O propósito da salvação em 1 Pedro - 4/5



Por Leonardo Dâmaso


c) A revelação do plano de resgate.

1.20 ... conhecido, com efeito, antes da fundação do mundo, porém manifestado no fim dos tempos, por amor de vós.

Vimos anteriormente sobre a primeira doutrina central da fé cristã, ou seja – “a redenção dos pecadores eleitos”. Pedro, contudo, encetou, dizendo que os cristãos não foram resgatados pela prata ou pelo o ouro do estilo de vida fútil que viveram recebidos como tradição de seus antepassados, mas pelo sangue precioso de Jesus Cristo derramado na cruz em sacrifício por eles (vs.18-19). Prosseguindo, o apóstolo enfatiza a segunda doutrina central da fé cristã, a saber – a revelação do plano da redenção que aconteceu na eternidade, antes da criação dos céus e da terra e que foi executada na história com a encarnação de Jesus Cristo na sua primeira vinda. Em vista disso, acerca do plano da redenção, três aspectos estão patentes aqui. Senão vejamos:

i. O resgate foi planejado na eternidade. A última palavra do versículo 19 – Cristo – está ligada ao trecho seguinte composto pelos versículos 20-21 na qual o complementa e o esclarece. Assim, Pedro está dando continuidade ao assunto que ele começou a tratar no versículo 17 sobre o motivo de vivermos a vida cristã em reverência a Deus.
  
A expressão conhecido, com efeito, traduzida literalmente do grego προεγνωσμένου (proegnosmenou) – “conhecido previamente [ou de antemão]”, equivale não somente a presciência de Deus, que é a sua capacidade em conhecer um evento antes que ele aconteça na história,38 mas abrange algo bem maior. Todavia, o contexto revela que o propósito de Deus Pai está relacionado primariamente à eleição que, em seguida, resulta na presciência ou no conhecimento antecipado da mesma (vs.2; Ef 1.4). Desse modo, o significado da expressão em voga implica que Cristo Jesus foi “predestinado” na eternidade para ser o redentor dos pecadores eleitos.
       
Não obstante, a expressão antes da fundação do mundo se refere ao período anterior à criação dos céus e da terra. “É uma maneira poética de falar da criação, ressaltando o aspecto da ação criadora (ordenada e pensada) de Deus”.39 Logo, Jesus não assumiu o papel de redentor após o mundo ter sido criado sendo o plano B de Deus Pai para o “acidente” do pecado; antes, ele foi “escolhido” já na eternidade para esta magna função (veja Ap 13.8; At 4.27-28; 2Tm 1.9).
  
De modo oportuno, William Barclay observa que:

Às vezes temos a tendência de pensar em primeiro Deus como Criador e depois como Redentor. Pensamos que Deus criou o mundo e, depois, quando as coisas saíram mal, buscou algum modo de resgatar o mundo mediante Jesus Cristo. Mas aqui temos a majestosa visão de um Deus que foi Redentor antes de ser Criador. O poder e o propósito redentores de Deus, o amor redentor de Deus não são medidas de emergência às quais Ele se viu compelido quando as coisas foram mal. O divino propósito redentor se remonta a tempos anteriores à criação. Deus é Redentor tão eternamente como é Criador. Seu amor, assim como o seu poder, vai além do tempo.40

ii. O resgate foi executado na história com a vinda do redentor. O Cristo predestinado e que já existia antes da criação foi revelado, agora, no tempo estabelecido por Deus Pai na história para cumprir o seu propósito de resgatar homens e mulheres que procedem de todo o mundo (Ap 5.9). No grego, o verbo manifestado é um particípio passivo aoristo que expressa de modo implícito Deus Pai como aquele que revelou Jesus ao mundo como redentor, mas, especificamente aponta para o seu nascimento (para detalhes sobre o nascimento de Jesus, veja Mt 1.18-25; Lc 2.1-7).
        
João 1.14 – E o verbo se fez carne e habitou entre nós... (Almeida Século 21)

Com a expressão fim dos tempos, Pedro não se refere apenas ao período da vida de Jesus Cristo quando esteve neste mundo, entretanto abarca todo o período desde o seu nascimento até a sua segunda vinda em glória (veja At 2.17; 1Tm 4.1-2; 2Tm 3.1; Hb 1.2). Enquanto que no versículo 5 o apóstolo escreve sobre a conclusão da salvação que se dará no futuro, aqui, a revelação de Cristo Jesus como o redentor dos pecado res eleitos é um fato passado. A expressão fim dos tempos, portanto, constitui a totalidade do tempo do fim inaugurado pela aparição do Senhor Jesus, uma vez que Pedro entendia e realçou que estamos vivendo neste período correspondente da história (veja também Rm 16.25-26; 2Tm 1.9-10).
      
iii. O motivo do resgate. Pedro escreve aos seus destinatários históricos que a escolha de Jesus Cristo como redentor desde a eternidade e a sua manifestação no tempo consiste no amor incondicional de Deus Pai por eles (Jo 3.16). Todos os cristãos – judeus e gentios são privilegiados pelo fato de Cristo tê-los resgatado sem que merecessem tal libertação do pecado, da lei e da morte eterna.

