Culto da "Mesa Santa"!

.


Mais um modismo lançado para os adeptos do "misticismo gospel". Mais um "ritual" de macumbaria gospel. Campanha da "Mesa Santa". Isso mesmo!

Não me perguntem aonde está a base Bíblica para isso que até agora eu não achei na minha Bíblia. Aliás, acho que nem os criadores da mesma encontrarão tal base Bíblica para esta prática. Se bem que tentaram, mas não me convenceram. No comercial da campanha (veja mais abaixo) estão citando Salmos 23:5 de uma forma distorcida para esta campanha da Mesa Santa. Afinal, o versículo em questão diz: "Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda." Em cima desta passagem eles "consagram com óleo" uma suposta "Mesa Santa", e ao colocar algum objeto de alguém em cima da mesa, os pastores farão a oração e o milagre vai acontecer.

Fico imaginando que, ao contextualizar a passagem bíblica para esta campanha, quem seriam os "adversários" que ficarão na "presença" das pessoas neste culto? Ora, já que é para contextualizar, o versículo fala de preparar uma mesa na "presença dos meus adversários", exegeticamente interpretando, preparar uma mesa é uma figura de linguagem que significa "preparar um banquete" para celebrar uma vitória. Com certeza, a interpretação neopentecostal seria: Os adversários são os demônios (ou os possuídos pelos mesmos)!

Ao questionar os autores sobre a veracidade da prática da tal "mesa santa", certamente irão dizer uma resposta bastante "universal" (para não dizer IURDiana): O povo precisa exercitar a fé através de representações espirituais no nosso mundo natural. Afirmativa nada ortodoxa, algo que está mais para "neo-paganismo" do que para Cristão. Ora, segundo o autor de Hebreus, a fé não seria "a convicção de fatos que não se vêem"? (Hb 11:1)

A mecânica da campanha funciona da seguinte forma: Você leva algum objeto de alguém que não é Cristão (ou de alguém que é também), pode ser foto, peça de roupa, chaves, cabelo, qualquer objeto pessoal, coloca em cima de uma mesa que, segundo os que lançaram esta campanha é uma mesa "ungida e consagrada" e é poderosa para operar o milagre, depois disso os pastores irão orar e o milagre na vida da pessoa vai acontecer. Nas campanhas desta igreja, sempre em todos os comerciais de sua TV (Fonte TV), deixam enfático que o culto terá a presença ilustre do "Apóstolo", líder da Fonta da Vida, que libera "palavras proféticas" e "declarações apostólicas contemporâneas", pois segundo eles (e também segundo a "onomatomancia") a palavra tem poder. Eles colocam a afirmativa de que o milagre, a causa, o desafio, a cura, entre outros, irá acontecer após o culto da "Mesa Santa"!

Veja o vídeo da campanha:





Francamente, após ver este vídeo pense comigo: Onde está o verdadeiro Evangelho de Cristo nisso tudo? Será que a Fé não vem mais pelo "ouvir", e o ouvir pela Palavra de Deus? Será que a pregação da palavra já não é mais suficiente para a pessoa "conhecer" o evangelho? Será que precisamos dar uma "forcinha" ao Espírito Santo? Será que precisamos "inventar" um novo evangelho baseado no misticismo brasileiro para as pessoas chegarem à Cristo? Onde está a pregação do evangelho que leva as pessoas até Cristo, ao arrependimento, à confissão dos pecados, à mudança de caráter e de vida, à mudança de valores e princípios humanos?

Até quando veremos pessoas serem iludidas por um evangelho bu$$ines com resultados instantâneos? Até quando veremos tantas barganhas, decretos e exigências sendo feitas a Deus em troca de favores?


Infelizmente os líderes destas igrejas neopentecostais estão mais preocupados em transformar seus templos em verdadeiros centros de soluções instantâneas, eles querem "lotar" suas igrejas de pessoas que vão somente atrás de uma "maozinha" para solucionar as adversidades e problemas da vida, que na maioria dos casos são de inteira responsabilidade do homem. Para isso basta lançar fetiches gospel, modismos extra-bíblicos, extravagâncias espirituais, dentre outras aberrações que já conhecemos por aí para conquistar estas pessoas, mesmo que temporariamente, pois na maioria destas igrejas neopentecostais a rotatividade de pessoas é muito grande.

O pior acontece quando as pessoas são informadas de que os problemas que são enfrentados na vida são exclusivamente espirituais, causados por demônios. O que ocorrre muitas vezes é que, mesmo participando destas campanhas "milagrosas", a solução instantânea acaba não acontecendo na vida da pessoa.

Questionando o fato, perguntamos: Porque não ocorreu o milagre? Porque não aconteceu nada? Porque a benção financeira não veio? Porque não ocorreu a cura? A resposta tragicamente será esta: Porque você não teve fé suficiente, está em pecado e precisa participar mais de nossas campanhas. Francamente!

Soluções simples e de responsabilidade do homem resolveriam os problemas de muita gente que está frequentando estas campanhas. Exemplo: Alguém participa desta campanha pedindo a Deus um bom emprego que possa ganhar bem para melhorar de vida. Mas a pessoa não tem nem sequer o primeiro grau completo, não tem nenhuma qualificação profissional. Como alguém assim poderá ganhar bem no mercado de trabalho? A solução seria a pessoa voltar a estudar, fazer cursos de qualificação e procurar emprego após isso!

Infelizmente para os neopentecostais tudo é culpa do diabo! O homem não tem culpa nenhuma, pois tudo é espiritual. Enquanto isso a Bíblia é deturpada, o evangelho genuíno de Cristo vai ficando de lado! Ainda bem que biblicamente o cristianismo autêntico será preservado até o final dos tempos, mas chegará o temível momento em que JESUS irá dizer: "Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor! Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade." Mt 7:22-23

Que Deus tenha misericordia!

Autor: Ruy Marinho
Blog Bereianos
.
Imprimir ou salvar em PDF

3 comentários

Anônimo mod

Pior disso tudo que fazem uma lavagem cerebral na pessoa ,tenho um cunhado que frequenta essa igreja , vida dele esta´ uma bagunça mas ,tudo é culpa do diabo ,tenho orado muito para Deus abrir os seus olhos

Responder

Paz, Rui!

Infelizmente, esse é o caminho que o povo brasileiro está seguindo. Aproveitando-se do misticismo já presente na cultura brasileira, essas igrejas oferecem ao povo algo com o qual eles estã acostumados, apenas "cristianizam" a tradição, entende? O que Roma fez com o paganismo de sua época é o que eles fazem hoje para angariar mais adéptos. E, como também faz parte da cultura brasileira a LOTERIA, as pessoas juntam as duas coisas: Vão "jogando e apostando" até um dia ganharem (leia-se: serem abençoadas).

Que Deus nos ajude a fazer a diferença para que eles possam ver qual o verdadeiro sentido do Evangelho de Cristo.

Responder
Anônimo mod

Que vergonha; não posso crer que estão fazendo tanta bagunça e ainda por cima usando o Nome de Jesus. Mas infelizmente, vejo isso e não é de hoje. Espero que pelo menos alguns se cansem disso tudo à tempo, e comecem a ter fome e sede de justiça enquant o ainda há tempo!

Sabrina - Uberaba/MG

Responder

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!