Moço, onde tu estás trepando?




As perguntas instigantes do irmão Moisés.

Fonte: [ PavaBlog ]
.

O Primeiro Mandamento: Não Terás Outros Deuses Diante de Mim

.

Por: João Calvino

Lançada e firmada solidamente a autoridade de sua lei, Deus enuncia o primeiro mandamento, a saber: que não tenhamos deuses estranhos diante de sua face [Êx 20.3]. O fim deste mandamento é que Deus quer ser o único a ter a preeminência em seu povo e nele exercer seu direito em plena medida. Para que isso aconteça, ordena que estejam longe de nós a impiedade e toda e qualquer superstição, em virtude da qual ou se diminui ou se obscurece a glória de sua divindade. E, pela mesma razão, prescreve que o cultuemos e o adoremos com o verdadeiro zelo da piedade. E a própria simplicidade das palavras soa quase que isto, porquanto não podemos ter Deus sem que, ao mesmo tempo, abracemos as coisas que lhe são próprias. Portanto, o fato de proibir que tenhamos deuses estranhos, com isto significa que não devemos transferir para outrem o que lhe é exclusivo.

Mas, ainda que sejam inúmeras as coisas que devemos a Deus, contudo a quatro tópicos se podem muito bem mencionar: Adoração, a que se anexa como um apêndice a obediência espiritual da consciência, confiança, invocação e ação de graças. Chamo adoração a veneração e o culto que qualquer um de nós lhe rende, quando se lhe submete à grandeza. Por isso, não improcedentemente, incluo à adoração a submissão de nossa consciência à sua lei. Confiança é a segurança de nele descansar, em virtude do reconhecimento de seus predicados, quando, atribuindo-lhe toda sabedoria, justiça, poder, verdade, bondade, reconhecemos que somos bem-aventurados somente em sua comunhão. Invocação é o recurso de nossa mente à sua fidelidade e assistência, como ao sustentáculo único, sempre que alguma necessidade insiste. Ação de graças é a gratidão com que se lhe atribui o louvor de todo bem.

Como o Senhor não pode consentir que nenhuma destas coisas seja atribuída a alguém além dele,171 assim ordena que tudo seja aplicado inteiramente a ele. Ora, nem será suficiente abster-te de um deus estranho, a não ser que te refreies exatamente do que certos desprezadores nefários costumam fazer, a quem o máximo proveito é ter em zombaria todas as religiões. Com efeito, importa que se anteponha a verdadeira piedade, em virtude da qual as mentes se volvam para o Deus vivo, imbuídas de cujo conhecimento, aspirem a contemplar, a temer, a adorar-lhe a majestade, a abraçar a comunicação de suas bênçãos, a buscar-lhe em tudo a assistência, a reconhecer e celebrar com a confissão do louvor a magnificência de suas obras, como o escopo único em todas as ações da vida. Então, precavenha-se a superstição da impiedade pela qual as mentes alienadas do Deus verdadeiro são arrastadas, para cá e para lá, em busca de deuses vários. Daí, se estamos contentes com o Deus único, recordemos o que foi dito antes: que devem ser alijados para bem longe todos os deuses fictícios, nem se deve cindir o culto que ele reivindica para si com exclusividade, pois que nem é seguro detrair-lhe da glória, mesmo que seja uma mínima porção, quando nele devem permanecer todas e quaisquer coisas que lhe são exclusivas.

A frase que segue, diante de minha face, intensifica a indignidade, pela qual Deus é provocado ao ciúme sempre que em seu lugar pomos nossas invenções, tal como se uma esposa despudorada, trazido escancaradamente o amante diante dos olhos do marido, mais lhe incendesse o ânimo. Portanto, quando, por seu manifesto poder e graça, dava Deus prova de que ele atentava para o povo que havia escolhido, para que mais o arredasse do crime de defecção, adverte-o de que não se podem admitir novas deidades sem que seja ele testemunha e observador de seu sacrilégio. Mas, a esta petulância acrescenta-se o máximo de impiedade, a saber, que, em seus desvios, o homem julga poder burlar os olhos de Deus. Em contrapartida, proclama o Senhor que tudo quanto cogitamos, tudo quanto empreendemos, tudo quanto executamos, é posto diante de seus olhos.

Portanto, se queremos que ao Senhor agrade aprovar nossa religião, seja nossa consciência isenta até das cogitações mais recônditas de apostasia. Pois ele requer que permaneça íntegra e incorrupta a glória de sua divindade, não só na confissão externa, como também a seus olhos, os quais contemplam até os mais recônditos recessos dos corações.

_________________________
Fonte: Institutas da Religião Cristã, João Calvino, Edição clássica, I, ii, 8.
Extraído do site: [ Eleitos de Deus ]

Sofismas da Auto-ajuda

.
Por: Pr. João A. de Souza Filho

“Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo” (2 Co 10.4-5).

Este texto é um dos mais utilizados quando se fala da luta do cristão, e com razão, porque Paulo está apresentando a estratégia de guerra para o confronto espiritual – porque, embora andando na carne não militamos segundo a carne – diz ele, e a luta é feita com armas espirituais. As “armas” desta batalha são a palavra da verdade, que é a espada do Espírito, a palavra de Deus. Lutas contra o que? Paulo aborda três obstáculos de luta: fortalezas, que precisam ser destruídas; sofismas, que precisam ser anulados e altivez.

Uma fortaleza pode ser lugar de abrigo, de ataque ou de defesa. Nas mãos do inimigo se torna uma barreira contra o avanço do evangelho. Nas mãos da igreja um baluarte contra o mal. Para o Talmude esta fortaleza é o pecado. Altivez é uma barreira de conhecimento e de orgulho humano que lança sombra e escurece a razão e o conhecimento das pessoas impedindo que sejam alcançadas pela luz do evangelho. E o sentido de altivez é exatamente este: Um muro alto de conhecimento humano que impede a penetração da luz do conhecimento divino. Enquanto esses dois constituem-se fortalezas, o terceiro, sofismas é o mais sutil de todos. A versão Corrigida traduz a palavra como “conselho”.

