Não diga “eu sou dos três” e nem fale que o Pai, o Filho e o Espírito são “um Trio Elétrico”

.

Por Thiago Oliveira


Irmãos queridos, sobretudo os mais jovens;

Não fiquem por aí disseminando a fala de certos ícones do evangelicalismo nacional sem antes provarem na Escritura se o que eles dizem está correto ou não. Digo isto porque infelizmente, muitos são os que falam a frase “Eu sou dos três”. E agora, aproximando-se o Carnaval, alguns estão dizendo que vão correr atrás do Trio: Pai, Filho e Espírito Santo. Meus amados, isso é coisa muito grave.

Precisamos ter muito discernimento para ler e interpretar o que diz a Bíblia. Além da iluminação vinda do próprio autor da Palavra, podemos contar com os estudiosos do passado. Sim, eles tem muito a nos ensinar. Deus, em todo o tempo em que intervém na história, dotou de conhecimento, homens que foram extremamente usados para ajudar os fiéis a compreenderem a mensagem revelada no Texto Sagrado. É por desconhecimento da Bíblia e também da teologia histórica que tais aberrações doutrinárias se instalam na Igreja.

Deus é um! Mesmo sendo trino. Sua natureza eterna é indivisível. Embora existam três personas distintas, elas não se somam, não se dividem e muito menos podem ser subtraídas. Jesus disse aos seus discípulos que era um com o Pai. Logo, os apóstolos não podiam afirmar que eram dos dois (Pai e Filho), da mesma forma, não devemos falar que pertencemos a 3, pois não somos politeístas. Há um só Deus e um só Senhor! Veja o que diz um credo datado do século IV, escrito por Atanásio:

“Ora, a verdadeira fé cristã é esta: que honremos um só Deus na Trindade e a Trindade na unidade. (...) Sem confundir as Pessoas ou dividir a substância. (...) Contudo não são três eternos, mas um só Eterno. (...) Contudo não são três todo-poderosos, mas um só Todo-poderoso. (...) Pois, assim como pela verdade cristã somos obrigados a confessar cada pessoa em particular como sendo Deus e Senhor, assim somos proibidos pela fé cristã de falar de três Deuses ou Senhores”.

A grande questão é que pela lógica não conseguiremos nunca compreender a Trindade. Pois, segundo nosso raciocínio lógico, 1 + 1 + 1 = 3. Já quando estamos falando sobre o ser de Deus, a conta é muito diferente: 1 + 1 + 1 = 1. A soma inexiste! Este mistério só é compreendido por fé, através da revelação vinda do próprio Deus. Trindade é unidade e a unidade de Deus é trina. A Confissão Belga, que é do século XVI deixa isso claro ao falar sobre a questão da distinção entre Jesus, o Consolador e Deus-Pai:


“Esta distinção não significa que Deus está dividido em três. Pois a Sagrada Escritura nos ensina que cada um destes três, o Pai e o Filho e o Espírito Santo, tem sua própria existência, distinta por seus atributos, de tal maneira, porém, que estas três pessoas são um só Deus”.

E sobre a questão de comparar a Trindade a um trio elétrico, mesmo numa boa intenção de querer contextualizar a Palavra, o erro consiste em traçar um comparativo da divindade com algo profano, e o pior, reduzir a Trindade a uma ideia completamente desprovida de valor. O que o Deus Trino tem a ver com a Timbalada, a Ivete ou a Cláudia Leitte? Qual o paralelo para essa comparação? Ah, mais Cristo não fez comparativos? Sim, ele fez. Mas todos eles tinham um propósito claro e traziam um ensinamento acerca de seu caráter e sua obra. Este, pelo contrário, só serve para confundir ainda mais o que abordamos ainda a pouco, a questão da unidade indivisível de um Ser Supremo, pelo qual chamamos Deus, que se manifesta em três pessoas distintas sem deixar de ser um.


Por mais que você ache algo muito confuso, paradoxal ou até meio louco. É assim que a Palavra descreve a Deus e assim devemos crer. Esqueça a lógica, a matemática, enfim...lembre-se que a questão é fé. E para agradar a Deus, a fé tem que ser depositada naquilo que Ele revelou a nós pela Escritura.

Se quiser aprender mais sobre o conceito de Trindade, comece por estes trechos bíblicos: Mt. 3:16-17; 28-19; Jo 1:14, 18 e 15:26; Gl. 4:6 I Jo. 5:7. Peça ajuda ao seu Pastor, ou vá atrás de comentários bíblicos. Mas, para o seu bem, pare de dizer estas coisas. O SENHOR não se agrada dos desvios doutrinários e cobrará todo aquele que diz e faz algo que não tem fundamento na Palavra.

Em Cristo;

Thiago

***
Divulgação: Bereianos
.
Imprimir ou salvar em PDF

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!