O fogo estranho do movimento carismático

.


Salmo 69:9 - "Pois o zelo da tua casa me consumiu, e as injúrias que te ultrajam caem sobre mim".  

Davi consumia-se de tristeza e indignação diante da afronta à santidade de Deus. Jesus, como narrado em João 2:17, também sentiu o mesmo. Depois de o verem expulsar os mercadores a chicotadas, "seus discípulos se lembraram do que está escrito: O zelo de tua casa me consumirá". Cito duas breves passagens bíblicas que exemplificam fortemente o sentimento de indignação e ira de que deveria ser tomado todo cristão ante a profanação do culto a Deus em tempos atuais.

O sacrilégio e a ofensa a Deus tornaram-se normais em grande parte das igrejas, principalmente nas pentecostais e neopentecostais. Não desqualifico, todavia, a fé e a integridade dos meus irmãos que bebem da fonte carismática; apenas penso o movimento como aquilo que ele é, um movimento. Não há nenhum juízo de valor feito sobre indivíduos, mesmo porque não seria honesto imputar ao pentecostalismo e suas variações todos os males do evangelicalismo moderno. Visto que no meio tradicional também se espalham heresias, marcadamente associadas ao liberalismo teológico e ao que chamo de teologia da luta de classes (o falso e herético diálogo entre cristianismo e marxismo). 

Entretanto, é sob a égide do movimento carismático que as maiores e mais bizarras heresias têm se manifestado. Mas, de qualquer maneira, não é minha intenção aprofundar um debate sobre dons espirituais e sua continuidade. Primeiro, não é o objetivo do texto; segundo, faltaria espaço. Não obstante, deixo claro que sou cessacionista, pois, para mim, alguns dons espirituais extinguiram-se após o período apostólico da Igreja. Isto posto, me atenho ao que julgo ser mais importante no momento, a saber, o apontamento do prejuízo causado pela perniciosa, irracional e autoindulgente "adoração" a Deus prestada pelo fenômeno carismático. 

No século XVI, quando se levantou o estandarte da Reforma Protestante, o brado de “Sola Scriptura” e “Tota Scriptura” soavam na terra como um eco do brado de Deus exigindo sua primazia. Homens movidos pelo Espírito Santo reivindicaram a verdade, a suficiência e a inerrância da Palavra de Deus sob um custo de milhões de vidas. Deus, soberanamente, intervinha na História e recolocava no lugar a adoração que lhe era devida, da forma que lhe apraz.

O movimento carismático, inaugurado no início do século passado, a pretexto de ser escriturístico deslocou novamente, como já haviam feito os romanistas, o centro da verdadeira adoração. Sua ênfase no papel da terceira pessoa da trindade em detrimento das outras duas, de certa maneira, ataca a doutrina da Trindade ao sobrepor o Espírito Santo sobre Deus e Cristo Jesus. A fixação quase doentia nas "manifestações" do Espírito Santo o transformam em uma espécie de entidade que deve ser adorada à parte do Deus Triúno. 

O movimento carismático ensejou outras implicações. Refiro-me, aqui, a ideia nociva de que avivamento espiritual significa estar "cheio" do Espírito Santo, isto é, quanto mais manifestações irracionais, emocionais e catárticas, mais poder tem o crente. Na verdade, tal visão é um complemento à desordem irracional do culto e a importância dada por eles a experiência em lugar da sã doutrina, ambas marcas do movimento carismático. Estar "cheio" do poder é uma obsessão pentecostal ocasionada pela confusão que fazem com o que é denominado de um segundo batismo, porém um batismo com o Espírito Santo; uma espécie de segunda benção que revestiria o crente de poder, cujo sinal seria a glossolalia (aliás, um fenômeno presente em cultos ocultistas das mais variadas épocas). Um pequeno esforço de exegese seria suficiente para entendermos que o homem, ao ser regenerado, recebe o Espírito de Deus que o capacita a observar as ordenanças divinas, como posto em Ezequiel 36:26. Não há dificuldade em compreender que todo crente, todo homem regenerado é batizado com o Espírito Santo. Não há necessidade de um segundo batismo, muito menos de estabelecer duas castas de crentes, os "super crentes" batizados no Espírito e os carnais que ainda "buscam" tal benção.