Um sofisma é uma “verdade” que não é verdade e pode ser melhor definida como uma mentira com aparência de verdade. Mas, continua sendo mentira. Os sofismas alteram a essência da mensagem do evangelho e “implantam” no conhecimento humano uma mentira, que de tanto ser repetida é aceita como verdade. Enquanto as fortalezas e as barreiras ou altivez precisam ser destruídas, o sofisma tem de ser anulado. E uma mentira só é anulada com a verdade. Exemplo disso é a teoria da evolução, uma mentira ensinada nas escolas como uma grande verdade, mas é mentira.

Os sofismas, geralmente são artimanhas lingüísticas, teorias, suposições e idéias que se opõem à mensagem do evangelho. Isto sempre existiu ao longo dos séculos, mas nessas últimas décadas da igreja cristã os sofismas passaram a ser apresentados com rótulos coloridos e mais atraentes. O evangelho pregado nos dias de hoje não é apresentado com sua essência e substância, corrompido que está pela ação dos sofismas, ou de mentiras aparentemente verdadeiras. Apesar do curto espaço disponível, é possível, num breve artigo como este, detectar alguns dos muitos sofismas que entraram na mensagem do evangelho.

Por exemplo, fé tornou-se sinônimo de pensamento positivo e uma pessoa é curada se tiver fé. Se bem que a fé ajuda a pessoa a pensar positivamente, a se erguer e a vencer, a fé que se ouve pregar hoje não é a fé mencionada nas escrituras. No texto de Habacuque em que “o justo viverá pela sua fé” (Hc 2.4) o sentido é de que a pessoa sobrevirá à invasão do mal – do ataque dos caldeus – se permanecer agarrada ou “colada” em Deus. Fé tem o sentido de viver-se agarrado, preso (a Deus). Não importa o que acontecer, o cristão permanece firme. Doente, mas firme. Sem dinheiro, mas forte. O sofisma inverte a ordem. Se alguém está doente, não tem fé; se está sem dinheiro algo de errado aconteceu.

Mas fé, pela ação dos sofismas tornou-se algo a ser conquistado. Assim, quem tem fé é curado, quem não tem continua doente. A corrupção da mensagem do evangelho produz manchetes do tipo: “Centenas de pessoas curadas pelo poder da fé”. O sofisma ou a mentira é que a fé cura, quando na realidade a cura é realizada pela autoridade e ação do Nome de Jesus Cristo, às vezes independentemente da fé de uma pessoa, da fé do pregador e da fé da audiência, e sim como uma operação da expressa vontade de Deus.

Ligada aos sofismas sobre a fé aparece a mensagem de auto-ajuda. E há que diferenciar aqui a auto-estima da auto-ajuda. Deus sempre “levanta” a estima de uma pessoa que pensa negativamente sobre si mesma. Ao medroso ele diz: “Não temas, homem valente”. “Esforça-te, tem bom ânimo”. “Eu sou contigo”, porque a fonte da auto-estima é o próprio Deus, e não a fé ou o pensamento positivo. A expressão de Paulo “tudo posso naquele que me fortalece” resume a capacitação humana que vem diretamente de Deus.

Na mensagem de auto-ajuda o foco tem sido sempre o homem, e o que este pode fazer por si mesmo, por seu potencial, basta para tanto repetir frases, ler os passos práticos para uma vida de vitória, conhecer o “segredo” e, neste sentido a mensagem de auto-ajuda tornou-se um canal de prosperidade aos autores de livros, cds, pregadores e conferencistas que despertam o potencial que existe em cada pessoa. O sofisma reside no fato de que o “potencial” passa a ser o próprio homem e não o fruto de sua dependência de Deus. Aliás, o sofisma da capacitação humana descarta toda ajuda divina. Elogia-se o humanismo porque o homem realiza feitos independentes da ação direta e da interferência de Deus.

Neste sentido, a mensagem do evangelho que se ouve todos os dias está impregnada e corrompida com filosofias, humanismo e via de regra com símbolos, idéias e práticas de movimentos orientais que se assemelham aos métodos e filosofias da Nova Era.

Analisando-se o conteúdo de algumas mensagens televisivas e dos livros recentemente publicados percebe-se que muitos pregadores, evangelistas, pastores ou apóstolos já não abordam mais a essência do evangelho como faziam os primeiros apóstolos, e pincelam o tema bíblico com cores e sofismas que atraem; sim, porque um sofisma bem apresentado atrai mais seguidores do que a radicalidade do evangelho. O sofisma alterou o chamamento de se seguir a Cristo incondicionalmente – às vezes perdendo-se tudo – para uma mensagem de prosperidade. As pessoas vêm a Cristo porque querem se sentir bem, enriquecer e ter vida farta. Exatamente o oposto do que pregavam nossos pais.

Os jovens são desafiados a serem prósperos, ricos, milionários, enquanto a verdadeira mensagem do evangelho consigna a que se abandone tudo pela causa do evangelho, mesmo que para seguir a Cristo viva-se em pobreza. O desapego aos bens materiais foi um dos fatores que permitiu que o evangelho fosse pregado por todo o mundo greco-romano. Os bens deixados pelos irmãos da igreja primitiva aos pés dos apóstolos eram distribuídos entre os pobres e necessitados de Jerusalém; o sofisma consegue arrecadar os bens para enriquecer os pregadores, apóstolos e a instituição. A lei da semeadura é apresentada com cores atraentes de possibilidades de riquezas e de bem-estar social; quando na realidade Paulo, ao tratar do tema tinha em mente os recursos para evangelizar as nações e ajudar os pobres e necessitados.

