso seria apenas um milésimo da probabilidade do DNA de uma ameba ter aparecido por conta própria!!!!!

* Nota: A ameba possui o DNA mais simples que nós conhecemos.


Para pensar


- Que tipo de ciência é essa que não encara as impossibilidades de sua teoria?

- Que religião macabra é essa da ciência naturalista, que formula teorias absurdas para justificar o surgimento da vida sem Deus?

O surgimento espontâneo de uma única célula é tão improvável que nem vale a pena continuar falando do tema. Apenas pessoas irracionais e loucas para “não crer” se agarrariam a uma teoria estúpida como essa.

Imprimir ou salvar em PDF

4 comentários

Gostei da teoria do bolo de chocolate. Muito massa! ^^ Hehehehe... E nem sabia que o senhor tinha este blog também. Assim visitarei os dois em busca de mais conhecimento \o/ Um abraço pastor, fica com Deus.

Responder
Anônimo mod

OMG!! essa eh a teoria mais estupida q eu ja vi na minha vida... e naum me refiro a teoria cientifica.. mas sim a explicaçao simploria d um crente.. sobre dados empiricos.. afff...
esse mundo ta perdido mesmo...

Responder
Anônimo mod

Porque muitas vezes usam esse tipo de teoria (origem ocasional da vida) como base ou princípio? Como se alguém já tivesse voltado no tempo e presenciado o surgimento da primeira ameba! Pura fé! Vivemos num mundo de probabilidades. Isso quer dizer que não há como provar que a vida, de fato foi uma obra do acaso. Há apenas probabilidades de isso ter acontecido (como vimos, é ínfima, praticamente zero). Com isso tem-se apenas uma "migalha" da certeza, sendo o restante preenchido com nada menos que pura fé.
Bom, isso tudo gera uma corrente de "relativismos", ou seja, cada um "inventa" o mundo da maneira que quer, e seleciona as terias e explicações que estão de acordo com seu pensamento. Mas o que isso importa?
Antes disso deveríamos estar em busca das coisas absolutas, como a verdade, que é igual para todos, gostem ou não. Para isso, usar a lógica, a razão e o bom senso ajuda, mas de nada adianta se a pessoa não tem uma mente aberta, e sinceridade para fazer uma análise profunda do mundo em que vive.
Eu sigo pelo caminho que mais encaixa esse "quebra-cabeças" que é nossa realidade. Com Deus, tudo se encaixa.

Responder

Esse texto sobreviveu à "regra dos 4 anos"!

Hoje, 07/10/2011, reli e continua relevante... talvez até mais que na época em que foi originalmente apresentado.

Mudei a imagem, adicionei um vídeo e repostei em um espaço que reservo exclusivamente para citar outros autores:
http://citeophilo.blogspot.com/2011/10/teoria-do-bolo-de-chocolate.html

Parabéns e que o Senhor nosso Deus continue o protegendo e abençoando, pois ser bereano legítimo custa bem caro!

Um abraço!

Responder

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!