Cristo morreria por quem Ele não orava?

.


A mesma doutrina é estabelecida pela conexão entre a expiação e a intercessão de Cristo. Como as duas são parte de seu ofício sacerdotal, elas devem ser da mesma extensão, de modo que por todos os que Ele fez satisfação, Ele deve também interceder, e não fazer expiação por aqueles que nunca teriam lugar em Sua intercessão. O objeto de Sua propiciação e de Sua apresentação na presença de Deus deve ser o mesmo. Os apóstolos Paulo e João representam sua conexão como indissolúveis (Rm 8:34; 1Jo 2:2,3). Que Ele não intercede por todos, mas somente pelos que lhe foram dados pelo Pai, Cristo mesmo expressamente o declara: É por eles que eu rogo; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste (Jo 17.9). 

Quando é tão mais fácil orar por uma pessoa do que morrer por ela, pode alguém dizer que Cristo iria morrer por aqueles por quem não iria interceder? Diriam eles que no exato momento antes de Sua morte Ele iria se recusar a orar em favor daqueles por quem estava prestes a derramar Seu sangue? Aqueles que afirmam que Cristo morreu por todos os homens de todas as nações devem afirmar isso, ou de outro modo, em consequência da expiação, todo homem será participante da vida eterna, da bendita imortalidade, pois o Pai sempre ouve a Cristo. Se Ele ora por todos, todos irão se salvar.

***
Francis Turrettin
Tradução: Cinco Solas
Fonte: Cinco Solas
.
Imprimir ou salvar em PDF

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!