É certo que existe uma prosperidade na vida cristã como resultado do evangelho, mas é algo intrínseco à mensagem, faz parte de seu conteúdo e os que progrediram financeiramente na vida não aceitaram o evangelho por ambição de riquezas, mas pela obra de Cristo e seu senhorio.

Jesus já não é mais apresentado como o Salvador da humanidade, que morreu para perdoar os homens de seus pecados, mas como exemplo de sucesso de quem se pode extrair passos significativos de sucesso empresarial, e o sofisma consegue encobrir o verdadeiro Jesus e sua missão redentora. Livros e mais livros vêm sendo escritos sobre Jesus como fórmula de sucesso, deixando uma caligem sobre a verdadeira missão de Jesus entre os homens.

Combate-se os sofismas com a palavra da verdade. Conforme Hebreus 4.12 a palavra de Deus é a única arma capaz e eficaz de fazer a separação entre o que é humano e o que é de Deus; ela separa a filosofia arguta e humana dos homens infiéis permitindo que realce apenas a verdade de Deus.

Paulo por pouco não caiu na cilada dos filósofos e humanistas da época que o convidavam para os debates. Num deles, em Atenas filosofou muito bem, mas o embate empírico não resultou em manifestação do poder de Deus nem deixou igreja estabelecida na cidade. Sempre que confrontou os sofismas com a verdade Paulo deixou igrejas estabelecidas, porque sua mensagem não constava de palavras apenas, mas em demonstração de poder (1 Ts 1.5). A partir do insucesso de Atenas, Paulo aprendeu a delimitar o sofisma de uma verdade, e por isso orienta aos cristãos que anulem os sofismas com a palavra de Deus!

Então, para anular sofismas, deve-se conhecer o que diz a palavra de Deus sobre cada esfera da vida humana. O verdadeiro “segredo” consiste em desvendar os mistérios da palavra de Deus.

Devido ao espaço o tema precisou ser resumido, mas não se esgota aqui.

Fonte: [ Site do autor ]
.

Contra quem lutamos?

.


Por Daniel Clós Cesar

Até a Segunda Guerra Mundial, quando os regimes fascistas mostraram-se os "malvados", todos sabiam quem eram os inimigos. A guerra fria, e muito mais o seu fim, anularam por completo essa idéia dicotômica de bem ou mal.

O mundo cego e incapaz de compreender a Verdade, vê o inimigo em um homem com um alcorão, em um homem beijando outro homem, eu uma mulher abortando, em um traficante de animais ou em um drogado... enfim, vê seus inimigos naquilo que consideram como marginal à sociedade. Ainda que eles mesmos vivam à margem aos olhos de outros.

Acompanhando as tendências, como é peculiar da igreja cristã ocidental, aos poucos fomos perdendo a capacidade de reconhecer o inimigo. Ou ainda pior, copiamos o modelo de identificação de inimigo adotado pelo mundo. Olhamos como o mundo... superficialmente.

Mas a igreja cristã brasileira também tem visto o inimigo dentro da própria igreja. Não em sua própria congregação (às vezes sim). Mas na outra... a que abriu recentemente e está organizando um grande evento para arrebanhar ovelhas de outro pasto. Vê seu inimigo no outro pastor... não o que rouba e adultera (que nem poderia ser chamado pastor), mas no que "prega" com tanto vigor que junta as centenas filiados a outros partidos religiosos (igrejas).

O estado caótico da igreja brasileira só é acobertado pela própria igreja. Que mesmo cheia de pus e pedaços de carne podre pendurados por restos de pele, finge estar tudo em paz. Põe uma atadura suja e chama o próximo paciente da interminável fila.

O apóstolo Paulo escreveu aos irmãos na Galácia o seguinte: "Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro" (Gl 5.17).

A igreja (que não é Igreja) abandonou o Espírito Santo de Deus. Sobrou apenas a carne e a carne não luta contra ela mesma, o reino de satanás não está dividido contra si mesmo (Mt 12.26). Ela apenas busca outros recursos nela mesma para continuar a praticar tão somente suas obras.

No entanto, se clamassemos pelo Espírito de Deus, este geraria, primeiro em nós, intensa batalha pelas nossas mentes e corpos. Pois opõem-se totalmente as obras do pecado.

O que manteve o equilíbrio entre diferentes sistemas de governo e ideologias durante toda a História, foi a vigorosa oposição exercida por opostos. No momento em que um dos lados cedeu ou deu-se por vencido, a oposição não só deixou de existir, mas o que se seguiu foi o monopólio de um sistema ou ideologia.

A igreja brasileira voltou-se para luta da carne. Com armas da carne. Abandonou ou está apressadamente abandonando as armas espirituais, em parte, porque seus soldados mais novos já não as sabem mais manejar e os velhos estão cansados.

Ao abandonar aquele que se opõe a carne monopolizamos um único sistema. Um único guia para nossas almas. Damos todo poder a carne.

Maranata!

Fonte: [ Púlpito Cristão ]
.

Tenho tanta dúvida que chego a ter Fé...

.


Em minha opinião uma das tarefas mais difíceis em nossa caminhada em busca do precioso “descobrimento do ser e existir” denominado por muitos também, como o dito “ auto-conhecimento”. Posso dizer que entender os processos pelos quais a vida é submetida através dos anos, e realmente coisa pra queimar muitos neurônios. Às vezes penso que ficaremos loucos antes de nos conhecermos mesmo que parcialmente, mas esta ação de descobrir os processos da vida parece um vicio para mim, um desejo louco de me descobrir a cada dia e segundo. Na verdade somos tão complicados e extremamente misteriosos, que nos surpreendemos muitas vezes extremamente excêntricos até para os nossos próprios gostos.


Não são poucas as vezes que somos submetidos a situações que exigem o melhor de nós, mas a verdade é que pelo fato de nos desconhecermos, na maioria das vezes somos surpreendidos, onde ao invés de surgir melhor, despertamos quase sempre o pior em nosso caráter. Embora situações como as tais pareçam tão terríveis nos momentos em que são vivenciadas, elas também despertam estas incógnitas que nos impulsionam a cada dia a buscar um sentido e uma existência, algo que nos impulsione ao encontro de um caminho que nos conduza a ser pessoas melhores, do que as que nos são reveladas pelas desventuras.