Romanos 5.8 – Mas Deus prova o seu amor para conosco ao ter Cristo morrido por nós quando ainda éramos pecadores. (Almeida Século 21)

d) A ressurreição do redentor. Após elencar que Cristo Jesus foi predestinado por Deus Pai na eternidade para ser o redentor dos pecadores eleitos, e que o plano de resgate já havia sido traçado também na eternidade (vs.20), antes da criação e do pecado, finalmente, Pedro encerra esta síntese deveras importante acerca das principais doutrinas da fé cristã discorrendo sobre a ressurreição do Senhor Jesus.41  

1.21 ... que, por meio dele, tendes fé em Deus, o qual o ressuscitou dentre os mortos e lhe deu glória, de sorte que a vossa fé e esperança estejam em Deus.

i. Os cristãos têm fé em Deus mediante a ressurreição de Cristo Jesus dos mortos. O pronome vós, que conclui o versículo 20, é explicado aqui. São aqueles que, através de Jesus Cristo (vs.19) tem fé em Deus e são guardados pelo seu poder para a conclusão da salvação que se dará no último dia (vs.5). Estes, contudo, são os leitores históricos de Pedro e os cristãos em geral. É somente pelo Deus filho encarnado que pagou o nosso resgate com o seu precioso sangue derramado na cruz em sacrifício pelos nossos pecados, ressuscitou dos mortos (At 2.24, 32, 3.15; 13.30-31, 33, 34, 37; Rm 4.24; 10.9; 2Cor 4.14; 1Cor 15.3-8, 20-23; Hb 13.20) e foi glorificado42 é que temos a fé salvadora e conhecemos a Deus Pai (Jo 1.18; 14.6).

ii. A fé e a esperança dos cristãos devem estar no Deus que também os ressuscitará e os glorificará. Assim como Deus Pai mediante o Espírito Santo ressuscitou Jesus Cristo dentre os mortos43 e lhe devolveu a glória que ele tinha outrora antes da criação do mundo pela sua ascenção (Lc 24.51-53; Jo 17.4-5; At 1.9-11; Hb 1.1-3; 2.9), os cristãos, por meio dele, além de ressuscitarem dos mortos também receberão glória e honra similares. Nessa mesma linha de pensamento, Uwe Holmer corrobora que a ressurreição de Jesus constitui a razão para que os que lhe pertencem também sejam ressuscitados, assim a glorificação de Jesus é a razão para que os seus também recebam glória.44 A expressão – de sorte que a vossa fé e esperança estejam em Deus seria melhor traduzida como – “de modo que a vossa fé e esperança possam estar (fixadas) em Deus”.45  

Aplicação prática

Tendo em vista a perseguição que os seus primeiros destinatários estavam sofrendo como peregrinos que eram nas regiões do Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia (1.1c), Pedro os encoraja, dizendo que a fé e a esperança deles deviam estar centradas em Deus porque a ressurreição e a glorificação de Cristo Jesus é a garantia da ressurreição e glorificação deles e de todos os cristãos! Simon Kistemaker acentua que a glória que Jesus tem agora será a nossa glória no momento da ressurreição. Esta é a esperança que sustenta a nossa fé no Deus triúno.46   

_________
Notas:

38 A presciência de Deus é mais que um simples conhecimento prévio de eventos futuros; antes, envolve os seus decretos soberanos que foram estabelecidos na história para que todos os eventos aconteçam nos momentos determinados.
39 Ênio Mueller. 1 Pedro – Introdução e Comentário, pág 111. 
40 William barclay. 1 Pedro, pág 61. 
41 É provável que Pedro, aqui, tenha feito alusão de um hino ou confissão doutrinária acerca das “quatro fases do Cristo redentor”, as quais são: 1) A pré -existência de Cristo antes da criação. 2) A encarnação de Cristo no tempo.  3) A ressurreição e glorificação de Cristo dos mortos. 4) A ascenção de Cristo aos céus.
42 A palavra glória, no grego δόξαν (doksa), aparece treze vezes nesta primeira carta de Pedro (vs.7, 8, 11, 21, 24; 2.20; 4.11, 13-14; 5.1, 4, 10-11) e traz a ideia de “honra e majestade”.  
43 As três pessoas da Trindade estavam ativas no processo da ressurreição de Cristo Jesus – Deus Pai (At 2.24; 3.15; 4.10; 4.10; 5.30; 10.40; 13.30, 33, 34; 17.31), o próprio Cristo (Jo 2.19-22; 10.17-18) e o Espírito Santo (Rm 8.11).   
44 Uwe Holmer. Comentário Esperança. 1 Pedro, pág 25.  
45 O termo ώστε “que” é uma conjunção que introduz a frase e resulta na expressão “de modo que”. O artigo definido “a” geri os dois substantivos “fé” πίστιν (pistis) e “esperança” έλπίς (elpis). Apesar da tradução da ARA neste trecho ser incerta, haja vista que o sentido aqui está mais inclinado para uma afirmação indicativa, todavia, existe a possibilidade de entendê-lo também como um imperativo (exortação). Em virtude de algumas possibilidades de tradução para este trecho, prefiro interpretar “fé” πίστιν (pistis) e “esperança” έλπίς (elpis) como sujeito, de modo que “a fé e a esperança dos cristãos estejam (direcionadas) a Deus”.          
46 Simon Kistemaker. Epístolas de Pedro e Judas, pág 95.

***
Fonte: Trecho extraído do Comentário Expositivo de 1 Pedro do autor.
Divulgação: Bereianos

Leia também:

Imprimir ou salvar em PDF

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!