23 de Abril - Dia Mundial do Livro: A leitura de livros no Brasil

Em homenagem ao Dia Mundial do Livro que se comemora hoje (23 de abril), segue abaixo uma entrevista com o Pr. Natanael Rinaldi* feita no ano passado referente ao tema:


Por Pr. Natanael Rinaldi

A revista VEJA edição de 3 de agosto de 2011 traz um artigo sobre a falta de leitura de livros pelo povo brasileiro. Diz o artigo: “A leitura de livros, não parece estar num bom momento no Brasil de hoje; a opinião pública também não.”... ”Da atitude geral do governo diante da leitura, então, é melhor nem falar: registre-se, em todo o caso, sua profunda satisfação em anunciar, sempre que é incomodado pelo noticiário de escândalos publicado na imprensa que “o brasileiro não lê nada”. Naturalmente, ninguém se coloca hoje como inimigo dos livros, mas é certo que muitos se beneficiam com o fato de que a leitura, nestes dias, tem poucos amigos na praça. Quanto menos se lê, menos idéias são mantidas em circulação. Quanto menos idéias, menos espaço sobra para a discordância, a procura de alternativas e a fiscalização dos atos do governo. O resultado, na prática, é uma indiferença generalizada em relação ao comportamento de quem governa. Não há que fazer quanto a isso.”

PR. NATANAEL: Não é triste tomar conhecimento de que o nosso povo não aprecia a leitura?

Sim. Muito triste. Às vezes observo pessoas nas filas dos bancos quase uma hora antes de os bancos abrirem e com tristeza vejo que apenas estão conversando, mas não vejo uma pessoa sequer com um livro esperando a hora de o banco abrir. Dificilmente numa viagem se vê uma pessoa com um livro aberto aproveitando o tempo para crescer no conhecimento.

Isso se dá também com a leitura da Bíblia? Os crentes não gostam de ler a Bíblia e outras literaturas evangélicas?

Infelizmente, também isso é uma realidade. Alguns até adquirem a "caixinha de promessa" para lerem um só versículo quando saem depressa de casa atrasados para o serviço e depois só à noite quando vão deitar.

Por que é oportuno que leiamos mais? Que vantagens adquirimos com nossas leituras?

Alguns razões podem ser apontadas: Melhora cada vez mais a nossa capacidade e velocidade de leitura; Aumento o nosso vocabulário. Passamos a conhecer mais palavras quando temos o capricho ao ler uma palavra desconhecida ir ao dicionário e procurar o significo da palavra. Aumenta também o nosso conhecimento geral, dependendo da leitura que fazemos.


Pode citar um texto bíblico que recomende a leitura da Bíblia?

O apóstolo Pedro que era um pescador, mas como todo o judeu que aprendia a ler já em casa com os pais, ele recomenda que cresçamos no conhecimento nas coisas concernentes ao reino de Deus. Textualmente ele escreve: II Pedro 3:18 - “Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém.” Crescer na graça é ter uma vida devocional cada vez mais intensa na comunhão com Deus nos exemplos colhidos na Bíblia, como Jesus que sempre tinha um tempo para se isolar e orar períodos longos em conversa com o Pai celestial. E o crescimento no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo se relaciona com a sua vida apontada nos evangelhos, com seus ensinos; leitura freqüente dos livros escritos por Paulo e tantos outros escritores da Bíblia. A leitura de livros que nos ajudam a interpretar a Bíblia também é necessária. Além do que consultas a Dicionários e Enciclopédias bíblicas. Há muita leitura que pode aumentar o nosso conhecimento para melhor servirmos a Deus.

Quase todo o crente tem um ou mais exemplares da Bíblia. Por que os católicos quase não lêem a Bíblia?

Dois lados a considerar: 1) os crentes têm mais de um exemplar da Bíblia. Quando vão à igreja carregam suas Bíblias e isto é muito bom. Pelo menos somos identificados pela nossa Bíblia. Antigamente, eram poucos os crentes e quando passavam eram observados pelos demais que diziam entre si, “lá vai um bíblia”. Porém ter várias Bíblias, carregar uma Bíblia quando vamos à igreja, mas se não lermos e não estudarmos a Bíblia, ficamos sem nada saber o que ela contém. 2) já os católicos nem todos têm Bíblia em casa, mas é freqüente conversarmos com os católicos e descobrirmos que quase nada sabem acerca da Bíblia. É um livro praticamente desconhecido. Isso é resultado da cultura na qual vivemos. O povo brasileiro não encontra tempo para ler. A recomendação da Bíblia para todo o cristão é deixada pelo apóstolo Pedro, I Pedro 3:15 – “Antes, santificai ao SENHOR Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós,”.

Existem "líderes" que ensinam que não se deve ler a Bíblia com muita freqüência sob a alegação de que a letra mata?

Sim, infelizmente. Enquanto Jesus ensinou João 5.39 – “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;” Orou por seus seguidores para serem santificados através da sua palavra, João 17.17 17 – “Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.”; há líderes religiosos que ensinam ao contrário alegando que não se deve ler a Bíblia porque “a letra mata” indicando o texto de 2 Coríntios 3.6, quando, na verdade, o texto está se referindo ao antigo concerto feito entre Deus e o povo de Israel, apontando que as tábuas da lei traziam morte por que não alcançou seu objetivo devido à incredulidade do povo. Mas, citar a Bíblia para abster-se da sua leitura, é incentivar o analfabetismo bíblico.

*Sobre o autor: Pastor Natanael Rinaldi, 83 anos, é pastor da Igreja Evangélica da Paz, foi presidente do ICP durante vários anos, formado em direito e teologia é pesquisador de religiões e figura entre os mais renomados apologistas do Brasil.

Fonte: [ CACP ]

Para aqueles que desejam adquirir mais conhecimento Bíblico através da leitura de excelentes livros de auxílio, segue uma ótima bibliografia reformada como referência, clique aqui!
Imprimir ou salvar em PDF

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!