A verdade é que todos nós buscamos bem lá no fundo esta mudança, o desejo de ser diferente, e acima de tudo que esta diferença encontre um sentido para fazer a vida ser mais bem vivida. Este desespero às vezes é tão gritante que nos consolamos com respostas, que na grande maioria das vezes são insuficientes para responder a tantas questões que surgem nos “micro-segundos” amontoados de nosso universo existencial.

A filosofia em gritos que atravessam séculos, diz que as dúvidas são a força motriz que movimenta o mundo, e a verdade comprovada desta premissa nos faz acreditar que esta inquietação com certeza, não pode possuir proveniência maligna. Grande maioria de nós prefere a conformidade, a ter de caminhar lado a lado com á duvida. Assumir a falsa segurança da convivência conformada do que encarar a vida questionada.

Uma das coisas mais fascinantes em minha vida de casado é saber que cada dia tenho a possibilidade de descobrir uma nova esposa que ainda desconheço. Ela me surpreende todos os dias com ações das mais inusitadas (boas e más), e isso me faz constantemente ser desafiado a superar todos os conceitos de paixão e amor que até dado momento entendia. Penso que o descobrimento será uma constante em nossa vida como casal, e creio que o mesmo aplica-se em nosso descobrimento como indivíduos, uma constante até o dia que o que é em parte acaba.

"O desafio é a plataforma que dá suporte as duvidas, embora em parte conceituássemos o fim, somente enfrentando-o descobriremos as respostas."

Sobre “desafios e dúvidas”, só posso concluir que ambos são divinos. Estes sentimentos são temperos adicionados pelo criador para dar sabor a nossa vida. São as forças que nos impulsionam ao único sentimento inexplicável pela ciência, mas vívido e forte no coração de quem o vislumbra. O que falo é resumido em duas preciosas palavras, fé.

Se não encararmos os desafios e dúvidas, nunca possuiremos a fé em sua essência mais pura. Nunca experimentaremos os prazeres oferecidos para aqueles que se arriscam a vivê-la. Fé não é um sentimento que sintetize ou exemplifique o fanatismo, mas sim em contra ao fanatismo, a fé é nobre, é pura, é um sentimento passível de duvida ao mesmo tempo em que é seguro.

Não consigo mais acreditar que a fé é cega, sim creio em uma forma de vida consciente, transcendente, segura e não religiosa, humana, realista, naturalmente sobrenatural, viva e colorida, musical e perfumada, isto sim dou como conceito de fé. Para finalizar, posso dizer que a fé, assim como exemplifiquei, é uma oportunidade divina de encontrar o sentido real de uma existência, é o descobrimento do criador nas ranhuras da vida. Para mim hoje isso é fé...

Meus Desejos de Bem e paz!

Leandro Barbosa
Fonte: [ Emeurgência ]
.

O Rosário e suas 15 promessas

.


1) Introdução

A Igreja Católica Apostólica Romana presta uma espécie de veneração especial a Maria, chamada hiperdulia (algo como hiper veneração). Todos os demais santos são merecedores apenas de dulia (veneração) e apenas a Deus é reservada a latria, que é a adoração.

Teoricamente estas definições podem até ser compreensíveis, porém a prática nos revela algo totalmente diferente.

João Paulo II, grande devoto de Nossa Senhora e que demonstrou isto em toda a sua trajetória como pontífice disse o seguinte no encontro com os jovens na Basílica Vaticana em 10 de janeiro de 1979:

“O assunto, para o qual desejaria chamar a vossa atenção neste momento, está muito perto da vossa sensibilidade. Quereria, de fato, deter-me convosco a contemplar ainda a cena maravilhosa que o mistério do Natal nos colocou diante dos olhos. É cena que vos é familiar: muitos de vós reviveram-na ativamente nestes dias, construindo o presépio nas suas casas. Pois bem, entre os protagonistas desta cena, convido-vos esta manhã a olhar para Maria, a Mãe de Jesus e nossa Mãe."

A Igreja mesma nos sugere esta atenção particular para com Nossa Senhora: quis que o Último dia da oitava do Natal, e primeiro dia do ano novo, fosse consagrado à celebração da Maternidade de Maria. É evidente, pois, a intenção de dar realce ao “lugar” da Mãe, diria à “dimensão maternal” de todo o mistério do nascimento humano de Deus.

Não é intenção sua que isto se manifeste só neste dia. A veneração da Igreja para com Nossa Senhora — veneração que supera o culto de qualquer outro santo e toma o nome de “hiperdulia” — invade todo o ano litúrgico.” [1]

Esta é uma pequena demonstração de como a ICAR tem voltado o seu foco sistematicamente para Maria, tirando-o do único e verdadeiro Salvador, Jesus Cristo.

2) O surgimento do rosário

Um instrumento poderoso para este desvio do foco em Cristo, o Santo Rosário, surgiu aproximadamente no ano 800 e consistia na reza de 150 pais-nossos pelos leigos que não sabiam ler, de forma a imitar os monges que rezavam os Salmos (150). Com o passar do tempo formaram-se outros três saltérios com 150 aves-Maria, 150 louvores em honra a Jesus e 150 louvores em honra a Maria. O Rosário como conhecemos hoje surgiu em 1206, quando a Virgem teria supostamente aparecido a São Domingos e revelado que era uma arma poderosa para a conversão dos hereges e outros pecadores. O primeiro documento impresso que explica claramente como rezar o rosário surgiu em Colônia, na Alemanha, em 1476.

