Reforma e Santificação!

.


Por Josemar Bessa

Num período que ficou mais em “moda” falar das Doutrinas da Graça, da Reforma... muitos esquecem o propósito pelo qual Deus escolheu e redimiu um povo. João Calvino não tinha a ilusão de que a Reforma tinha alcançado seu objetivo durante sua vida, ou que iria chegar lá em uma ou duas gerações. Ele escreveu:

"Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível." ( Ef 5, 25-27. ). No entanto, é verdade, que o Senhor está diariamente alisando suas rugas e limpando suas manchas. Daqui se segue que sua santidade ainda não é perfeita. E esse trabalho é e deve ser constante, nesta direção: Santidade.  Assim deve ser, a santidade da Igreja (e cada um de nós individualmente): faz progressos diários, mas ainda não é perfeita, avança diariamente, mas ainda não atingiu a meta, não podemos recuar".

Aqui está o ponto: a reforma só é verdadeira e válida na medida que alinhar as nossas crenças, nosso comportamento e nossa adoração com a Palavra de Deus de fato, a versão completa não abreviada do lema em latim é:  Ecclesia reformata et semper reformanda secundum verbum Dei  ("A Igreja Reformada e sempre sendo reformada  de acordo com a Palavra de Deus.").

A Palavra de Deus é a única norma verdadeira e temos um mandato divino de nos conformar (não ao mundo ou nossa geração), mas a Palavra e tão somente a ela. Santificação é a direção diária da vida regenerada: “Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.” - João 17:17. E este é o padrão supremo pelo qual seremos julgados.

Sucesso ou fracasso no ministério, portanto, não pode ser avaliado por estatísticas numéricas, números financeiros, pesquisas de popularidade, pesquisa de opinião pública, ou qualquer um dos outros fatores do mundo tipicamente associados com o "sucesso." O único triunfo real no ministério e alvo é ouvir Cristo dizer: "Bem feito." – “Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.” -  Mateus 25:21

A idéia de Doutrinas da Graça, ou da Reforma... em que a santificação não é o alvo diário, já que santidade de Deus e santificação nunca serão temas “relevantes” para o mundo e uma sociedade que “jaz no maligno”, é uma falsificação tanto das Doutrinas da Graça, quanto de tudo que possamos relacionar a Reforma.

.
Imprimir ou salvar em PDF

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!