Por um bom tempo o Gondim foi o meu escritor/pensador evangélico favorito. Conheci sua pena através da Revista Ultimato (da qual ele foi recentemente convidado a “des-continuar” um trabalho que já durava vinte anos), e não quis mais parar de lê-lo. Aliás, minha motivação maior em ler a referida revista era por causa dos artigos de sua autoria. “Inspiradores”, era o que eu pensava dos seus textos. Li muitos dos seus livros, dentre os quais eu destaco É proibido: o que a Bíblia permite e a igreja proíbe (um marco na vida de muitos crentes); Artesãos de uma nova história; e Orgulho de ser evangélico. Aliás, foi dele o primeiro livro evangélico que comprei: Fim de Milênio: Os perigos e desafios da pós-modernidade na igreja (Abba Press, 1996). Eu também ouvia diariamente pregações suas numa rádio (não lembro qual), e as gravava em fita cassete. Eu gostava tanto do Ricardo Gondim que dois amigos meus passaram a me chamar de RG. “RG? Do que esses caras estão falando, hein?”. É, demorou pra cair a ficha. Até que, como diria Cazuza, “a emoção acabou”…
Voltei (ufa!). Por pura Providência, a época em que a emoção esmaecia coincidiu (eu falei “coincidiu”? Mercy, oh Lord!) com a época em que eu estava descobrindo a teologia reformada. E foi exatamente aí que eu passei a desconfiar de certos apelos que o Gondim fazia em seus textos – seus termos melosos, sua argumentação puramente emotiva e todo o resto que vocês já sabem. Como a tarefa de linkar todas as heresias que já li dele seria por demais hercúlea, contento-me em citar apenas um artigo de sua lavra que me abriu os olhos para o terreno movediço em que eu estava pisando. Trata-de do artigo Proposta de um credo, publicado em uma das edições de Ultimato (aqui), onde ele endossa aquilo que mais tarde eu conheceria por Teologia Relacional. Aproximei-me do texto como admirador, e voltei dele estarrecido com o que lia – mesmo não sendo esse o seu texto mais tortuoso. “Creio que Deus soberanamente decidiu abrir mão de parte de sua onipotência quando criou seres à sua imagem e semelhança”, dizia ele. Alguns dias depois, Gondim escreveria um polêmico texto sobre o tsunami que devastou o leste asiático no final de 2004 (clique aqui, porque este aqui, curiosamente, não funciona), onde não somente a onipotência, mas também a onisciência divina seria negada. Só que desse texto eu só tomei conhecimento muito tempo depois de ter sido escrito.
Quando li um artigo que o Augustus Nicodemus escreveu para a mesma Ultimato sobre a Teologia Relacional (aqui), logo passei a associar as denúncias dele às propostas do Gondim. Eu dava os meus primeiros passos na fé reformada, e aquele era um tema crucial. Um Deus que não é soberano? Estranho isso… Finalmente, fui alertado por um amigo que Gondim era adepto da Teologia Relacional. E foi exatamente isso o que eu ouvi mais tarde da boca do próprio Augustus, numa ocasião em que ele pregou na igreja em que eu passei a congregar (saí de uma batista e fui pra uma presbiteriana) – uma exposição na 2ª carta de João, que trata exatamente de como os falsos mestres devem ser tratados. Aquilo que muitos chamariam de “anti-ético” da parte do Augustus eu definiria como amor: amor pela Igreja de Cristo, a qual foi comprada com Seu sangue. Amor que anda em conformidade com a Verdade, como somos ensinados por Paulo (Ef. 4.15).
Aí me vem esses jovens da Betesta em defesa de um cara que precisa negar a Verdade para afirmar o amor! “Não temos medo de pensar. Temos medo de não amar”, disseram eles na primeira defesa, em 2007 (aqui). Pergunto aos tais: “não amar” o que? O deus limitado do Gondim? Um deus que se faz menor que suas criaturas? Pois saibam que a este deus eu não amo e nunca temerei não amar! “Não terás outros deuses diante de mim”, diz o primeiro mandamento. Isso mesmo! Que dizer do deus do Gondim senão que ele é outro, e, portanto, um ídolo? Ah, o “não amar” se refere ao próximo, é isso? Tanto quanto pior! Pois se eu não possuo uma visão adequada de Deus eu também não posso ter uma visão adequada do homem (e vice-versa), a quem pretendo tomar como próximo. Por isso é que eu também afirmo que não tenho medo de não amar ninguém!