Ao longo do tempo recebeu algumas implementações, sendo a última em 16/10/2002 através da Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae [2] publicada pelo papa João Paulo II em que adicionou-se mais 50 aves-Maria e 5 pais-Nosso sob o título de Mistérios Luminosos [3] aos já rezados mistérios gozosos, mistérios dolorosos e mistérios gloriosos. Desde tal data o rosário passou a ser composto por 212 aves-Maria, 4 salve-rainhas e 24 pais-nosso [4]. Pela distribuição das rezas fica notável que o foco não é Cristo, mas sim Maria.

3) “Revelações” acerca do rosário

Muitas são as informações que os católicos recebem acerca de diversas supostas aparições de Maria com uma mensagem de estímulo à reza do seu rosário:

Quero que saiba que, a principal peça de combate tem sido sempre o saltério Angélico (Rosário) que é a pedra fundamental do novo testamento. Assim quero que alcances estas almas endurecidas e as conquiste para Deus, com a oração do meu saltério” esta frase teria sido dita a São Domingo em uma aparição da Virgem Maria dos Católicos.

À Beata Alexandrina de Balasar, nascida em 1904 e falecida em 1955, a ICAR afirma que Nossa Senhora muitas vezes lhe falou do rosário, recomendando-o como arma eficaz contra as ciladas do demônio e como oração que agrada a Jesus, porque honra Maria, sua Mãe.

A ICAR diz que a reza do rosário agrada a Cristo, porém ela leva seus praticantes a distanciarem-se do nosso Senhor e Salvador e ter como foco principal a mãe de Jesus.

Dentre as muitas “revelações” dadas pela senhora dos católicos acerca do seu rosário, uma em especial é objeto deste artigo, pois faz com que os rezadores do terço deixem de depositar sua confiança em Cristo, nosso Senhor e único Salvador, e passem e esperar em Maria.

4) As 15 promessas do Santo Rosário

Alain de la Roche, titulado beato pela ICAR, nascido na França em 1428 e falecido na Holanda em 1475, afirma ter recebido uma mensagem especial de Maria acerca do seu rosário. Segundo ele, a senhora dos católicos lhe revelou 15 promessas para os que rezassem o rosário devotamente. Abaixo faremos um confronto entre estas promessas e o que a Bíblia nos diz acerca do que foi prometido:

1) A todos aqueles que recitarem o meu Rosário prometo a minha especialíssima proteção.

O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O SENHOR é a força da minha vida; de quem me recearei? [Sl 27:1]

O SENHOR está comigo; não temerei o que me pode fazer o homem. [Sl 118:6]

Eu, porém, cantarei a tua força; pela manhã louvarei com alegria a tua misericórdia; porquanto tu foste o meu alto refúgio, e proteção no dia da minha angústia. [Sl 59:16]

2) Quem perseverar na reza do meu Rosário, receberá graças potentíssimas.

Porque o SENHOR Deus é um sol e escudo; o SENHOR dará graça e glória; não retirará bem algum aos que andam na retidão. [Sl 84:11]

O homem de bem alcançará o favor do SENHOR, mas ao homem de intenções perversas ele condenará. [Pv 12:2]

Bem-aventurado o homem que me dá ouvidos, velando às minhas portas cada dia, esperando às ombreiras da minha entrada. Porque o que me achar, achará a vida, e alcançará o favor do SENHOR. [Pv 8:34-35]

3) O Rosário será uma arma potentíssima contra o inferno, destruirá os vícios, dissipará o pecado e derrubará as heresias.

Tenho posto o SENHOR continuamente diante de mim; por isso que ele está à minha mão direita, nunca vacilarei. Portanto está alegre o meu coração e se regozija a minha glória; também a minha carne repousará segura. Pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção. [Sl 16:8-10]

Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos. Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça; Para que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor. [Rm 5:19-21]

Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei. [Gl 5:19-23]

4) O Rosário fará reflorir as virtudes, as boas obras e obterá às almas as mais abundantes misericórdias de Deus.

E que direis se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição;

Para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que para glória já dantes preparou [Rm 9:22-23]

Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; [Ef 2:4-6]

As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade. [Lm 3:22-23]

5) Quem confiar-se a Mim, com o Rosário, não será nunca oprimido pelas adversidades.

Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. [Jo 16:33]

E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus. [Fp 4:7]

Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. [Mateus 11:28,29]

6) Quem quer que recitar devotadamente o Santo Rosário, com a meditação dos Mistérios, se converterá se pecador, crescerá em graça se justo e será feito digno da vida eterna.

Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei. E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. [Jo 16:7-8]

Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. [2Pe 3:18]

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; [Ef 2:8-9]

7) Os devotos do Meu Rosário na hora da morte, não morrerão sem os sacramentos.

A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. [Rm 10:9-10]

8 ) Aqueles que rezam o Meu Rosário encontrarão, durante sua vida e na hora de sua morte, a luz de Deus e a plenitude das suas graças e participarão aos méritos dos abençoados no Paraíso.

Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. [João 14:6]

9) Eu libertarei, todos os dias, do Purgatório, as almas devotas do Meu Rosário.

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; [Ef 2:8-9]

Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; (…) Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos; (…) E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna. [Mt 25:34,41,46] (não existe purgatório na Bíblia)

10) Os verdadeiros filhos do Meu Rosário gozarão de uma grande alegria no Céu.

…eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. [João 10:10b]

Nunca mais terão fome, nunca mais terão sede; nem cairá sobre eles o sol, nem calor algum; porque o Cordeiro que está no meio, diante do trono, os apascentará e os conduzirá às fontes das águas da vida; e Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima. [Apoc. 7:16,17]

11) Aquilo que se pedir com o Rosário se obterá.

E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. [Jo 14:13]

Eu sou o SENHOR; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura. [Is 42:8]

12) Aqueles que propagarem o Meu Rosário serão por mim socorridos em todas as suas necessidades.

Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. [Is 46:1]

13) Eu consegui do Meu Filho que todos os devotos do Rosário tenham, por irmãos em sua vida e na hora de sua morte, os Santos do Céu.

