Marcha para Jesus no Rio de Janeiro (19/05/12): o “carnaval” gospel

.

Um coreano olha para as faixas de conclamação à volta ao Evangelho puro e simples de Cristo e pergunta:
.
- Faixas de igreja? Mas aqui não é o Carnaval?

Isso aconteceu durante a Marcha para Jesus no Rio de Janeiro, capitaneada pelo Pr. Silas Malafaia, e demonstra bem o espírito que imperava naquele lugar.

O Pr. João Victor, da Igreja Batista Regular do RJ, editou o vídeo a seguir:


Logo no início do vídeo somos impactados com o funk gospel. Alguns vão dizer que pode-se adorar a Deus com todos os ritmos, mas vejam, alguém desceria até o chão com MPB ou chorinho? Porém, eu mesma fui testemunha de jovens que não apenas desciam até o chão, como também faziam a coreografia do “ai se te pego”. Nada a ver com um evento dito cristão se utilizar de ritmos que estimulam danças eróticas (a não ser que se trate de uma “balada gospel”, uma forma dos jovens fazerem dentro da igreja aquilo que lhes é proibido fazer fora – com certeza, muitos dos que ali estavam não têm coragem de entrar numa danceteria ou baile funk, locais considerados cheios de pecado. Mas têm coragem de fazer o que fariam ali no meio da Marcha para Jesus, sob a bênção dos líderes denominacionais).


A Marcha ocorreu mais ou menos como ocorre sempre: líderes e políticos no alto dos trios-elétricos, o povo pulando atrás. Porém, muitos prestaram atenção nas faixas e vieram conversar conosco. Tiraram fotos, pegaram os folhetos que distribuímos. A semente do Evangelho puro e simples foi plantada, creio eu, em muitos terrenos férteis.

Foi uma maravilhosa surpresa encontrarmos um casal panfletando um alerta sobre a corrupção nas igrejas. Eles se juntaram conosco em boa parte da Marcha, e tanto nós como eles descobrimos que não estamos sós nessa jornada. O Espírito Santo está se movendo nessa terra, apesar de nós.

Também foi maravilhoso encontrar com um rapaz, o Allan, que viu a manifestação pelo Evangelho puro e simples em Belo Horizonte, onde morava, e que agora morando no Rio se aproximou de nós e participou, ajudando a segurar as faixas. O Senhor seja louvado!

Uma das partes mais tristes foi vermos que os líderes incitaram o povo a gritar “liberdade de expressão”, ter um trio com um painel escrito “liberdade de expressão”, mas sermos ameaçados por um enorme segurança da Marcha, por causa das nossas faixas e camisetas (minutos 30 a 40 do vídeo). E o segurança ainda teve a cara-de-pau de pedir para não ser filmado, no que foi prontamente atendido. Descobrimos que os líderes ali presentes só querem liberdade para eles dizerem o que quiserem, mas querem repressão total a quem pensa diferente deles. E viva a “demo-cracia” gospel!

Outro momento triste foi o Pr. Abner Ferreira dizer algo tipo: “pastores do RJ, vocês precisam deixar o orgulho e se unir sob a liderança do Pr. Silas Malafaia”. Enfim, a oficialização do feudo gospel carioca.

Porém, entre alegrias e tristezas, prevaleceu a alegria de estar ali entre verdadeiros irmãos e cristãos, pessoas que abriram mão de suas agendas pessoais para estar pregando o Evangelho para quem, em tese, deveria conhecê-lo.

 