E mais uma vez esses jovens resolveram adotar o discurso autocomiserado do seu mestre. “O Gondim virou o herege da vez. O inimigo da vez. Nada mais mesquinho e estranho ao Evangelho - que nos convida a amar os inimigos, mas parece que o universo evangélico se especializou em produzir inimigos para odiá-los em comunhão”, dizem. Aliás, relativizar a verdade em prol de um amor que só existe na cabeça deles é praxe nesses grupos. Segundo eles, “heresia pressupõe uma verdade absoluta. Na fé cristã essa verdade é o Amor, não uma doutrina ou um dogma”. E este é o motivo pelo qual eles não consideram seu mestre um falso mestre: a “não relativização” do amor. “Por isso não consideramos o Ricardo Gondim um herege, pois nunca o vimos relativizar a revelação que Deus é Amor”. Para justificar o porquê disso eles apelam para a vida corporativa (ou seria vegetativa?) da igreja onde, dominicalmente, Gondim destila seu veneno.
Quem conhece a Betesda e o Gondim sabe que ele prega todos os domingos na [sic] Bíblia e que proclama em alto e bom som a fé cristã: Jesus é Deus encarnado, nascido de uma virgem por meio do Espírito Santo, morreu na cruz por amor de nós, a fim de nos salvar, e ressuscitou no terceiro dia vencendo a morte, estendendo a ressurreição a todos os homens e mulheres por meio da fé.
Notem que nada é dito sobre, por exemplo, a soberania de Deus, porque este é um conceito que eles e os demais relacionais, liberais e et ceteras e tais! detestam. Isso pode ser facilmente explicado pela postura de Esquerda (socialista) assumida por eles. “Heresia”, dizem, “é uma palavra criada para tentar invalidar ideias opostas às ideias vigentes. Criar hereges é fonte de alianças maquiavélicas, para calar a boca de quem incomoda as maiorias, sempre poderosas”. E aqui eles alinham Gondim a Martin Luther King, dizendo que este “também já foi acusado de herege pelos pastores poderosos de sua época - e libertou um povo oprimido, dando a eles direito à cidadania”. Talvez se eles conhecessem um pouco mais da “vida privada” do tal revolucionário seriam mais cautelosos na comparação. Somente para fazer justiça, apesar da minha aversão à postura do Gondim eu não creio que ele, a exemplo do Luther King, plagiou teses na universidade e tem relacionamentos extra-conjugais (leia aqui) – embora teologicamente eles se pareçam. Mas o desvario desses jovens é tanto que resolveram alinhar seu mentor e Luther King a Lutero, os apóstolos e Jesus!
Ele [Gondim] é um herege apenas para quem considera alguma doutrina e lei absolutas. Mas nesse caso, King, Lutero, os apóstolos e o próprio Jesus também eram, então o Gondim está em ótima companhia, e seguindo um excelente caminho.
Quanta cegueira, meu Deus! Será que não percebem que defendendo seu mestre dessa forma tão estúpida estão indo contra o Mestre? Será que não percebem que alinhar Cristo e seus apóstolos a alguém que abertamente relativiza a Verdade e destrona a Jesus do seu patamar de Glória é blasfêmia? Será que não percebem que estão seguindo alguém que está imerso em sua própria incredulidade; um cego, guia de cegos?
Entendam, meu caros. Não é por pedantismo ou arrogância (ah, palavrinha mal entendida!) que digo essas coisas, mas por amor. Inicialmente, por amor a Deus e à Verdade; e também por amor àqueles que estão sendo levados por esse engodo chamado Gondim. Novamente apelando para a experiência comunitária, seus discípulos ainda alegam que “a maior parte de seus acusadores e perseguidores nunca leu um livro que ele escreveu, ou um artigo, uma entrevista, nunca foi à um culto na igreja Betesda do Jardim Marajoara, em São Paulo – onde ele é pastor e prega todos os domingos – não conhece os membros da Betesda e não sabe quase nada sobre a história de vida do Gondim nem da Betesda. Apenas repete o discurso inflamado de seus líderes e pastores que vêem no livre-pensar do Gondim uma ameaça”. Bom, eu realmente nunca fui num culto da Betesda (nem quero ir) e não conheço os seus membros (a não ser pelo que escrevem, agora). Mas já li livros, artigos e entrevistas suficientes do Gondim para querer distância de suas ideias, e a história de vida dele – bem como a de qualquer um de nós – não tem poder algum para testemunhar contra ou a favor da Verdade, visto que, como dizia Calvino, ela sozinha pode manter-se de pé. Não escrevo de uma “torre-de-marfim calvinista”, como alguns podem me acusar. Também vim do pó e ao pó voltarei; sou humano e pequeno. Por isso mesmo é que me reconheço fraco e incapaz; sujeito à minha própria fraqueza. Não obstante, creio firmemente que o Cristo das Escrituras é poderoso para me guardar de todo tropeço e para me apresentar com exultação, imaculado diante da sua glória (Jd 24). É por esse motivo que, embora eu discorde frontalmente dos que defendem esse herege, devo dizer que ainda assim tenho compaixão por eles, no sentido de que oro para que Deus, em sua inaudita Graça, os livre desse laço, assim como um dia eu mesmo fui liberto das trevas e da ignorância a respeito dos atributos e da Pessoa do Eterno. Não posso crer que alguém que diminua tanto a Deus possa ser considerado alguém que O ama em Espírito e em Verdade. Não posso admitir genuína adoração e amor onde a Verdade não impera.