E em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos. [Atos 4:12]

14) Aqueles que recitarem o Meu Rosário fielmente serão todos filhos meus amantíssimos, irmãos e irmãs de Jesus.

Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai.O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados. [Rm 8:15]

15) A devoção do Santo Rosário é um grande sinal de predestinação.

Nele (Cristo), digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade; [Ef 1:11]

Estes combaterão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão os que estão com ele, chamados, e eleitos, e fiéis. [Ap 17:14]

5) Conclusão

É notório que a ICAR tem permitido e incentivado que seus fiéis afastem-se da verdadeira adoração ao único e exclusivo Senhor e Salvador Jesus Cristo ao desviarem seu foco para a mãe de Jesus, Maria, transformando-a em objeto de esperança [Rm 5:1-2] [Ef 4:4-6] [Cl 1:26-28] [1Ts 1:2-4] [2Ts 2:16] [1Tm 1:1] [Hb 10:23] [1Pe 1:21]

O conhecimento da Bíblia Sagrada, lida sem o filtro da tradição e do magistério, mas sim sob a iluminação do Espírito Santo nos revela o quão equivocada é a atitude de rezar para quem não pode salvar e esperar nas promessas de quem não pode cumpri-las.

Somente o Senhor Jesus é capaz de nos proteger, salvar, livrar do mal e dar Sua graça e misericórdia, pois em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos. [At 4:12]

Caminhemos firmes olhando sempre para o autor e consumador de nossa fé, Jesus Cristo [Hb 12:2], esperando apenas Nele.

Notas
[1] http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/speeches/1979/january/documents/hf_jp-ii_spe_19790110_giovani_po.html acessado em 23/08/2008.

[2]http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/apost_letters/documents/hf_jp-ii_apl_20021016_rosarium-virginis-mariae_po.html acessada em 23/08/2008

[3] http://www.vatican.va/special/rosary/documents/misteri_luminosi_po.html acessada em 23/08/2008

[4] Além das 50 aves-Maria e dos 5 pais-nosso de cada terço, há também outras repetições destas rezas e de algumas outras no decorrer de cada terço rezado.

Fonte: [ NAPEC ]

Carta para um blogueiro imaginário

.
Por Daniel Clós Cesar

Ao ver o que está acontecendo com a blogosfera pretensamente "cristã e apologética", percebo que ela tá virando "gospel"... no pior sentido. Tipo o cantorzinho famoso que troca a MK pela $ony Mu$ic.

Desde que comecei meu blog recebo alguns e-mails, principalmente solicitando desenhos. Gente que não me acha muito competente para escrever, mas acha que desenho... sinceramente, não penso de mim nem uma coisa nem outra. Conheço alguns dos melhores ilustradores do sul do país... eles sim sabem desenhar... eu rabisco. Também leio blogs de verdadeiros teólogos... que não são grandes escritores... mas tem conhecimento para ensinar e admoestar.

Eu sou leigo. Não sou formado em nenhum seminário reformado, pelo contrário, minha formação acadêmica é deveras humanista. Formei-me em História pela Federal do RS. Paguei meus livros e bandejão no restaurante universitário com desenhos e layouts para sites... mas não vivo mais disso. Meu blog não é um comércio. Não comercializo meus textos. E já escrevi sobre isso inclusive (ler aqui). Não é uma idéia que surgiu hoje.

Eu não vivo disso. Não preciso escrever para colocar o feijão na mesa. Não preciso desenhar para por gasolina no carro. Não vivo do mercado de entretenimento gospel. Graças a Deus. Se ainda esporadicamente faço esse tipo de serviço, é apenas para não perder a prática... e somente os faço para amigos de longa data ou missionários, e sem custo algum. Não é algo que penso servir para todo mundo. É uma opção pessoal e intransferível.

Mas minha história na internet cristã é recente. Um ano atrás enviei um texto para o Ruy Marinho do blog Bereianos... era sobre festas à fantasia, piercing, tatuagens e coisas do gênero... para minha surpresa ele publicou o texto... e mais tarde enviei outros, alguns publicados outros não. Mais tarde criei meu próprio blog, mas ainda enviava os textos para o Ruy... o fato dele não ter publicado alguns textos, onde mais tarde percebi erros doutrinários ou fuga do evangelho reformado, me fizeram ter muito respeito por ele e pelo seu blog, que continuamente leio. Vejo ali um repositório de qualidade, como poucos na internet cristã nacional.

Sem saber bem como as coisas funcionavam... achando que tratava apenas com cristãos, há três meses atrás quando criei outro blog, resolvi mandar uns textos e desenhos para vários autores de blogs... na perspectiva humana deu certo. Meu antigo blog devia ter 50 visitas por mês, o atual... em dois meses passou de 4000... meus desenhos e textos podiam ser lidos em vários blogs e todos direcionavam para meu...

Que maravilha... deu certo!

Ou não...

4000 em dois meses é pouco para os "gigantes" da web-gospel. Para aqueles que precisam de calculadora para contar seus adoradores. Pouco para os que criticam a Teologia da Prosperidade vivida pelos outros e vivem tão intensamente seus conceitos. Muitas vezes escondidos atrás de um blog pretensamente apologético, pretensamente cristão.

Não publico no Púlpito Cristão porque o Leonardo me prometeu alguma grana ou mais audiência no meu blog pessoal. Mas porque me propôs a oportunidade de publicar em um blog que não trata de teologia liberal e tem por objetivo a defesa do Evangelho. Se amanhã eu ler no Púlpito um texto promocional do novo CD da Aline Barros ou sobre a "maravilhosa" obra de Charles Finney... só a amizade continua. Mas o uso comum do púlpito não. Sou intolerante ao ecumenismo e absurdamente contrário a qualquer espécie estranha ao cristianismo.