Já no caminho de volta, encontramos com um irmão que trabalha como radialista. Ele nos abordou, pois tinha lido as faixas e achou o movimento interessante. Ficamos um bom tempo conversando com ele sobre o Evangelho e saímos todos edificados com a conversa.
.
Agradecemos a todos que participaram, em especial ao Pr. João Victor, do blog Voltemos ao Evangelho, que editou e publicou o vídeo. Não citaremos os nomes dos participantes, pois Quem importa conhecê-los já os conhece desde que estavam no ventre de suas mães.
.
Mais uma vez, acreditamos que o objetivo foi alcançado: as pessoas puderam ler as faixas e os versículos bíblicos, e cremos, o Espírito Santo trabalhará naqueles que têm o coração voltado para Deus, mesmo que imersos nos enganos gospel. A seu tempo, as sementes se tornarão árvores frondosas, florescerão e darão frutos.
.
Neste ano, ainda haverá muitas Marchas. E lá estaremos com o mesmo propósito, se Deus assim o permitir.
.
A Deus, toda a honra e toda a glória para sempre.
.
P.S.: Lembra da pergunta do coreano, lá no início do artigo? Ele tem razão em ter dúvidas. Da forma como a Marcha para Jesus é, qualquer não cristão ou cristão legítimo a confunde com um imenso e alegre Carnaval.
.
Autora: Vera Siqueira
Fonte: [ Uma Estrangeira no Mundo

Nota do Blog Bereianos:

Parabenizo todos os irmãos que participaram do protesto pacífico neste evento pseudo-evangélico. Esta "Marcha para Jesus" representa fielmente o quanto as pessoas estão se afastando do verdadeiro evangelho. Só quem realmente encontra-se amplamente influenciado e dominado pelos "líderes manipuladores", participam efetivamente desses eventos, que na verdade é um grande pano de fundo para interesses políticos, financeiros e de poder. Uma verdadeira e perigosa massa de manobra para influenciar e dominar o povo, regado aos mais variados interesses pessoais dessas lideranças. Sem falar nas aberrações anti-bíblicas que acontecem nessas marchas, tais como: atos proféticos, fetiches, simpatias gospel, triunfalismo, profetadas, etc., além da baderna, da perturbação ao sossego público e da sujeira deixada pela Cidade, algo não tão diferente do carnaval.

Cabe a nós alertar a Igreja, exortando, defendendo o Evangelho e mostrando aos sinceros de coração que estes eventos e o que se pratica neles não são nada ortodoxos e não condiz com a realidade de uma vida Cristã; de arrependimento, de renúncia, de busca à Deus com sinceridade e mudança de caráter de vida.


Realmente vemos que chegou um tempo em que muitos não suportam mais a sã doutrina, estão de fato com "coceira nos ouvidos".

"prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina. Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina, pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas." 1 Tm 4:2-4

Ruy Marinho
.
Imprimir ou salvar em PDF

2 comentários

Bom dia a todos. A Paz de Cristo!
Me chamo Rafael e faço coro com os irmãos sobre tudo o que foi dito nesta postagem. Não conhecia o trabalho que vocês realizam neste tipo de evento, e confesso estar impressionado, pois não é uma coisa comum de se ver. Parabéns pela iniciativa!
É uma pena vermos o cenário montado no meio cristão de hoje em dia. As pessoas estão indo atrás dos sinais e prodígios desse tempo. Os líderes estão recuperando a pompa, que antes era alvo de ataque dos mesmos que exploram a fé do povo atualmente. É triste vermos nomes tão ativos no evangelho nos tempos de outrora, e que agora se entregam à corrupção, interesses políticos e facilidades que o dinheiro apresenta.
Infelizmente o povo quer oba oba, e esses líderes dão o que o mercado pede. É como o João Alexandre diz, "milagres são tão comuns" hoje em dia, que se tornaram banais.
Mas em meio a tantas revoltas com esse "evangelho caído" eu me pergunto se nós também não temos parcela de culpa. Será que estamos totalmente isentos de culpa diante desse pseudo-evangelho que cresce tanto no Brasil?
Um grande abraço a todos vocês e que Deus abençoe o trabalho de vossas mãos.
E caso vocês queiram conhecer o meu site, onde eu e minha esposa divulgamos também a Palavra, visitem o atalaiadesiao.com.
Fiquem na Paz de Cristo!

Responder
Noberto mod

Shalom! Graça e Paz.

Amados irmão, existe três maneiras de seguir a Cristo.
1- Na multidão,
2- Exporadicamente, e
3- Verdadeiro Discípulo.
Em qual delas você se encontra?
Lembre-se que a porta estreita é que leva a salvação.
Que Deus nos abençôe!

Responder

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!