2008 - Ano apostólico de Ester! E o ano apostólico de Paulo nunca chega!

.


No final do ano de 2007 o "apóstolo" Estevam Hernandes, líder da igreja Renascer em Cristo, lançou uma "palavra profética" sobre o ano que viria em 2008. ele disse:

O ano de 2008 viveremos o Ano de Livramento, o Ano de Reinado, o
Ano Apostólico de Ester. Este incrível mover de Deus que vai nos acompanhar durante o Ano de 2008 inteiro.

Como já é de se esperar, estes líderes neopentecostais do apostolado contemporâneo lançam suas temáticas anuais com muitas promessas de prosperidade financeira, triunfalismo e ostentação, reinado na terra sobre os demais homens, poderes apostólicos especiais, influências políticas e empresariais, promessas de ser cabeça e não cauda e, como de costume, um festival de marabalismos teológicos distorcivos, tudo isso para consolidar um monopólio coletivo onde o culto à Deus é deixado de lado para se ter um culto especial para satisfazer as necessidades e vontades do homem, totalmente antropocêntrico em suas ministrações. E o pior de tudo, as pessoas são levadas a serem totalmente dependentes destes líderes, onde o "culto racional" é ocultado para se ter o "culto irracional", afinal não há liberdade para se pensar, uma vez que até mesmo as orações são feitas através da repetição de frases ditas pelos próprios líderes da igreja.

É o que infelizmente acontece nos lançamentos desses anos temáticos. Veja agora a oração que está descrita na imagem acima (se preferir, clique no link acima para escutar a mesma na íntegra):

"Deus Pai de Amor, que em nome de Seu Filho Jesus Cristo me escolheu para assentar acima de principados, potestades e dominadores me abençoando com toda a sorte de bênçãos espirituais. Eu declaro que neste ano Apostólico de Ester eu cumprirei a Tua vontade. Eu aceito teu chamado para reinar. Eu ocuparei a posição que o Senhor determinou , verei os teus inimigos envergonhados e os planos do inimigo quebrados. Eu declaro que a forca preparada contra a minha vida já está desfeita, que os decretos do inferno para destruir a minha família e o meu ministério não prosperarão. Eu declaro em nome de Jesus que o inimigo vai ter que me honrar, e com as minhas mãos levantadas eu tomo posse e declaro que o pur vai se transformar em purim e eu e minha família e a Igreja de Jesus Cristo vamos viver os maiores livramentos de todas as nossas vidas. Eu declaro que ninguém vai roubar a minha posição, eu faço parte da Igreja vitoriosa de Jesus Cristo e o inimigo não vai prevalecer, como Ester, como Mordecai terei prosperidade abundante, terei reconhecimento e declaro que haverá na minha casa, felicidade, alegria, regozijo e honra. Tomo posse de todos os milagres de Ester, cubro-me com o manto desta unção para viver o melhor ano que eu já vivi em toda a minha vida em nome de Jesus. Eu estou subindo os degraus que me levarão a minha condição de reinar e nada me impedirá em nome de Jesus. Deus, eu recebo esta unção e declaro que 2008 é o ano que eu serei honrado e eu darei a Ti toda a honra e toda glória em nome de Jesus."

Se entrarmos na questão teológica, veremos como de costume, em se tratando de Igreja Renascer em Cristo, várias distorções Bíblicas, como por exemplo esta oração que poderíamos neste caso classificar de "vãs repetições manipuladoras", pois o "apóstolo" faz a citação desta oração pré-escrita em um papel e todos os demais membros da igreja repetem, algo comum nas Igrejas neopentecostais (Ouça o audio no link colocado no início).

Também a "onomatomancia" que é o misticismo que acredida que existe "poder mágico" nas palavras pronunciadas, o apostolado contemporâneo, onde é colocado nos "apóstolos de hoje" um poder especial de super crente, com isso o mesmo é tido como intocável ou inerrável (vai falar que eles estão errados para um discípulo dos mesmos).

Vemos também nesta oração a citação de que "os decretos do inferno para destruir a família e ministério não prosperarão". Ora, quem "decretou" alguma coisa do inferno? Se for satanás, desde quando o mesmo já está no inferno? O Diabo não está no inferno e sim nos ares (Jo 1:7,2:2 ; Ef 6:12), ele será lançado no inferno somente após o milênio (Ap 20:10), no inferno não haverá tempo para o diabo brincar ou torturar alguém, aliás, isto seria um prêmio para ele, mais no inferno ele será atormentado (Ap. 20:10b).

Enfim, são tantas distorções teológicas nesta suposta oração que deixo estas refutações que citei acima como pontapé inicial para a análise mais apurada na mesma para verificar as demais incoerências.

Um irmão de uma comunidade do Orkut foi muito feliz em seu comentário sobre este tal "ano apostólico de Ester" e faço as palavras dele as minhas.

Acho engraçado que o ano apostólico de Pedro nunca chega. Ninguém quer ser crucificado de cabeça para baixo.

E o ano apostólico de Jó? Seria ótimo para exercitar a paciência.

E o ano apostólico de Paulo? Passar alguns anos no xadrez seria outro ótimo exercício de perseverança e longanimidade. Passar fome também, dificuldades financeiras, espinho na carne...

Aliás, nunca vemos anos apostólicos em que os temas sejam os próprios apóstolos, pois ninguém quer padecer perseguições pela causa de Cristo. Apenas o evangelho (ou seria apostolado?) do
"venha a nós", deixando o "Vosso Reino" de lado.

É assim que caminha a humanidade (neopentecostal, é claro).

Que Deus tenha misericórdia.


Autor: Ruy Marinho

Créditos: Rogério Bragil (Orkut, comunidade "não aguento mais mantra gospel") Pelo comentário sobre este ano apostólico de Ester.
.

Imprimir ou salvar em PDF

4 comentários

Rapaz, é simplesmente muito difícil acreditar no que eu li. Isso pode ser chamado de oração? Qual é o conceito de oração que esse povo tem, heim? Ele leu Mateus 6.13 pra inventar essa oração por acaso?
Só Deus mesmo pra nos dar graça e sabedoria pra escapar desse tipo de engano.

Responder
Anônimo mod

" O inimigo vai ter que me honrrar " o que e´ isso ??
Jesus !! até aonde vâo esses insanos ?

Responder
Anônimo mod

A paz do Senhor para todos. Interessante é q a bíblia é clara quando Jesus fala das vãs repições nas orações, e detalhe Jesus ainda dar exemplos como devemos proceder na oração mateus cap 6. O diabo honrar, a bíblia diz q se ñ fosse a misericordia de Deus já tinhamos sido consumido. Por favor queridos todos temos direito a uma bíblia leia e veja q o Diabo veio matar,roubar e destruir ñ foi honrar ninguem. Jesus q nos protege pela sua graça(favor ñ merecido) pq se fosse por nós mesmo....fiquem na paz.

Responder

fico sem palavras

lamentavel que deliro desses homens

Responder

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!