Obviamente não tenho nenhuma ingerência neste blog. Envio meus textos e seu moderador e proprietário decide se os publica ou não. Isso pode ser ruim para outros... para mim está de bom tamanho.

Aí recebi uma oferta irrecusável. Mas para mim, recusável.

Esperava algo como: Este é um blog apologético. Evangelho reformado. Uma grande oportunidade para publicar teus textos. E não: Este é o blog mais visto. O mais lido. O "mais melhor de bom"... Tu sabe quanto tu pode ganhar com um blog?

Foi um tiro no pé. Ou na cabeça... não sei. Na minha cabeça e no meu pé... é claro.

Se você quer ganhar um taliban você não promete para ele um Ford 0Km e um apartamento na Times Square... você promete as 70 virgens no paraíso islâmico e uma cópia do Alcorão com os cumprimentos do Bin Laden. Faz mais sentido e é mais eficiente.

Meu passe não está a venda. Não preciso nem quero entrar em disputinhas ridículas e demoníacas que contam número de visitantes. Não quero meu e-mail em lista comprada para envio de comércio virtual. Não quero meu nome vinculado a algo que só serve para escárnio e julga-se algo cristão. Não quero estar ligado à teologia liberal e a movimentos new age pseudo-gospel. Não preciso disso. Nunca precisei.

Não entendo muito de propaganda... não entendo da alma do negócio e posso até não parecer muito inteligente. Mas antes de tudo... antes de escrever em um blog, antes de desenhar para algum blog... sirvo a Deus. Meu preço é impagável. Sou um "taliban gospel" e a verdade que vivo é inegociável.

Esses números servem apenas para uma coisa. Mostrar a seus mantenedores quantos são os seus prováveis clientes. É apenas comércio em nome de Deus. Igualzinho. Idêntico àquilo práticado pelos tão criticados Silas Malafaia, Marco Feliciano ou Terra Nova... que parecem até café pequeno, quando se analisa bem a proposta por trás de tudo.

Foi por este motivo que eu te disse meu velho: Não. Obrigado!

Fonte: [ Púlpito Cristão ]

Louvo a Deus pela sua vida irmão Daniel, e pela vida de vários outros blogueiros Cristãos, nos quais tenho aprendido muito, principalmente a viver um cristianismo puro e simples no meu dia-a-dia. Obrigado pelos seus excelentes artigos, onde os mesmos tem acrescentado muito na vida de todos os leitores deste blog, inclusive na minha.

Grande abraço irmão!

Ruy Marinho
.

O Problema do Dom de Línguas - Parte V

.

Depois de vermos a terceira ocorrência do batismo do Espírito em Atos, passemos para a quarta e última ocorrência do batismo do Espírito que se encontra em At 19.1-7. Se trata da descida do Espírito Santo em Éfeso:

Aconteceu que, estando Apolo em Corinto, Paulo, tendo passado pelas regiões mais altas, chegou a Éfeso e, achando ali alguns discípulos, perguntou-lhes: Recebestes, porventura, o Espírito Santo quando crestes? Ao que lhe responderam: Pelo contrário, nem mesmo ouvimos que existe o Espírito Santo. Então, Paulo perguntou: Em que, pois, fostes batizados? Responderam: No batismo de João. Disse-lhes Paulo: João realizou batismo de arrependimento, dizendo ao povo que cresse naquele que vinha depois dele, a saber, em Jesus. Eles, tendo ouvido isto, foram batizados em o nome do Senhor Jesus. E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e tanto falavam em línguas como profetizavam. Eram, ao todo, uns doze homens.
Precisamos nos deter, por um instante, na estrutura grega em que esta passagem se apresenta. Isso por que há algumas versões que traduzem assim a pergunta de Pedro: “Recebeste o Espírito Santo depois que crestes?”. Quando a pergunta é lida desta maneira, dá a impressão que a interpretação pentecostal de que alguém deve receber o batismo após a conversão está correta. Mas temos que pergunta se a estrutura da pergunta no grego permite tal conclusão.

No grego esta pergunta se encontra assim: “Ei pneúma hágiom elábete pisteúsantes”. Temos um verbo no tempo aoristo (elábete) seguido por um particípio aoristo (pisteúsantes). O particípio expressa uma ação contemporânea “ao crerem”, isto é, “quando vocês se tornaram cristãos”. Já o aoristo denota uma ação que ocorreu no passado e que não se repete. Neste caso, o “recebeste” (elábete) é uma ação única, ocorrida uma única vez. O recebimento (elábete) do Espírito junto com a fé (pisteúsantes) são simultâneos, de acordo com a construção da pergunta no grego. O particípio aoristo coincidente é doutrinariamente importante.

Para os pentecostais o recebimento do Espírito deve acontecer somente depois da conversão, nunca ao mesmo tempo. Se esta fosse a intenção de Lucas, ele poderia ter feito outra construção para a pergunta.

A resposta dos doze discípulos é reveladora: “Pelo contrário, nem mesmo ouvimos que existe o Espírito Santo”. O comentário da Bíblia de Estudo Pentecostal do texto diz que os crentes efésios não haviam ouvido falar sobre o derramamento do Espírito, mas que tinham algum conhecimento do Espírito. Ora, o que a Bíblia de Estudo Pentecostal quer defender é que eles já conheciam o Espírito, mas que não sabiam ainda sobre o derramamento no Pentecoste.

É isso mesmo que o texto diz? No grego está literalmente assim: “Pelo contrário, nem temos ouvido que existe um Espírito Santo”. Isso é importante saber pois a teologia pentecostal afirma que o crente deve buscar pelo batismo do Espírito. O texto diz que eles não tinham a menor idéia do que era o Espírito Santo. Não há nada que indique no texto que eles tinham algum conhecimento do Espírito. Nada. Ora, como os efésios poderiam buscar algo de que não conhecem?

Continuando com o texto, o relato diz que Paulo lhes impôs as mãos para receberem o Espírito e falaram em línguas e profetizaram.