Por isso, se aqui cabe um conselho aos jovens da Betesda (e aos demais enfeitiçados), aqui vai:
Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o Maligno. 1 Jo 2.24.
De todos os autores neotestamentários, João talvez seja aquele que mais tenha tratado do tema amor e verdade. Para ele esses são conceitos que não podem ser contrapostos nem divorciados, mas juntos dão todo o sentido à existência humana. Opiniões erradas sobre Deus, Jesus e o mundo não podem ser tomadas como “alternativas” à fé, e sim como afronta a ela. Por este exato motivo é que eu rechaço a proposta relacional do Gondim, visto que ela é, na realidade, toatalmente anti-relacional, no mais puro sentido redentivo da palavra. E, assim como um dia Deus me libertou de despencar nesse abismo, oro para que os jovens da Betesda também tenham os seus olhos abertos, antes que seus caminhos tomem um rumo totalmente irreversível.
Que Deus nos ajude!
Soli Deo Gloria!
Fonte: [ 5 Calvinistas ]
11 comentários
Acho que o autor se perdeu ao sair de uma Igreja Batista e ir para uma Presbiteriana. Brincadeira!! Belo texto! Que Deus preserve a sua Igreja do Maligno, assim como fez com o Apóstolo Pedro.
ResponderLamentável o texto. "Destila seu veneno" foi triste. Veremos, Leonardo, no "Dia", em quais bocas estava o veneno. Como reformado, lamento que tantas pessoas tenham sido mal-reformadas, e não tenham discernimento e profundidade para entender o que o Pr. Ricardo Gondim prega. Infelizmente, Leonardo, você não enxerga um palmo na frente do nariz. E do pouco (quase nenhum) conhecimento que tem, você se acha o dono da verdade. Mostra os teus frutos, amado. Porque é por eles que se conhece a árvore. Paz.
ResponderA Paz! Pregar o Evangelho de Cristo é, antes de tudo, apresentar a verdade sobre Jesus (At 4: 20). E sabemos que, ao fazer isso, seremos odiados por amor a Cristo. (At 4: 20). No entanto, ao mesmo tempo, cabe a nós o combate à mentira, o que não implica sermos inimigos das pessoas. Não podemos confundir o mundo que Deus amou- a humanidade (Jo 3: 16)- com o mundo que jaz no maligno (1 jo 5: 19). Nossa luta não é contra a carne e o sangue (Ef 6: 12; 2 Co 4: 4).Jesus foi categórico ao mostrar o quanto é importante pregar a sua Palavra diante dos homens (Mt 10: 32, 33). O apostolo Paulo nos orientou a protestar contra o pecado (Tt 1: 10, 11). Note: aqueles que, em nosso meio, ensinam o que não convém nunca devem ser tolerado, mas sim combatidos; convém tapar- lhes a boca, isto é, refutar as suas falaciosas doutrina, Ricardo Gondim esta enquadrado nesta passagem de tito, é nosso dever refutar sua falacias nocivas! Parabéns pelo blog.
ResponderApesar de eu detestar o calvinismo espurgionista deste página (gosto mais do calvinismo original - não tão extremado -estou lendo as Institutas), apesar de eu também gostar do Ricardo - de não achar ele tão herege assim - apesar de reconhecer alguns de seus exageros e saber separar essas coisas; realmente o Leonardo tem razão, a carta desses jovens mostra uma série de incongruências com o cristianismo absoluto que é de dar cala-frios! A forma como eles defendem o seu pastor (um direito deles) poderia ser de menos patética/emocionalista!!!
ResponderAbraços
souteologico.blogspot.com
Evidentemente que a Teologia Relacional está em evidência pelo fato dela estar próxima do sistema arminiano, e portanto, um prato cheio para calvinistas que destilam veneno contra Ricardo Gondim.
ResponderÉ importante frisar que os principais opositores de Gondim são calvinistas cuja construção do sistema teológico se baseia na Soberania de Deus, portanto matéria imprescindível e de honra para os tais.
Mas, vale a pena, lembrar que emboras as principais lideranças nacionais sejam calvinistas, em seu princípio; a maioria esmagadora dos evangélicos são arminianos, dado o caráter teológico de uma das maiores igrejas do Brasil (As Assembleias de Deus) terem em sua teologia pentecostal viéis arminiano, oriundo de Wesley e Whitefield.
