"Em verdade vos digo, alguns dos que aqui estão de modo nenhum provarão a morte até que vejam vir o Filho do homem no seu reino" Mateus 16.28 (Cf. Mc 9.1; Lc 9.27)
Quando se cumpriu o que Jesus disse isso?
Para alguns o que Jesus disse se cumpre no Apocalipse, com o apóstolo João e sua visão. E outros interpretam que isso se cumprirá na volta de Cristo. Que pode até ser, mas propriamente dito, em primeira instância não.
Primeiro, porque esta predição não aponta para o apóstolo João e no Apocalipse.
O substantivo "alguns" aponta para uma pluralidade e não para uma única pessoa. O substantivo não diz quantas pessoas são, mas afirma que não será somente uma. Ou seja, no Apocalipse mostra que somente o apóstolo João teve a visão; nisto o texto de Mateus mostra o contrário.
Segundo, porque o que Jesus disse não é futurístico.
Devemos definir o que é Reino. Para alguns, Reino de Deus e Reino dos céus são duas coisas distintas, o que é um engano. Para uma boa compreensão, basta olhar para as parábolas que o evangelista Mateus escreve e as mesmas parábolas que o evangelista Lucas as escreve:
Mateus 13.11 "Respondeu-lhes Jesus: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado;"
Lucas 8.10 "Respondeu ele: A vós é dado conhecer os mistérios do reino de Deus; mas aos outros se fala por parábolas; para que vendo, não vejam, e ouvindo, não entendam."
Vejam que Mateus diz "Reino dos céus" e Lucas diz que é "Reino de Deus". Logo, Reino de Deus e Reino dos Céus são a mesma coisa.
Então, isso não acontecerá no futuro, propriamente dito, quando Jesus estabelecer o Seu Reino porque o Reino de Deus já está entre nós (Lucas 17.21 Cf. Mateus 3.2; 10.7).
Então quando aconteceu o que Jesus disse?
Como provado acima que tais interpretações estão equivocadas, resta-nos aceitar que Pedro, Tiago e João não passaram pela morte e viram a majestade de Cristo. A Transfiguração satisfaz as exigências do contexto (todos os sinóticos dão logo a seguir a Transfiguração: Mc. 9:1; Lc. 9:27). Mais ainda, Pedro, que era um dos que estavam lá, referiu-se à transfiguração nas mesmas palavras (II Pe. 1:16-18). [1]
De fato, não seguimos fábulas engenhosamente inventadas, quando lhes falamos a respeito do poder e da vinda de nosso Senhor Jesus Cristo; pelo contrário, nós fomos testemunhas oculares da sua majestade. Ele recebeu honra e glória da parte de Deus Pai, quando da suprema glória lhe foi dirigida a voz que disse: "Este é o meu filho amado, em quem me agrado". Nós mesmos ouvimos essa voz vinda do céu, quando estávamos com ele no monte santo. (2 Pe 1.16-18 - NVI).
Nota:
[1] Comentário Moody (programa Theword)
Fonte: Bereianos
.
5 comentários
Olá Ruy,
ResponderInteressante essa observação que o autor faz para as expressões Reino dos Deus e Reino dos Céus. Já discuti com muitas pessoas sobre o emprego da expressão Reino dos Céus para justificar a salvação automática de crianças. Se Jesus não estava falando de Paraíso, os apologetas da salvação da mininada precisa arrumar outros versículos para sustentar o que querem defender.
concordo plenamente .o filho do homem ressucitou e veio em gloria deu vida a dois dicipulos no caminho de emaus. assou pao para pescadores . ficou 40 dias dando instruçoes e mais ninguem se levantou contra ele e foi levado as alturas diante dos olhos de muitos que ele disse essas coisas a eles amem.
ResponderPenso que a transfiguração não pode ser usada para explicar Mateus 16:28 só pelo fato de vir logo após o trecho em estudo. Vejamos o que Paulo disse em 1CORÍNTIOS 1:8
Responder"É ele também que vos confirmará em vosso procedimento irrepreensível até o fim, até o dia de nosso Senhor Jesus Cristo." 1CORÍNTIOS 1:8
"Pois cairá como uma armadilha sobre todos os habitantes de toda a terra. Portanto, ficai atentos e orai a todo momento, a fim de conseguires escapar de tudo o que deve acontecer é para ficares de pé diante do Filho do Homem." LUCAS 21:35-36
Tudo indica que a vinda de Cristo não será no nível material, mas sim, espiritual, logo após o fim de nossa existência neste planeta. Mas por que alguns o verão e outros não? Aqueles que estiverem de pé, ou seja, que perseveraram até o fim, verão Jesus, porém aqueles que estiverem prostrados, ou seja, os condenados, não poderão ver Jesus.
Esta interpretação não vai contra uma aparição de Cristo no final, quando a vida humana for extinta desse planeta, como descrito em ISAÍAS 13 . São fatos independentes entre si.
Todos que morreram dos apóstolos ja receberam o reino antes de morrer ...pois Jesus disse é chegado a vos o reino de Deus ... pregai o evangelho a toda criatura o reino é onde o rei reina no coração onde mora o Pai Filho e o Espirito Santo.
ResponderEu entendo que Mateus:16.28, já se cumpriu no momento que Cristo apareceu para os discípulos após a ressurreição.Observe que o Senhor Jesus ao falar para os discípulos, usou a expressão:dos que estão aqui não provarão a morte.
ResponderPostar um comentário
Política de moderação de comentários:
1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com
2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.
3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.
4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.
Para mais informações, clique aqui!
Blog Bereianos!