O texto não prova que todo crente deve receber o batismo do Espírito Santo após sua conversão evidenciando as línguas. Algumas características que encontramos no texto é a seguinte:

  1. Os eféios não conheciam o Espírito Santo;
  2. Os efésios não estavam buscando pelo Batismo do Espírito;
  3. O texto mostra que eles receberam mediante a imposição das mãos de um apóstolo, no caso Paulo.

Já analisamos os pontos um e dois. O ponto três eu abordarei no próximo e último post desta série, mas eu deixo uma pergunta: se é verdade que eu devo receber o batismo do Espírito para falar em línguas, onde está um apóstolo para impor as mãos sobre mim?

No post seguinte, iremos analisar os pontos semelhantes nas três últimas ocorrências do batismo do Espírito em Atos.

Autor: Heitor Alves
Fonte: [ Blog dos Eleitos ]

.

Quando você sabe se está em uma Igreja ou em um Clube?

Carta aos pastores congressistas

.
Por: Derval Dasilio

Caros pastores,

Acabamos de conferir os resultados. Os senhores foram reeleitos para o Congresso Nacional representando o expressivo “voto evangélico”. Seus eleitores ignoram que certas candidaturas “evangélicas” estiveram envolvidas com a corrupção. Se os demais, figurões da política nacional, magistrados, os acompanham, não interessa. Eles não são pastores ordenados para cuidarem do rebanho de Deus. O déficit político nacional já é muito grande. Não esperamos dos senhores que aprofundem o rombo. Já vimos pastor congressista pego com a boca na botija recebendo cheques vultuosos do crime organizado para ajudá-lo na campanha. Vimos o envolvimento comprovado de dezenas de pastores nas fraudes do sistema de saúde, por exemplo na famosa Operação Sanguessuga. Não foram punidos. Não sou eu quem afirma, mas a imprensa que acompanha suas carreiras políticas. Vimos figuras evangélicas, acusadas de roubo do erário, no camburão da polícia com a Bíblia na mão. Rima horrorosa, vergonha inominável. Vimos um senador em exercício preso por fraude e roubo do erário. Vimos um juiz evangélico que vendia sentenças e mandados de soltura de criminosos perigosos, pistoleiros e traficantes do crime organizado, preso enquanto acusado de mandante do assassinato de um jovem juiz federal que o investigava. Vimos pastores presos com milhões de reais transportados na mala do carro alegando serem ofertas da igreja, e outros flagrados por câmeras enchendo meias e cuecas de propina e suborno. Centenas de casos, todos envolvendo parlamentares e congressistas evangélicos.Alguns foram inocentados, assim como vários outros políticos apontados por corrupção e outros crimes, embora tenham alcançado o Jardim do Éden na política. Aproveitem a sua sorte. Mas cuidado se acham que são deuses. A impunidade geral talvez os favoreça, porém não à consciência pública. A vaidade não deixa reconhecer, talvez. Aliás, sobre o paraíso, têm-se muita dificuldade em compreender a inutilidade dos projetos humanos. Oram a Deus para que se livrem do pecado da soberba e da prepotência, além de agradecer a propina da corrupção? Não? Deviam fazê-lo.

Um amigo viajava com um parlamentar, vinham de Brasília. Perguntou-lhe como se sentia no Congresso. O político respondeu: “Sou um estranho no ninho”, sugerindo ser uma reserva moral da nação, como pastor evangélico. Tentação digna de Adão, guardião do paraíso (perdão, do Congresso Nacional). Querendo apresentar-se acima do bem e do mal, a agitação em torno de crimes sexuais no clero católico romano rende dividendos eleitorais preciosos.

Oferece garantia para reduzir a maioridade penal – por enquanto recusada como inconstitucional –, sem referir-se a quem induz ao crime ou explora a criança e o adolescente. Interessa punir o mais fraco e vulnerável. Generalização injusta, falácia retórica. Milhares de jovens entre 14 e 19 anos, adolescentes, são os que mais sofrem mortes violentas no Brasil. Por que vivem em situação de miséria e abandono; por que são identificados em locais sem saneamento; por que moram em favelas e cortiços entre 70 milhões de brasileiros; por que não têm educação de qualidade; por que habitam em cenários de morte e violência, são candidatos, todos, ao crime ou à delinquência? Devem ser ameaçados ou auxiliados pelo congressista que irá buscá-los na adolescência excluída?

Na verdade, eles precisam dos senhores para melhorar suas vidas, e de suas famílias e comunidades, e não para serem ainda mais oprimidos pela corrupção policial associada ao crime organizado. Continuarão a estimular a vingança darwiniana da sociedade contra os mais fracos, sabendo que há um imenso contingente de adolescentes inocentes que jamais poderão defender-se de acusações ou pressupostos de delinquência? Originários das classes privilegiadas chegarão ao banco dos réus, contrariando a regra?

Outra coisa que queremos lembrar-lhes: seu compromisso cristão e de pastores, quando ordenados ministros evangélicos. Certamente lhes foi lembrado que deveriam guardar o rebanho de Deus contra todas as ameaças. Que o grande inimigo do homem e da sociedade é a presunção humana de querer situar-se no lugar de Deus. Que pastores cuidam do bem comum, devendo voltar-se para os rebanhos dos vários redis, tendências, diferenças, o universo equilibrado segundo a criação de Deus. Que toda a sociedade, embora dividida, seja beneficiada pelo cuidado com a vida humana aviltada pela exclusão, fome e miséria, em favor da paz, nas diversas pastagens e lugares onde o equilíbrio possa ser turbado. Para que não vença o preconceito, a discriminação, os ódios entre grupos e pessoas. Sejam quais forem as suas crenças e religiões. Assim, a nação agradecerá, respeitando então o povo evangélico na política.

Derval Dasilio é pastor da Igreja Presbiteriana Unida do Brasil. www.derv.wordpress.com
Fonte: [ Ultimato ]
.