É preciso maior detalhamento do que realmente Gondim tenta nos informar. Pois, embora o arminianismo creia num Deus Soberano, também crê na possibilidade de um novo caminho que seja construído em conjunto com Deus, onde o ser finit (homem) o se abre para o ser infinito (Deus), num relacionamento pessoal na qual nos chama de filho e amigo.
Até que tudo seja devidamente esclarecido, onde declarações não sejam previamente rechaçadas, essas diferenças falaram mais alto que o amor que vem de Deus.
E, diga-se, se o amor é o que prevalece e é maior de todos. Até a profecia e a esperança vão acabar.
Inclusive compêndios teológicos que mais afastam que unem, mais odeiam que amam.
Ainda veremos cenas do próximo capítulo.
Que Deus nos abençoe!
Visitem meu blog:
http://www.teologiaesociedade.com
Abraços,
Gondim é caso encerrado. Não entendo porque ainda se fala tanto desse homem. Sua queda não é de agora. Ninguém cai de uma vez, de repente. Sua descida final iniciou com livro "É PROIBIDO". Esse livro é teologicamente pobre e abusa da Palavra de Deus, pois Gondim faz malabarismos descarado dos textos Bíblicos. "É PROIBIDO" é um manifesto a favor do mundanismo. Os outros livros de sua autoria foram escrito para se auto-persuadir de suas posições modernistas-liberais, a fim de que se amenize o peso de sua turbada e confusa consciência. Gondim sempre quis agradar as massas e ser visto pela sociedade como um "moderno". Em alguns de seus escritos tentou combater a lama, estando ele atolado nela.
ResponderEspero que Gondim seja esquecido de vez e que todos passem a comentar outros assuntos.
Ir. Marcos Pinheiro
Que que é isso, as pessoas deviam ter mais vergonha ao escrever tantas besteiras. Um homem como o Ricardo Gondim jamais pode ser considerado irrelevante num contexto teológico como o brasileiro. Parei, tô indo jogar vídeo game com o meu moleque!
ResponderAbraços
"Ele [Gondim] é um herege apenas para quem considera alguma doutrina e lei absolutas."
ResponderA parte mais chocante da defesa destes jovens, sem dúvida, foi esta. O que é absoluto, senão a Verdade de Deus? O autor deste post está certo. É de outro deus que está sendo pregado, e não o Deus da Bíblia.
Ruy,
Responderobrigado pelas palavras de apoio. Se sobrar um tempo, talvez eu volte aqui para responder os que pensam diferente de mim por aqui.
Abraços!
Gosto desse blog, gosto do Gondim, por isso fui atrás para comprovar o que foi escrito, e lamento ver que ou o blog apenas reproduziu algo preconceituoso, desprovido de uma análise, ou realmente leu o artigo de Gondim mas não entendeu. Se for esse caso, deixo o link para que leiam e verifiquem por si mesmos:
Responderhttp://ricardogondim.com.br/Artigos/artigos.info.asp?tp=61&sg=0&id=1853
ouço e leio a muitos anos o pastor Ricardo e para mim fica claro que o amado assumiu nos ultimos anos uma postura bem diferente do inicio do seu ministerio. Esse desejo por polemica virou me parece um vicio no ministerio do referido pastor . Desde os anos 80 quando ele acompanhava o evangelista Bernard Jonhsom Gondin vem sendo um camaleao teologico se adaptando as demandas das agendas seculares a sua volta. Eu creio no Deus que salva e transforma a todos que dele se aproxima Houve um momento no evangelho que Paulo precisou chamar Pedro de volta a coerencia doutrinaria Paulo chegou a discutir com Barnabe de tal maneira que se separam por causa de João Marcos chegou a chamar Marcos de indigno de esta com eles . No final da vida Paulo volta a chamar Marcos mas agora de cooperador enfim eu oro para que o querido pastor Ricardo possa sim reconhecer que tem se distanciado da simplicidade da cruz da vida santificada do equilibrio que se faz tão pertinente nesses tempos trabalhosos. Eu acompanho o amado ha mais de 35 anos e para mim ele mudou muito em muitos aspectos para melhor em outros ele ficou aquem dele mesmo. Claro que precisamos crescer e quem sou eu para julgar esse irmão querido . Eu quero me colocar de joelho perante o nosso Deus que creio que e o Deus que salvou o pastor Ricardo e orando com lagrimas nos olhos para que o Espirito santo continui trabalhando na vida dele e nossa revelando no dia a dia a soberania e poder que pode todas as coisas. Pois de Deus tanto e o querer como efetuar .
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