o calcanhar de aquiles do liberalismo teológico

.

Por Sandro Baggio


Há algum tempo tenho tentado alertar pessoas para o risco que o liberalismo teológico representa para a fé. Quando faço isso, muitos me acusam de conservador (na melhor das hipóteses) ou fundamentalista (caso queiram me ofender). Todavia, a história é um testemunho de como o liberalismo teológico tem minado a Igreja na Europa e na América do Norte. Não quero com isso dizer que este seja o objetivo dos liberais. Pelo contrário, o impulso inicial do liberalismo teológico foi um esforço para tornar a mensagem cristã mais aceitável para o homem moderno. Como disse C. S. Lewis, “os liberais são homens honestos e pregam sua versão de cristianismo, por acreditarem ser ela verdadeira.” Mas o resultado tem sido fatal (literalmente, gerando morte espiritual de pessoas e igrejas). O texto abaixo, de Michael Witmmer, aponta como o liberalismo teológico tem funcionado exatamente no sentido contrário àquele que se esperava:

Eis aqui o calcanhar de Aquiles do liberalismo teológico. A cultura pode inicialmente ficar atraída pelo evangelho liberal da razão humana e autonomia individual – finalmente temos um grupo de cristãos que entendem! – mas não demora muito para que as pessoas percebam que esta versão diluída do Cristianismo é simplesmente redundante. A maioria das pessoas pensa que elas são basicamente boas – certamente boas o bastante para merecer o céu, ainda que devam se esforçar um pouco mais para amarem o próximo. Esta é essencialmente a mensagem liberal, com um pouco de Jesus misturado para dar uma medida moralmente boa, mas não biblicamente sólida.
Eventualmente a cultura dominante percebe que as igrejas liberais não estão dizendo nada do que já não tenha sido dito centenas de vezes pela Oprah. Então por que sequer contar a “história de Jesus”? Elas logicamente perguntam, “Se Jesus não foi nada mais do que o modo como os cristãos falam sobre amor ao próximo, então porque não podemos simplesmente amar o próximo sem esse papo sobre Jesus?” É aí que as igrejas liberais começam a declinarem, porque as pessoas não irão fazer o esforço de sair de casa cedo para ir para igreja quando elas podem dormir até mais tarde e escutar a mesma mensagem moral e inspiradora na televisão [pela Oprah]. Como C. S. Lewis lembrou seu amigo, “Aliás, já conheceu alguém, ou ouviu falar de caso parecido, que tivesse se convertido do ceticismo para um cristianismo ‘liberal’ ou ‘demitologizado’? Acho que, quando os incrédulos se achegam, costumam ir muito mais além.”
(Michael Witmmer, Christ Alone, p. 59-60)

.
Imprimir ou salvar em PDF

2 comentários

O liberalismo Teológico é um lixo. Na verdade não existe o Cristianismo Liberal. Porque o Cristo apresentado pelos teólogos liberais não é Cristo nenhum. Se os milagres não aconteceram, se eles são impossíveis de acontecer, Se Jesus não nasceu de uma jovem virgem, se ele não fez os milagres, se ele não morreu e ressuscitou então o cristianismo é uma grande fraude, um anátema. Se esvaziarmos o cristianismo de seus ensinos básicos, então não sobra nada. A final que crença é essa que não leva a lugar algum? Não dá esperança nenhuma? Não é religião nenhuma, não existe.

Responder
Tadeu de Araújo mod

Distintos irmãos, graça e paz!
Sempre fomos e seremos favoráveis ao estudo de teologia.
No entanto, não atemos jamais como complementar à Bíblia Sagrada, mas, sim, para facilitar a compreensão da mesma.
Uma coisa é o que os teólogos dizem dos textos bíblicos, outra, porém, é o que eles dizem de si.
Há, todavia, no meio evangélico, infelizmente, muitos "teólogos" que querem que aceitemos seus pontos de vista, mesmo que eles sejam heresias das mais absurdas, tentando pôr em dúvidas a Santa Palavra de Deus.
Não temos dúvidas que esse "pessoal" presta um desserviço ao Reino de Deus, pior do que os ateus, bem como os agnósticos.
Aliás, essa "gente", melhor dizendo, os "teólogos" liberais e outros gupos que se dizem "cristãos", certamente terão a sua recompensa, conforme Apocalipse 22. 18,19.
Amados irmãos, tenhamos cuidado com essas "figurinhas" que têm capa de "ovelhas" mas são "lobos" devoradores.
Em Cristo,
Tadeu de Araújo

Responder

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!