Palavra e Interpretação



Por: Andrew Kuyvenhoven

A interpretação da Bíblia é via de regra vista com suspeita na igreja. É de se entender. Afinal, vários intérpretes de renome tentaram ser tão originais quanto os autores de ficção. São vários os membros de igreja que sentem que, quando esses intérpretes terminam de ‘explicar’ um texto, ele passa a dizer quase que o contrário do que as palavras dizem à primeira vista.

Entretanto, a despeito desses teólogos em pecado, e com a ajuda de teólogos dedicados, a igreja deve continuar com usa obra. Nossa obra é conhecer e fazer a vontade do Senhor. E isso demanda interpretação bíblica. Não deixe ninguém enganá-lo dizendo que não precisamos de métodos ou de padrões de interpretação. Suspeite um pouco mais daqueles que dizem que eles simplesmente leem e recebem a Palavra tal como ela lhes vem. Todos nós gostaríamos que fosse assim, creio eu. Contudo, ninguém – absolutamente ninguém – pode ler sem interpretar o que se lê. Se você quer se apropriar da verdade que vem através de palavras, você as deve interpretar. Esta é a sequência: leitura, interpretação, apropriação. E não se pode ter apropriação sem interpretação.

Devemos encorajar sempre o estudo bíblico e a interpretação bíblica porque os maus intérpretes frequentemente ameaçam os membros de igreja muito mais que aqueles que negam a verdade da Bíblia. A maioria das seitas e movimentos insistem que eles creem em cada palavra da Bíblia. Porém, é a sua interpretação da Bíblia que os torna em armadilha para a igreja e uma vergonha para Cristo.

_________________________
O autor: Andrew Kuyvenhoven é um pastor aposentado da Igreja Reformada Cristã (Canadá) e autor de Comfort and Joy e a obra devocional Daylight.
Tradução: Lucas G. Freire (Mar. 2012)
Fonte: Excerto de Comfort and Joy: A Study of the Heidelberg Catechism (Grand Rapids: Faith Alive, 1988), p.50.
.
Imprimir ou salvar em PDF

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!