No entanto, a pior manifestação do movimento carismático é sua vertente mais "trash": o neopentecostalismo. Digo, sem receio, que é a forma mais nociva e perniciosa assumida pelo "evangelho" moderno. Esta aberração doutrinária não só carrega os vícios e heresias do pentecostalismo, mas as potencializa. Ao torná-las ativas, traz um enorme prejuízo à causa da Igreja. É do neopentecostalismo, que se alimenta e se robustece a famigerada Teologia da Prosperidade. Sua ação maligna se impregnou nas igrejas que confessam o neopentecostalismo. Líderes desonestos e abjetos são formados todos os dias. Estelionatários da fé com seus programas diários na TV enganam milhões em seus cultos caracterizados pela ganância, pela desordem, pela irracionalidade, pelo sincretismo, pela mistificação e pela experimentação catártica. Enganam deliberadamente as multidões que, carentes de tudo, procuram desesperadamente uma redenção de suas misérias materiais e emocionais.   

Multidões seguiam Jesus atrás de solução para suas vidas. Porém, poucos eram os discípulos. Hoje, multidões se aglomeram nos cultos das "super-igrejas"; multidões ouvem e se jogam aos pés dos falsos pastores. O engano é patente. Um falso culto é prestado a um falso deus. Homens e mulheres, enlouquecidos, ousam levar ao Deus da Bíblia um fogo estranho. Por quanto tempo? Por outro lado, existem homens e mulheres que também ousam se levantar, contra tudo e contra todos, para corajosamente bradar: "O zelo de tua casa me consumirá"!

SOLI DEO GLORIA!

***
Por Davi Peixoto
Fonte: Bereianos
.
Imprimir ou salvar em PDF

2 comentários

Depois de anos congregando numa igreja neopentecostal, descobri neste ano há infinidade de heresias por trás desse movimento do qual participei e por pura falta de conhecimento bíblico e entendimento tomei por verdade as doutrinas ensinadas. Pela graça de Deus,meus olhos foram abertos e me veio um desejo enorme de estudar teologia e me aprofundar no estudo das escrituras, não pude suportar mais um mês na igreja que estava, cheguei ao ponto de perceber que a maioria das doutrinas pregadas eram heréticas, além de notar que estava num sistema religioso que aprisiona e usa todos os artifícios pra colocar medo nas pessoas que saem de lá, não dava pra aguentar o que estavam fazendo com evangelho. Saí a poucas semanas e já estou a procura de uma igreja equilibrada e fiel à palavra de Deus. Irmãos, tudo que descobri foi através de blogs, vlogs e denuncias no facebook. Não deixem de alertar as pessoas acerca dessas doutrinas que tem transformado a igreja num caos e que misturado à falta de estudo e conhecimento bíblico se prolifera cada vez mais além de cegar as pessoas e distancia-las do verdadeiro evangelho. O pior é que crendo que ao entrarem no "reteté", pulos,gritos e "labachurias" estão cheias do Espírito e os próprios líderes da igrejas apontam pra essas pessoas como super espirituais, e elas passam a acreditar nisso. Ao questionarmos eles não aceitam o erro, sem base bíblica alguma pra essas manifestações dizem logo que as coisas espirituais o homem natural não entende. O cenário é preocupante. Oremos, paz do Senhor!

Responder

creio na biblia , que o culto deve ser com ordem e respeito , sou pregador e prego apenas o que esta na biblia , creio que quando uma pessoa , é crista e ja se batizou nas aguas ela ja tem o espirito santo , basta buscar em Deus quais são os dons que ele vai manifestar , pra min o maior é dom da palavra , que pra min é estudar a biblia pregar o que nela esta escrito , sobre a doutrina néo testamentária , esse don atua junto com o ensino , ja dons de linguas não creio ser nescessario , não dou crédito a revelações nem a profecias , a não ser as que estão escritas na bíblia , creio que a igreja brasleitra pentecostal precisa voltar para a biblia , , estudala e ensinala

Responder

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!